Ana Claudia Mielke

Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação

É jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (USP), com pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cultura, pela PUC-SP. É membro do grupo de pesquisa ‘Violência em tempos sombrios’, ligado ao Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP), que discute e pesquisa temas como desinformação, novas tecnologias e autoritarismo algoritmo, e coordenadora executiva do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação.

Alessandra Lessa

Escola de Governo de Goiás

Jornalista, bacharel em Direito e doutora em Comunicação. É professora da Escola de Governo de Goiás e ocupa cargo efetivo de analista de comunicação da Agência Brasil Central (ABC). Tem experiência em ouvidoria e assessoria de comunicação com foco no acesso à informação e no controle social da administração pública.

Aline Castro

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Jornalista e servidora pública, com mestrado em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização em Gestão Pública no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) de 2009 a 2022, diretora de comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) no biênio 2021-2022 e vice-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça no biênio 2019-2020. É criadora do Podcast Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência.

Ana Veloso

Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Rádio, TV e Internet da UFPE. Foi integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entre 2010 e o primeiro semestre de 2016. Sócia da ONG Centro das Mulheres do Cabo e coordenadora da Rede Internacional de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça/Brasil. É coordenadora de programação da Rádio Paulo Freire, integra a equipe do programa Fora da Curvam também tendo exercido atividade de produtora de programas de rádio na Rádio Clube de Pernambuco. Atua com projetos que envolvem educação e comunicação, no âmbito da UFPE e em relação com movimentos sociais, com destaque para a realização, em 2022, de oficinas de comunicação e fala pública com integrantes da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

Cynthia Ottaviano

Rádio e Televisão Argentina

Jornalista, doutora em Comunicação (UNLP Tesis Sobresaliente 10), mestre em Jornalismo Investigativo. É diretora de Rádio e Televisão Argentina (RTA), eleita pelo Congreso de la Nación, promotora e coautora do Primeiro Código de Ética da televisão pública e do Primeiro Código de Ética e carta de compromisso das rádios públicas de seu país. Primeira defensora do público da Argentina, foi premiada por seu trabalho pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com o prêmio Inovação em políticas públicas efetivas. É idealizadora e diretora da pós-graduação em Comunicação e Direitos Humanos (DDHH) da Undav. Promotora do Dia Nacional de Luta contra a Violência de Gênero na mídia e do reconhecimento e visibilidade de María Remedios del Valle, a Mãe da Pátria. Publicou seis livros e 20 capítulos sobre o direito humano à comunicação e os direitos do público na Argentina, Brasil, França, México, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. Fundadora da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores do Público (OID), entidade que integra e presidiu por dois mandatos. É membro da Organization of News Ombudsman (ONO), e membro associada da Organização Internacional de Cátedras de Comunicação da Unesco. Fundadora da Cátedra Unesco de Comunicação Pública para a justiça social, direitos humanos e desenvolvimento territorial 2023. 

Ivonete da Silva Lopes

Universidade Federal de Viçosa

Professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFV) e pós-doutorado no African & African Diaspora Studies (University of Wisconsin, EUA). Líder do Grupo de Pesquisa Meios- Comunicação, Relações Raciais e Gênero. Desenvolve pesquisa sobre mulheres negras (quilombolas e de favelas) e acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Janaína Lima

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jornalista, Mestra em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutoranda em Antropologia Social pela UFRN. Ex-coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero do Governo do RN. Atualmente é assessora parlamentar da deputada estadual Divaneide Basílio.  

Josenildo Guerra 

Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com atuação no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Jornalista, com doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal). Tem realizado pesquisas com foco na qualidade editorial e instrumentos de accountability, com o desenvolvimento de metodologias de pesquisa aplicada e recursos técnicos e tecnológicos para suporte ao trabalho jornalístico e controle de qualidade (sistemas de informação, como o Qualijor e o Q-Avalia). Coordenou o projeto "Q-Avalia: mensuração de qualidade e desempenho jornalístico", no âmbito do Programa Centelha (SE), voltado para o empreendedorismo e inovação. Foi chefe da Assessoria de Comunicação (UFS) e diretor da Rádio UFS. Integrante da Rede Nacional do Observatórios de Imprensa (Renoi) e do projeto “Índice de Credibilidade Jornalística: formulação de indicadores de fortalecimento do jornalismo para o combate aos ecossistemas de desinformação”, uma iniciativa que reúne pesquisadores de cinco instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras, UnB, Unesp, UFPA e UFS, sob a coordenação da UFSC.

Jorge Duarte

Embrapa

Jornalista, Relações Públicas e Doutor em Comunicação. Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004-2012) onde foi diretor do Núcleo de Comunicação Pública. Autor e organizador de livros relacionados à estratégia, comunicação da ciência, metodologia, assessoria de imprensa e comunicação pública. Atua na Superintendência de Comunicação da Embrapa. Professor da PUC-MG. Curador do Programa Avançado em Comunicação Pública da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Vice-presidente da ABCPública. Cinco prêmios Top5 Regional Executivo de Comunicação Corporativa do Centro-Oeste, oferecido por Mega Brasil e Maxpress. Prêmio 'James Heffernan' - Educador do Ano (2021), oferecido pela Aberje.