OFICINA 1 - Podcast como ferramenta para comunicação pública
Duração: 1h

Ementa: Princípios básicos da Comunicação pública e de suas práticas de produção e circulação através do podcast. Para isso serão definidos os princípios básicos da Comunicação Pública, promover a compreensão do formato podcast e analisar os podcasts realizados no campo da comunicação pública.

Oficineira: Lorenna Aracelly Cabral de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) na Linha de Pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais (2020-2022), com pesquisa sobre a técnica storytelling aplicadas nos Podcasts. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro do grupo de pesquisa Gemini - Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Mídiáticos (CNPq) da UFRN.


OFICINA 2 - Escrevendo para a diversidade na comunicação pública 
Duração: 2h

Ementa: A comunicação pública precisa aplicar seus princípios em novo cenário digital, com diversidade e acessibilidade. Por meio de pesquisas sobre comportamento do usuário e técnicas de escrita e gestão, a oficina vai apresentar e estimular conhecimentos.

Oficineira: Pamela Passos Mascarenhas (Funarte/UFF)
Jornalista com graduação em Comunicação Social / Jornalismo (UFF-2013), mestrado em Mídia e Cotidiano (UFF-2019) e MBA em Digital Business (USP Esalq-2023). Trabalha com estratégia, redação e edição de conteúdo e assessoria de imprensa em instituição pública federal. Foi repórter de Cultura, Política, Economia e Turismo, para revista e jornal. Experiência também com Marketing de Conteúdo; tradução inglês/português; fotografia; diagramação; e comunicação interna.


OFICINA 3 - Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no jornalismo
Duração: 2h

Ementa: Apresentação da LGPD e sua relevância para o jornalismo. Fundamentos da LGPD e Jornalismo. Princípios básicos da LGPD. Bases legais para o tratamento de dados no jornalismo. Desafios éticos na coleta e uso de dados pessoais. Consentimento e Transparência. Consentimento como requisito para o tratamento de dados. Obtenção de consentimento de fontes e colaboradores. Importância da transparência nas práticas de tratamento de dados. Direitos dos Titulares de Dados. Direitos dos titulares de dados: acesso, retificação e exclusão. Como lidar com solicitações de titulares de dados no jornalismo. Segurança de Dados e Responsabilidade Jornalística. Medidas de segurança de dados no jornalismo. Responsabilidade dos veículos de comunicação na proteção de dados. Boas Práticas e Tendências Futuras. Boas práticas para jornalistas em conformidade com a LGPD. Tendências futuras em privacidade de dados e jornalismo. Discussão de dilemas éticos comuns. Estratégias para equilibrar notícias e privacidade.

Oficineiro: André Freire da Silva (Câmara dos Deputados)
Membro da Câmara Técnica Consultiva do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ para e relator da proposta de regulamentação da proteção de dados pessoais nos arquivos públicos e privados brasileiros. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF e bacharel em Arquivologia e Gestão de Documentos pela Universidade de Brasília - UNB. Especialista em proteção de dados e certificado pela empresa holandesa EXIN Privacy & Data Protection Essentials como encarregado de proteção de dados (DPO); Certificado pela Privacy Academy no Curso Implementação Prática da LGPD; Especialista em processo civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP; MBA em Governança Legislativa pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento - CEFOR/Câmara dos Deputados. Há mais de 10 anos trabalha com a Lei de Acesso à Informação - LAI e há mais de 4 anos implementando a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD em empresas e instituições.


OFICINA 4 - Tiktok e YouTube como canais de comunicação pública on-line
Duração: 2h

Ementa: Oficina prática por meio da exposição e aplicação das ferramentas disponíveis no software OBS Studio para a execução de uma transmissão on-line: Como instalar o OBS Studio; Apresentação de ferramentas e elementos do software; Disposição de cenas e de elementos em cada uma delas; Configurações recomendadas e plugins para transmissões no YouTube e TikTok; Recursos do YouTube Studio e do TikTok para lives; Execução de uma transmissão ao vivo; e Exposição de equipamentos para fazer transmissões de reuniões e eventos.

Oficineiro: José Agnaldo Montesso Júnior (Universidade Federal de Alfenas)
Mestre em Administração Pública pelo Profiap/Unifal-MG. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, é servidor efetivo da Fundação Cultural de Varginha-MG, onde exerce as funções de assessor de comunicação.


OFICINA 5 - Dose de Sidra: estatísticas oficiais como elixir na comunicação pública
Duração: 2h

Ementa: A oficina apresentará aos participantes as principais funcionalidades do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), plataforma em que o usuário tem acesso a resultados de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Manusear funcionalidades básicas da plataforma Sidra para utilização de estatísticas oficiais em produtos de comunicação, como releases; organizar um direcionamento antes da entrevista à base de dados; selecionar, classificar, extrair e produzir visualização de dados básica. 

1° Oficineiro: Marcelo Victor de Lima (ABCPública)
Graduado em Comunicação Social (Jornalismo pela UFRN), atuou nos principais impressos de Natal em 14 anos de atividade jornalística. Concentra seu trabalho nas editorias de Política, Economia e Cidades, com destaque para orçamento e finanças públicas; sistema de justiça; e educação. Na comunicação organizacional, desempenhou, no Rio Grande do Norte, a função de assessor de imprensa de entidade federal de estatísticas oficiais entre 2019 e 2022. É membro fundador da comunidade Dados Abertos RN e realizador de outras iniciativas relacionadas à transparência. Cursou a especialização Gestão Dinâmica de Projetos, na UFRN, entre 2021 e 2022.

2ª Oficineira: Camila Gabrielle Oliveira de Farias (IBGE)
Jornalista formada pela Unesp/Bauru. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda no PósCom da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, trabalha como jornalista no IBGE em Sergipe. Sua pesquisa tem ênfase em jornalismo de soluções e novas coberturas midiáticas.

 

OFICINA 6 - Construção de uma Política de Comunicação Institucional
Duração: 1h

Ementa: A Política de Comunicação como instrumento estratégico de gestão. Política de Comunicação: uma tipologia. As etapas básicas de construção de uma Política de Comunicação. A importância do processo de construção coletiva. Os principais desafios para a sua implementação.

Oficineiro: Wilson da Costa Bueno (Escola de Comunicações e Artes da USP)
Professor sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação pela USP. Já orientou mais de 120 dissertações e teses em Comunicação Coordenou o processo de construção de Política de Comunicação Institucional para mais de uma dezena de empresas e instituições, incluindo universidades públicas, institutos federais, empresas públicas e privadas. Diretor da empresa de consultoria Comtexto Comunicação e Pesquisa.


OFICINA 7 - Comunicação estratégica será que eu faço?
Duração: 2h

Ementa: Teoria da Excelência. Competências dos comunicadores públicos. Os comunicadores polivalentes. Desafios éticos. O papel dos comunicadores na Era Digital. 

Oficineira: Allana de Albuquerque Sousa Silva (ABCPública)
Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelas Universidades de Aveiro e do Porto, em Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo também pelo UniCeub. Desde 2005, é servidora pública do Ministério Público Federal (MPF). Atualmente, é assessora-chefe de Comunicação e Informação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. De setembro de 2017 a setembro de 2019, ocupou o cargo de secretária de Comunicação Social adjunta da Procuradoria-Geral da República. De 2016 a 2017, exerceu a função de assessora-chefe de Comunicação Social da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. De 2010 a 2015, apoiou a gestão e a comunicação das ações ligadas ao planejamento estratégico institucional do MPF.
 

OFICINA 8 - Oficina de Linguagem simples
Duração: 2h

Ementa: As duas instrutoras farão aula expositiva sobre os temas citados abaixo e abrirão espaço para perguntas e dirimir dúvidas.
- Panorama normativo e prático da Linguagem Simples no Brasil e no mundo;
- Perfil de alfabetismo da população brasileira;
- Usabilidade e leitura;
- Processo de trabalho para a reescrita em Linguagem Simples;
- Diretrizes de Linguagem Simples, com exemplos de “antes” e “depois” da reescrita.

1ª Oficineira: Patrícia Figueiredo Roedel (Câmara dos Deputados)
Jornalista certificada em Linguagem Simples e integra a Rede Linguagem Simples Brasil. Gerenciou o projeto de modernização do portal da Câmara dos Deputados e hoje trabalha na gestão do portal, o que inclui sua linguagem, arquitetura de navegação e usabilidade. Foi diretora de Jornalismo dos veículos de comunicação da Câmara, idealizadora, fundadora e diretora da Agência Câmara de Notícias, diretora do laboratório de inovação da Câmara e sóciafundadora da ABCPÚBLICA. Instrutora de oficinas de linguagem simples para o setor público.

2ª Oficineira: Joseane Aparecida Corrêa
Auditora fiscal de controle externo. Implantou o Programa de Linguagem Simples e Inovação Jurídica no Tribunal de Contas de Santa Catarina. Certificada em Linguagem Simples. Criou o Linguagem Simples Lab. Integra a Associação Internacional de Linguagem Simples (Plain Language Association International) e as redes Linguagem Simples Brasil e Ceará, Conexão Inovação Pública RJ, InovaGov, InovaGovSC e a Associação Brasileira de Comunicação Pública.


OFICINA 9 - Como organizar um canal de comunicação científica para o público externo?
Duração: 1h

Ementa: Comunicação científica, comunicação institucional e desordem informacional; fontes institucionais; público de interesse; periodicidade; estilo textual; produção multimídia; newsletter e mailing; oferta de pautas para a imprensa, e avaliação de resultados.

1ª Oficineira: Ana Paula Lückman (Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC)
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Jornalismo e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como jornalista no Instituto Federal de Santa Catarina, onde idealizou e coordenou o projeto de extensão IFSC Verifica – Jornalismo, Ciência e Tecnologia no Combate à Desinformação, hoje transformado em canal institucional. Autora do livro “Jornalismo, conhecimento e contexto: pensamento complexo para uma atividade em transformação” (Insular, 2020).

2ª Oficineira: Carla Algeri (Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC)
Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), e pós-graduação em Comunicação Integrada e Marketing pela Unoesc - Joaçaba (2006). Tem experiência em jornalismo impresso e online. Ministrou disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação em instituições privadas de ensino. É jornalista efetiva no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desde 2014.

OFICINA 10 - Ferramentas de diálogo para construções coletivas
Duração: 1h

Ementa: A oficina tem como objetivo falar da importância e apresentar algumas ferramentas de diálogo, ou metodologias participativas, que podem ser usadas na construção de processos de  comunicação, que tenha como pretensão envolver os participantes em sua elaboração, tais como planejamentos e diagnósticos de comunicação, campanhas etc. Quando construído coletivamente, com canais reais de participação e incidência, os processos de comunicação tendem a ser legitimados pelos participantes, tornando-se eles mesmos os porta-vozes e responsáveis por sua implementação.

Oficineira - Emanuela de Avelar São Pedro (AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs)
Relações públicas e jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Gestão Estratégica pela UFMG. Atuou na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, na área de Negócios, Relações Institucionais, Captação de Recursos e Comunicação. Tem experiência com comunicação e mobilização social em projetos realizados no Vale do Jequitinhonha, pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG. Integrou o Mobiliza – Grupo de Pesquisa e Extensão de Comunicação para Mobilização Social da UFMG. Foi diretora de comunicação da Cria! Cultura Produções Culturais e coordenadora do Programa Viva o Vale! (Programa de Desenvolvimento Sociocultural do Vale do Jequitinhonha, uma iniciativa Avon). Atualmente é gerente de projetos da organização da sociedade civil Agência de Iniciativas Cidadãs - AIC, realizando a gestão do AIC LAB, programa voltado para o desenvolvimento de projetos de comunicação comunitária, diagnósticos colaborativos, comunicação voltada a processos de mobilização social, e educação midiática junto a grupos culturais e sociais da sociedade civil, jovens e adolescentes de escolas públicas.

OFICINA 11 - Estratégias de infotenimento para órgãos públicos no TikTok
Duração: 2h

Ementa: Oficina sobre a sinergia entre informação e entretenimento na comunicação pública voltada aos jovens, a partir de práticas no TikTok.

1ª Oficineira - Ana Marusia Pinheiro Lima (Câmara dos Deputados)
Supervisora de Relacionamento e Participação da Câmara dos Deputados. Doutora em Ciência Política, Mestra em Comunicação e Arquiteta e Urbanista pela UnB. Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pelo UniCeub. Autora do livro “Duas faces da Publicidade: campanhas sociais e mercadológicas” (Annablume, 2009).

2º oficineiro - Ailton Mesquita Barros (Câmara dos Deputados)
Jornalista, trabalha como redator publicitário e especialista em conteúdo digital. Já criou conteúdo para diversos órgãos públicos, como Governo do Distrito Federal, Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal, sempre com foco em social media. É criador da página Um Repente Por Dia (Instagram e Facebook), uma das referências em literatura de cordel nas mídias sociais.

3º oficineiro - Pedro Neto (Câmara dos Deputados)
Designer gráfico de formação e trabalha há 15 anos no setor audiovisual. Especialista em artes visuais pelo Senac-MG, é consumidor de memes, humor non sense, cultura pop, punk rock e até funk carioca. Produzindo conteúdos educativos, já atendeu Ministério da Saúde e UniBB e, no cinema documental, longas como ‘Uber x táxis” e “Autodeclarado”.


OFICINA 12 - Comunicação pública na mobilização para ajuda humanitária: caso das chuvas de SP 2023
Duração: 2h

Ementa: A proposta é dividir com os participantes a análise relacionada ao papel da comunicação pública durante a “Ação de Ajuda Humanitária às Vítimas das Chuvas do Litoral Norte", que como principal objetivo levar às vítimas alimentos, água potável, vestimentas, material de higiene e limpeza, além de produtos para cuidados com animais resgatados da tragédia natural. Neste período, o trabalho do Governo de São Paulo teve a seguinte exposição espontânea na mídia: mais de 10 horas em TVs, 12 horas em emissoras de rádio, além de mais de 500 citações em veículos impressos e digitais.

Oficineira - Ana Nery de Farias (Fundo Social de São Paulo)
Jornalista com especialização em gestão de comunicação governamental e foco na produção de conteúdo para ações de impacto e projetos sociais. Atuação na imprensa, secretarias de governo, campanhas eleitorais e projetos de interesse público. Três premiações na área. https://www.linkedin.com/in/ana-nery-farias-a36b021a4/


OFICINA 13 - Transmissão ao vivo descomplicada com uso do Streamyard (Excepcionalmente, 10 vagas)
Duração: 2h

Ementa: Criação e agendamento de transmissão; Customização da identidade visual; Gerenciamento de comentários; Composição de tela; Gerenciamento dos participantes; Configurações de áudio e vídeo; e Iniciar e finalizar a transmissão ao vivo.

Oficineira: Ana Elisa Galvão Sidrim (Embrapa)
Publicitária apaixonada por divulgação científica e comunicação pública. Voluntária do Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo, em Fortaleza. Analista de comunicação da Embrapa há 13 anos. Já realizou diversos eventos online e transmissões ao vivo, bem como já ministrou essa oficina internamente para comunicadores da Embrapa. Veja aqui  algumas de suas transmissões: https://www.youtube.com/watch?v=j96-dNzwlKQ e https://www.youtube.com/watch?v=9pPkrkTYkOg
 

OFICINA 14 - Como interagir com o cidadão nas redes sociais com temas da saúde?
Duração: 1h

Ementa: Introduzir o conceito sobre Comunicação Pública como Comunicação Governamental, capacitar o participante a usar as ferramentas possíveis que as redes sociais oferecem para atender as demandas dos cidadãos, promovendo assim interação e cidadania a partir da comunicação pública.

1ª Oficineira: Adriana Teixeira de Moraes (Universidade Federal de Goiás /Secretaria de Saúde)
Jornalista, Especialista em Assessora de Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutoranda em Comunicação, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Tem longa trajetória no jornalismo de televisão e em assessoria de comunicação em órgãos públicos. Assessora de Comunicação na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia até abril de 2023.

2ª oficineira - Bernadete Coelho (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)
Jornalista, radialista, especialista em assessoria de comunicação e marketing, mestre em comunicação, doutora em comunicação. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

 

OFICINA 15 - O papel da comunicação pública no combate à desinformação em comunidades rurais
Duração: 2h

Ementa: A oficina busca apresentar a experiência exitosa do projeto voluntário “Combatendo a Desinformação na minha comunidade Rural”, realizado pelos nordestinos Anderson Santana e Lucas Samuel, que criaram a cartilha com o mesmo nome e atuam em comunidades da região. Nesta oficina, vamos discutir a importância da conscientização sobre desinformação na zona rural e chamar atenção dos profissionais para despertarem e engajarem-se, através do trabalho cotidiano, nessa luta, com um olhar especial para as populações rurais. Vamos compartilhar insights sobre as experiências e suas vivências nas ações realizadas presencialmente na zona rural, através de formações e atividades no interior do Nordeste brasileiro. Além disso, trabalhar a escrita em linguagem simples e objetiva, além de conteúdo sobre checagem de informações a partir do olhar de pessoas moradoras da zona rural.

Oficineiro - Anderson L S Siqueira (Universidade Federal do Tocantins)
Bacharel em Jornalismo pela UFPB; MBA em Comunicação; Mestrando em Comunicação e Sociedade na UFT; co-fundador do Ineruc e atua no combate à desinformação em comunidades rurais.