Profª. Dra. Jarliane da Silva Ferreira

INC/UFAM

Docente pesquisadora, Associada I no Instituto de Natureza e Cultura - INC/UFAM. Doutora pelo Programa Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Mestre em Educação (UFAM). Especialista em Gestão Educacional e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1999- 2003). Tem experiência na área de Educação Básica e atualmente atua como docente no Ensino Superior no campo do ensino, pesquisa e extensão com educação do campo na Amazônia; formação de professores indígenas e não indígenas, educação de jovens e adultos, história da educação, prática da pesquisa. É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Observatório da Educação do campo e Escolar indígena no Alto Solimões- OBECAS. Coordena o curso de Especialização em Educação do Campo e Escolar Indígena no INC/UFAM.

Profº. Dr. Pedro Henrique Mariosa

INC/UFAM

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Jaguariúna. Mestre e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Curso de Administração do Instituto Natureza e Cultura (INC-UFAM). Coordenador da Incubadora de Negócios de impacto socioambiental (InPACTAS/INC). Participa como pesquisador colaborador do grupo de pesquisas Estudos Organizacionais (UFAM), com estudos sobre empreendimentos econômicos solidários na Amazônia, como coordenador no projeto PROVALOR , com estudos sobre a cadeia de valor da castanha-do-brasil. Trabalha em projetos acerca de questões indígenas, bem como é integrante do conselho técnico da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI). Integrante da Rede Rhisa, na divisão cooperativas. Vivência acadêmica em áreas de estudos organizacionais, economia solidária, economia regional, sustentabilidade, negócios de impacto socioambiental (NIS), ambientes de inovação, inovação organizacional, ciência de dados, cadeias de valor, cadeias produtivas, gestão de empreendimentos coletivos e planejamento estratégico.

Prof. Dr. Amazonino Lemos de Castro

IEAA/UFAM

Graduado em Engenharia Ambiental, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais e doutor em Ciências Ambientais. É vinculado à Universidade Federal do Amazonas - UFAM com lotação no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, onde atualmente exerce a função de coordenador do curso de Engenharia Ambiental.

Prof. Geraldo Vasconcelos

ICET/UFAM

Engenheiro Agronômica pela UFRPE, com pós-graduação (mestrado e doutorado) pela ESALQ/USP. Atuou como professor pela UEA e de 2013 a atualidade é professor/pesquisador do ICET/UFAM, no curso de Agronomia. Realiza pesquisas na linha de manejo de pragas em agroecossistemas amazônicos, dentre os quais o desenvolvimento de formulações de inseticidas/acaricidas biotecnológico.

Prof. Carlos Freitas

ICET/UFAM

Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPA na área de Computação Aplicada. Possui mestrado em Engenharia Elétrica ênfase em Processos Industriais pela UFPA, especialização em Automação Industrial pela UFAM e graduação em Engenharia Elétrica pela UFAM. Tem experiência em Engenharia nas áreas de Elétrica, Inteligência Computacional e Automação Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de fábrica (produção, qualidade, materiais e engenharia) nos setores de eletroeletrônica, telecomunicações (Redes de Comunicação Móvel) e informática. Atua nas áreas de inteligência computacional, algoritmos evolucionários, visão computacional, desenvolvimento de sistemas embarcados e robótica. Foi professor da UNIP e do Centro Universitário FAMETRO. Atualmente é professor adjunto no ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Profa. Dra. Fernanda Priscila Alves da Silva

ICSEZ/UFAM

Fernanda Priscila Alves da Silva, Psicóloga e Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação e Contemporaneidade, UNEB. Membro e pesquisadora do Grupo de pesquisa: Educação, desigualdades e diversidades (Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, UNEB). Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFAM)

Profa. Dra. Angela Maria da Silva Lehmkuhl

ICSEZ/UFAM

Bióloga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestra em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no curso de Zootecnia do ICSEZ/UFAM em Parintins desde 2011. É coordenadora do Laboratório de Ficologia do ICSEZ/UFAM onde desenvolve pesquisas com Limnologia e Biodiversidade de microalgas em ecossistemas aquáticos amazônicos. 

Prof. Dr. Elton Augusto Lehmkuhl

ICSEZ/UFAM

Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no curso de Zootecnia do ICSEZ/UFAM em Parintins desde 2011. Curador do Herbário de Parintins (HPIN) onde desenvolve pesquisas com levantamento florístico de algas e plantas no baixo Amazonas.

Profa. Dra. Fabiana Maria Monteiro Paschoal

ICET/UFAM

Professora Adjunto do ICET, possui graduação em Bacharel em Química Tecnológica pela UEL, mestrado em Química pela USP – São Carlos e doutorado e pós-doutorado em Química (área de concentração Química Analítica) pela UNESP – Araraquara. Tem experiência na área de química Analítica atuando principalmente nos seguintes temas: Eletroanalítica aplicada à análise de pesticidas, corantes, hormônios em efluentes domésticos e industriais utilizando a técnica de fotocatálise, fotoeletrocatálise  e análises voltamétricas.

Prof. Dr. Erick de Freitas Moura

ICSEZ/UFAM

Erick de Freitas Moura é Professor Adjunto de Administração no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Parintins/AM. Possui doutorado em Administração com ênfase em Empreendedorismo e Sustentabilidade pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Administração com foco em Organização e Mudança pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É graduado em Administração pela mesma instituição. Suas áreas de pesquisa incluem Cidades Inteligentes, Estratégia e Inovação em Modelos de Negócios Sustentáveis (IMNS).

Prof. Dr. Abel Santiago Muri Gama

ISB/UFAM

Possui graduação em Enfermagem pela UFAM/ISB, Mestrado em Enfermagem pela UFAM, Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2016). Professor Adjunto III do ISB/UFAM. Atua na área de Saúde Coletiva nos seguintes temas: uso de medicamentos, farmacoepidemiologia, epidemiologia, saúde de populações ribeirinhas do Amazonas.

Profa. Dr. Marina Magalhães

ICSEZ/UFAM

Professora Adjunta no curso de Jornalismo do ICSEZ/UFAM. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPB. Pesquisa jornalismo cultural, net-ativismo, cidadania digital; webjornalismo e audiojornalismo.

Profa. Dra. Kleinicy Yamaguchi

ISB/UFAM

Professora Adjunta no ISB/UFAM. Bacharel em Química pela UFAM (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Química pela UFAM. Atua no desenvolvimento e fortalecimento do extrativismo, desenvolvimento sustentável e cadeias produtivas dos recursos naturais amazônicos.

Hildemberg Agostinho Rocha de Santiago

ISB/UFAM

Graduado em Filosofia (UECE). Graduado em Fisioterapia (UNIFOR). Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética (UNAERP). Especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (UNAERP). Mestre e doutor pelo Programa de pós-graduação em "Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor" (FMRP-USP). Docente do curso de Fisioterapia do ISB-UFAM. Áreas de pesquisa: Reabilitação de atletas, fisiologia do exercício, cinesiologia e biomecânica.

Profa. Dra. Viviane Vidal da Silva

IEAA/UFAM

Doutora em Ecologia Aplicada, docente da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Participa dos grupos  de Pesquisa Politica, Cultura e Meio Ambiente no contexto amazônico e Gestão do território e Geografia Agrária da Amazônia. Coordena o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais- IEAA/UFAM. Desenvolve pesquisa nos temas: uso da terra, gestão e dinâmica territorial ambiental na Amazônia.

Prof. Dr. Benone Otávio Souza de Oliveira

IEAA/UFAM

Bacharel em Engenharia Ambiental pela IEAA/UFAM. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela UFAM. Doutor em Ciências Ambientais pelo ICTS/UNESP. Atualmente é Coordenador Acadêmico do IEAA/UFAM (2022-2026). Atuando na área de Resíduos sólidos, Gestão Ambiental, Recuperação de Área Degradadas, Monitoramento Ambiental.

Prof. Dr. Jorge Alemeida de Menezes

IEAA/UFAM

Bacharelado em Química pela UFAM.  Mestrado em Química Analítica pela UFAM. Doutor em Física Ambiental pela UFMT. Experiência em estudos de Interação Biosfera Atmosfera com ênfase em Analise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos. Atuação em Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica – CGTEC. Professor Adjunto do IEAA/UFAM.

Profª Dra. Libia de Jesus Miléo

INC/UFAM

Graduação em Agronomia, Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia e Doutorado em Agronomia Tropical pela UFAM. Docente da UFAM, desde 2006, lotada no Instituto de Natureza e Cultura. Vinculada ao curso de Ciências Agrárias e do Ambiente. Atuação no curso nas disciplinas de Botânica, Fisiologia vegetal, Microbiologia, Fitopatologia, Plantas medicinais, Práticas curriculares e Estágio Supervisionado. Área de conhecimento e pesquisa: taxonomia e fitossociologia de plantas daninhas, plantas de cobertura vegetal e fitossanidade, caracterização morfológica e etnobotânica de variedades de mandioca, agrobiodiversidade e manejo de roças na agricultura familiar, plantas com potencial bioativo e levantamento de Monilíase no cacau/cupuaçu em quintais urbanos. Atualmente está com realizando Pós-doutorado pela UNIVASF, no PPG em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - Campus de Juazeiro, Bahia.

Prof. Dr. Rainer Xavier de Amorim

ICET/UFAM

Doutor e Mestre pelo PPGI/IComp da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência com Otimização Combinatória e áreas como Algoritmos, Sistemas Operacionais, Programação Matemática, Desenvolvimento de Software incluindo Tecnologias e Design para Web, Aplicativos para Dispositivos Móveis e Metodologias Ativas de Ensino. Neste campo, participou da organização de maratonas de programação, seminários e demais eventos e atividades de extensão e treinamentos. Atua como coordenador de Task e Pesquisador de Iniciação Científica Sênior no Projeto SUPER, que é um projeto entre a SAMSUNG e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que visa estimular a capacitação e a pesquisa em 09 cursos de graduação da UFAM. Atua também como Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de informação.

Profa. Dra. Elizabeth Tavares Pimentel

IEAA/UFAM

Doutora em Geofísica pelo Observatório Nacional/RJ, Mestra em Geociências, área de concentração: Geologia Ambiental, pela Universidade Federal do Amazonas; Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas. É professora Associada da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente em Humaitá-AM. Atua como Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Orienta trabalhos em diversas temáticas voltadas ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Geofísica Aplicada aos Estudos Ambientais da Amazônia.

Manoel Marcos de Moura Clementino

Instituto Ajuri

Artista negro amazonense Especialista em Gestão e Produção Cultural e Bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. É agente ativista folkmidiático, pesquisador, folclorista, educador social, coreógrafo, ator, músico percussionista, poeta, compositor, curador e roteirista. Fundou e preside o Instituto Cultural Ajuri (INCA), criou e coordena os projetos Escola Afro-Amazônica, Amazônia Viva e o Movimento Cultural Grito da Periferia, onde desenvolve ações voltadas para a promoção da cidadania e valorização da identidade cultural amazônica, junto a grupos criativos de periféricas urbanas, povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas).