Trabalhos aceitos
Estimadas(os) autoras(es),
temos a satisfação de informar a lista de trabalhos aceitos para apresentação nos GTs do III Encontro Estadual de Educação Social e I EdusoRS. Vocês já devem ter recebido a confirmação do aceite de seus trabalhos por e-mail também. A Equipe de organização do encontro gostaria de explicar o fato de alguns trabalhos não estarem listados nos GTs para os quais inicialmente foram submetidos. Não se trata necessariamente de uma incompatibilidade entre o tema do GT e o tema do trabalho, longe disso. Aconteceu que, na tentativa de contemplar o maior número possível de autoras e autores com o espaço de fala nos GTs, decidimos por reordenar alguns trabalhos. Essa ação também garante a diversidade de relatos de experiências e partilha de saberes do nosso encontro.
Se você submeteu um trabalho e ainda não recebeu resposta sobre a avaliação do seu trabalho, por favor faça contato conosco via e-mail cepopes@gmail.com informando seu nome completo, o título do seu trabalho e o GT para o qual o havia submetido.
Aguardamos todas(os) vocês para dois dias de muito trabalho e afetuosidade.
Equipe de organização
III Encontro Estadual de Educação Social
I EdusoRS
GT01 - Socioeducação e Medidas Socioeducativas / Socioeducación y Medidas Socioeducativas
|
Título |
Autoras(es) |
|
Percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre as leis estabelecidas e a criminalidade |
Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto |
|
Capacidade Reflexiva e Oficina Terapêutica de Crochê |
Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto |
|
Jogos e a intervenção pedagógica com adolescentes: um desafio para promover aprendizagem em medida socioeducativa. |
Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves, Wagner Ferreira Miguel |
|
ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Carolina da Silva Pereira |
|
PROA: UMA PROPOSTA QUE ARTICULA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO SOCIAL |
Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves, Wagner Ferreira Miguel |
|
A importância da teoria social marxista para a prática dos (as) Educadores (as) Sociais no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida |
Carina Alves da Silva Darcoleto, Erico Ribas Machado, Tiago Marques do Carmo |
|
OFICINA DE RAP: Rimando a realidade |
Andrea Cristina Herder, Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto, Wesley Sales |
|
OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Danielle Paula Martins, Karla Petry, Larissa Schemes Heinzelmann, Luisa Melo Averbeck, Melina Floriano Moraes |
|
De cómo irrumpe la Educación Social en el No-Lugar: Experiencia en Cárcel |
Mary Raquel Gonzalez |
|
DESASTRES NATURAIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Danielle Paula Martins, Karla Petry, Larissa Schemes Heinzelmann, Luisa Averbeck, Melina Floriano Moraes |
|
O DESEMPENHO MATEMÁTICO DE ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS |
Katia Serber, Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves |
GT02 - Regulamentação e profissionalização da Educação Social / Regulación y profesionalización de la Educación Social
|
Título |
Autoras(es) |
|
QUAIS MOBILIZAÇÕES ÉTICAS O REFINAMENTO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PROVOCA NOS SUJEITOS? |
Fabiana da Costa Montin |
|
A REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSIONAL EDUCADOR SOCIAL: seu trabalho, desafios e sua (des)valorização |
Camila Macedo, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira |
|
A prática dos (as) Educadores (as) Sociais no contexto da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS) |
Ana Paula Moreira, Erico Ribas Machado, Tiago Marques do Carmo |
|
Educadoras(es) Sociais de Porto Alegre na busca por reconhecimento |
Santiago Pavani Dias |
|
Educação social como fonte para emancipação juvenil |
Débora Mazzini |
GT03 - Educação Social de Rua / Educación Social de Calle
|
Título |
Autoras(es) |
|
Hacer lugar a pesar de las ausencia |
Maria Virginia Finozzi Roibal, Pamela Noemí Guerra Darriulat |
|
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- Ênfase na população adulta em situação de rua |
Learning K. de Lemos, Tatiana Faleiros |
|
Carta ao Senhor Prefeito |
Charline Pereira dos Santos, Leandro Isoton |
|
Teatro do Oprimido: Ferramenta de transformação comunitária, social e do trabalho |
Douglas Roberto Reginato Velozo, Juliana Bragato Cezar; Kátia Eliane Teixeira Patrício, Maria Alice Goulart Silva da Silva, Marlisie dos Santos Guimarães de Avilla, Pedro Henrique Carrard Sitta |
|
O DESCONHECIDO 47: QUANDO O ESTADO FALHA NA PROTEÇÃO SOCIAL |
Alexander Chagas Leitão, Maria Angélica Dias Pinto, Miriel Ortiz, Daiana Santos |
GT04 - Educação Social e juventudes / Educación Social y juventudes
|
Título |
Autoras(es) |
|
Agentes transformadores: um olhar sobre o protagonismo juvenil em programas e projetos sociais de Porto Alegre/RS |
Marrieni Duarte |
|
OCUPAÇÃO: juventudes, literatura e residência na resistência |
Aline Britto Miranda, Daniele Noal Gai |
|
EDUCAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA: JUVENTUDES E FAMÍLIAS EM TRANSFORMAÇÃO |
Eliana Perez Gonçalves de Moura, Gislaine Cristina Pereira, Silvia Zuffo |
|
A CULTURA DE PAZ COMO SUPERAÇÃO DA CULTURA DE VIOLÊNCIA: UM RELATO DE TRABALHO |
Fabiana da Costa Montin |
|
Quem é o Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS do Município de Nova Hartz/RS. |
Ismael Martins Boeira |
|
SLAM: PROTAGONISMO JUVENIL EM VERSOS |
Gabriele Pedroso Sampaio, Hercules Marques, Larissa Bello Guedes, Marília Meneghetti Bruhn, Paula Garbarski |
|
ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE VÍNCULOS COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Carolina da Silva Pereira |
|
A Institucionalização da Juventude Marginalizada |
Ingrid Bays |
|
TRANSFORMAÇÕES E PERCEPÇÕES: perspectivas na adolescência |
Ane Lisie Santos Schaefer, Bruna T. Binotto, Cláudia Maria Teixeira Goulart |
|
Juventude e Direitos Humanos: um relato de experiência sobre oficinas em um projeto social |
Carmem Regina Giongo, Franciéli Katiúça Teixeira da Cruz Severo |
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um caminho possível para a cidadania |
Everton Luis Sebastiao, Scarleth Nardes |
GT05 - Educação Social, arte e cultura / Educación social, arte y cultura
|
Título |
Autoras(es) |
|
Imprevisto: no percurso de ensinar e aprender |
Roberta Darkiewicz |
|
DANÇA: AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS |
Vanessa Martins |
|
Oficinas de Hip Hop para crianças e adolescentes em Vulnerabilidade. |
Djan costa professor de Dança Breaking. |
|
O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E SOCIALIZAÇÃO |
Lohran Costa Fagundes |
|
A capoeira como mediadora no ensino da história e da cultura afro-brasileira: a experiência do projeto Aruanda. |
Ismael Fabiano Ferreira Cardoso |
|
Grafite como forma de Expressão |
Tatiana Faleiro |
|
ZINEOFICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA |
Wagner Silva de Mello |
|
Papoeira |
Davi Ernani de Souza |
|
Que tempo bom que não volta nunca mais |
Gean Luis Rodrigues da Silva |
|
Superação de desafios sócio culturais através do Circo |
Paulo Stürmer |
GT06 - Educação Social e Saúde Coletiva: prática e produção do saber / Educación Social y Salud Colectiva: práctica y producción del saber
|
Título |
Autoras(es) |
|
O AUTISMO E A INCLUSÃO SOCIAL |
Ariele Marmitt, maristela peixoto |
|
A PERCEPÇÃO DO EDUCADOR SOBRE A OBESIDADE INFANTIL |
Angela Maria de Lima Borba, maristela peixoto |
|
SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE: ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO ÂMBITO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIAL |
Angélica Ribeiro de Faria Alves |
|
ATIVIDADE DE EXTENSÃO “ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS” PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Carolina da Silva Pereira |
|
PRÁTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA NÃO ESCOLAR: UM ENSAIO DE APLICAÇÃO EM ESPAÇOS NATURAIS |
Anderson Pedro Laurindo, Franciele Moreto, Tiago Augusto Barbosa |
|
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOPEDAGOGIA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E POBREZA |
Gabriella Cristina Matias, Humberto Silvano Herrera Contreras, Karen Cristina Costa Tosim, Priscila Arêas Parobocz |
|
A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
Gabriella Cristina Matias, Humberto Silvano Herrera Contreras, Karen Cristina Costa Tosim, Luana Pereira da Costa, Priscila Arêas Parobocz |
GT07 - Educação Social e militância / Educación Social y militância
|
Título |
Autoras(es) |
|
A MODA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO E O SABER-FAZER COMO AGENTE DE PROTAGONISMO DE MULHERES QUILOMBOLAS |
Ana Luiza Carvalho da Rocha, Cristian Leandro Metz |
|
O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO |
Érico Ribas Machado, Franciele Moreto |
|
Doutores Indígenas: intelectuais e militantes |
Inês Caroline Reichert |
|
ARUANDA - A VOZ DA JUVENTUDE NEGRA: RESUMO SIMPLES |
Luís Antonio Soares, Rodrigo Perla Martins |
|
Profissionalismo, militância e voluntariado. |
Gabriel Barcellos de Souza |
|
Paradigma de la controvercia "ser menor o ser adolescente" |
Alvaro Gomez, Carlos dos Santos, Sandro Anselmo, Sebastian Belen |
|
Inserção social através de Projeto de Extensão |
Fernando dos Reis Ueberbacker, Marcia Blanco Cardoso |
|
Articulação de saberes sobre gênero em um pré-vestibular popular e em um programa de pós-graduação |
Isabella Kessler de Azambuja |
|
A pesquisa participante na organização solidária dos catatdores e catadoras |
Roque Grazziola |
|
Sobre o artesanato da economia solidária: com a palavra a(o) artesã(ão) |
Ronise Ferreira dos Santos |
GT08 - Formação de Educadoras(es) Sociais / Formación de Educadoras(es) Sociales
|
Título |
Autoras(es) |
|
PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO SOCIAL |
Diana Bonardi, Jeanine Henneberg Virgilio, Marli de Fátima Rodrigues |
|
Educando-se Educadora |
Ingrid Bays |
|
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS – O EDUCADOR SOCIAL SEM IDENTIDADE NO ASSISTENCIALISMO A INTEGRAÇÃO SOCIAL |
Ingrid Aparecida Pereira |
|
A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO EDUCADOR SOCIAL: a criação de um curso superior em Educação Socia |
Camila Macedo, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DE ESCOLAS NO/DO CAMPO NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Ingrid Aparecida Pereira, Joelma Machado Moraes |
|
REDE SANTO AFONSO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO |
Bruna Fernández da Silva, Dinora Tereza Zucchetti |
|
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POR MEIO DO DIÁLOGO FREIRIANO: CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CONHECIMENTOS PAUTADA NA DIVERSIDADE E IGUALDADE |
Alana Flávia Baniski Caron, Layze Cristinne Cordeiro, Lucimara Cristina de Paula, Márcia Barbosa da Silva |
|
COMO ENFRENTAR O DESAFIO DA ESCRITA? |
Nathalia Motta Lacorte |
|
A EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO FORMAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. |
Amanda Silva de Souza, Leidy Dayane Alves Pinheiro |
|
O CONSTRUIR DO PERTENCIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO UEPG NA GUARDA MIRIM |
Andréia Rosa da Silva Stadler, Érico Ribas Machado, Letícia Pereira Ansbach, Tauane Cristhiane Roldan Mollo |
|
A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO |
Milena da Silva Gorette Castanha, Marli de Fátima Rodrigues |
GT09 - Educação Social, ludicidade e primeira infância / Educación social, ludicidad y primera infancia
|
Título |
Autoras(es) |
|
É TEMPO DE DESCOBERTAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO SOCIAL |
Franciele Monteiro, Tatiane de Oliveira |
|
TIC TAC: O TEMPO DA PRIMEIRA INFÂNCIA |
Daiane de Lima, Daniela Ortácio, Danielle Pinto |
|
O AMOR COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Delci Teresinha de Mello, Fernanda Glienke |
|
BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO |
Bruna Fernández, Carmen Esther Rieth, Eduarda Lazzarin Leal, Simone Moreira dos Santos |
|
Os “nós” do macramê: educação emocional com adolescentes |
Cibele Neme Costa Mariani, Luciana Fernandes Marques |
|
A carência da Ludicidade na primeira infância |
Marinês da Silva |
|
PROJETO DE HORTA MANDALA COM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: CULINÁRIA, BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM (NA) NATUREZA |
Hellen Cunha Cunico, Humberto Silvano Herrera Contreras, Luceni Simone Baum, Maria Claudete Benício |
|
A construção de oficinas sobre gênero e sexualidade no contexto escolar |
Carmem Regina Giongo, Cristiane de Souza, Mayara Santos Zang |
|
PROGRAMA DE AGROECOLOGIA COM CRIANÇAS: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AMPARO À INFÂNCIA NO PARANÁ |
Humberto Silvano Herrera Contreras |
|
INCLUSIÓN Y EDUCACIÓN SOCIAL: UN ESPACIO PARA LA REFLEXIÓN |
Ivone Ramírez, Noelia da Rosa |
|
JOGOS PARA A EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA DE CRIANÇAS: RELATO DA PRODUÇÃO DO JOGO “O GUARDIÃO DA SEMENTE NATIVA” NA ABAI-PR |
Humberto Silvano Herrera Contreras, Ines Fatima Polidoro, Juvenal Rocha |
GT10 - Educação Social e Pedagogia Social: discutindo os conceitos / Educación Social y Pedagogía Social: discutiendo los conceptos
|
Título |
Autoras(es) |
|
O DIREITO À EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO SOCIAL: ESSA RELAÇÃO É POSSÍVEL? |
Jeanine Henneberg Virgilio, Marli de Fátima Rodrigues |
|
OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS |
Érico Ribas Machado, Marli de Fátima Rodrigues |
|
REFLEXÕES SOB A FUNÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL: DISCUSSÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE |
ANA PAULA TEIXEIRA, LEIDY DAYANE ALVES PINHEIRO |
|
Coletivo Híbrido - Pontos de Vida |
Dionéia Regina de Moraes, Márcio Frasen Pereira |
|
FALTÔMETRO: estratégia de enfrentamento da infrequência escolar |
Daiane de Lima, Daniela de Almeida Ortácio, Danielle F. da Luz Pinto |
|
RELATO DE PESQUISA DA INICIAÇÃO CINETÍFICA - OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS (ANÁLISE 1) |
Bruna Cássia dos Reis, Camila Macedo, Érico Ribas Machado |
|
OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS |
Érico Ribas Machado, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira, Milena Pacheco |
|
Percepções sobre a importância da Educação Social no curso de Pedagogia |
Ana Paula Siqueira, Suzan Gabriela Gencio |
|
Educação não escolar para a formação humana |
Thaís Tavares Duarte |
|
OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA - Um relato de experiencia |
Gabriel Henrique Divardim de Oliveira, Guilherme Albach Biagini, Érico Ribas Machado |
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.












