ST 01 – Tema: “Religião e Esfera Pública”

Moderador: José Mário Gonçalves

Descrição: O Seminário Temático "Religião e Esfera Pública" pretende reunir trabalhos que discutam, numa abordagem multidisciplinar, os aspectos históricos, políticos, legais e culturais que envolvem a presença da religião na esfera pública.


ST 02 – Tema: “Religião e Textos Sagrados”

Moderador: Osvaldo Ribeiro

Descrição: O Seminário reúne estudos sobre formas de interpretação e uso de textos sagrados no discurso religioso e na esfera de atuação pública.


ST 03 – Tema: “Análise do Discurso Religioso

Moderador: Kenner Terra

Descrição: Na construção do discurso religioso encontramos o uso da linguagem, a comunicação da crença e a interação numa dada situação social. O discurso religioso não pode ser tratado de forma isolada, pois envolve todo o processo comunicativo entre autor(es) e destinatário(s). Envolve, portanto, as relações entre linguagem, discurso e contexto situacional. Nesse sentido, o GT “Análise do discurso religioso” acolherá comunicações que procurarem apresentar a visão religiosa e teológica de discursos religiosos, canônicos e não canônicos, que tenham como referência as diferentes teorias semióticas e de análise do discurso contemporâneas. As comunicações podem também partir das diferentes formas da hermenêutica de textos religiosos e da hermenêutica filosófica contemporânea, as quais formularam questões sobre o sentido do texto e, até mesmo, se a constituição de sentido num texto é paradigma para outras buscas de sentido.


ST 04 – Tema: “Protestantismos e Sociedade

Moderadora: Abdruschin Schaeffer da Rocha

Descrição: Protestantismos e Sociedade quer discutir temáticas relacionadas a importância e a participação dos segmentos protestantes, em suas várias modalidades (Protestantismo de Missão, Protestantismo de Imigração, Pentecostalismo e Neopentecostalismo) e sua relação com o cotidiano da sociedade, em especial, questões sociais, políticas, econômicas ou de âmbito geral.
 


ST 05 – Tema: “Religião, Gênero, Violências e Direitos Humanos

Moderador: Claudete Beise Ulrich

Descrição: O grupo de pesquisa Religião, Gênero e Violências (REGEVI) da Faculdade Unida propõe o Simpósio Temático (ST) n. 4, com objetivo de propor discussões de pesquisas concluídas ou em andamento que envolvam a articulação entre religião, gênero e violências. Aceitam-se comunicações na perspectiva da interdisciplinaridade, vindas de todas as áreas do conhecimento humano. São bem vindas propostas que articulem gênero e religião na discussão da violência, seja ela doméstica, urbana, rural, nas instituições religiosas, nas relações de trabalho, na educação, na discussão da diversidade sexual, na bioética, na laicidade, na política, na juventude, entre outras. Assim, o ST pretende reunir pesquisadores e pesquisadoras que trabalhem numa perspectiva emancipatória, denunciando as influências históricas dos discursos e práticas religiosas que fundamentam a opressão e violação de direitos das mulheres, das minorias sexuais, religiosas, étnicas, visando à construção de uma cultura de respeito às alteridades.


ST 06 – Tema: “Pentecostalismos

Moderador: David Mesquiati de Oliveira e Gedeon Alencar

Descrição: Abordagens sobre a influência dos pentecostais no campo religioso brasileiro: o discurso pentecostal; pentecostais e mídia; pentecostalismo e política; denominações pentecostais; os pentecostais e a educação formal.


ST 07 – Tema: “Religião e Ensino Religioso

Moderador: Francisco de Assis Souza dos Santos

Descrição: Questões históricas e críticas de Epistemologia, legislação, Direito, currículo, Pedagogia, docência e perfil de egresso relacionadas a Ensino Religioso Público no Brasil. Ensino Religioso em diálogo com Ciências das Religiões. Ensino Religioso e projetos de cidadania. Estudos de caso. Análise comparativa com modelos de Ensino Religioso Público de outros países. Balanço crítico.


ST 08 – Tema: “Religiões de Matriz Indígena e Africana

Moderador: Julio Brotto

Descrição: Com a chegada dos africanos em terras brasileiras e latino-americanas, como consequência da circularidade cultural, gestaram-se práticas religiosas em diálogo com as culturas ameríndias e europeias. As religiões de Matriz africana, que podem ser tratadas como mosaico de tradução de tradições na complexa organização das culturas, com suas fronteiras porosas, desafiam o (s) cientista (s) da (s) religião (ões) e demais pesquisadores na construção de referenciais teóricos e metodologias que sirvam como instrumentos na compreensão deste rico mundo religioso (ritos, narrativas, cosmologias, ancestralidades etc.). Este ST receberá trabalhos que apresentem pesquisas a respeito das práticas religiosas de origens africanas; os desafios do diálogo inter-religioso destas tradições com as demais expressões religiosas contemporâneas; suas contribuições na construção das identidades religiosa, étnica e cultural brasileiras e latino-americanas; as questões históricas relacionadas às suas transformações e recriações.


ST 09 – Tema: “Fenomenologia e Hermenêutica da Religião

Moderador: Edebrande Cavalieri

Descrição: Este Seminário acolherá comunicações de cunho fenomenológico e hermenêutico relativo à Religião a partir de autores como Edmund Husserl, Paul Ricoeur, H. G. Gadamer, René Girard, E. Levinas, Merleau-Ponty, Martin Heidegger e Mircea Eliade.


ST 10 – Tema: “Perspectivas Filosóficas da Religião

Moderador: Antônio Vidal

Descrição: Oportunizar espaço de discussão das várias abordagens filosóficas da religião nos diversos momentos da história da filosofia.


ST 11 – Tema: “Sociedade Pós-Secular”​

Moderador: Marcelo Martins Barreira

Descrição: Questões sobre o fenômeno religioso na sociedade laica e pós-secular numa abordagem contemporânea e pós-metafísica; em especial, a partir da distinção entre esfera pública e privada.