Estimadas(os) autoras(es),

temos a satisfação de informar a lista de trabalhos aceitos para apresentação nos GTs do III Encontro Estadual de Educação Social e I EdusoRS. Vocês já devem ter recebido a confirmação do aceite de seus trabalhos por e-mail também. A Equipe de organização do encontro gostaria de explicar o fato de alguns trabalhos não estarem listados nos GTs para os quais inicialmente foram submetidos. Não se trata necessariamente de uma incompatibilidade entre o tema do GT e o tema do trabalho, longe disso. Aconteceu que, na tentativa de contemplar o maior número possível de autoras e autores com o espaço de fala nos GTs, decidimos por reordenar alguns trabalhos. Essa ação também garante a diversidade de relatos de experiências e partilha de saberes do nosso encontro.

Se você submeteu um trabalho e ainda não recebeu resposta sobre a avaliação do seu trabalho, por favor faça contato conosco via e-mail cepopes@gmail.com informando seu nome completo, o título do seu trabalho e o GT para o qual o havia submetido.

Aguardamos todas(os) vocês para dois dias de muito trabalho e afetuosidade.

Equipe de organização
III Encontro Estadual de Educação Social
I EdusoRS

 

GT01 - Socioeducação e Medidas Socioeducativas / Socioeducación y Medidas Socioeducativas

Título

Autoras(es)

Percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre as leis estabelecidas e a criminalidade

Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto

Capacidade Reflexiva e Oficina Terapêutica de Crochê

Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto

Jogos e a intervenção pedagógica com adolescentes: um desafio para promover aprendizagem em medida socioeducativa.

Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves, Wagner Ferreira Miguel

ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carolina da Silva Pereira

PROA: UMA PROPOSTA QUE ARTICULA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO SOCIAL

Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves, Wagner Ferreira Miguel

A importância da teoria social marxista para a prática dos (as) Educadores (as) Sociais no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida

Carina Alves da Silva Darcoleto, Erico Ribas Machado, Tiago Marques do Carmo

 OFICINA DE RAP: Rimando a realidade

Andrea Cristina Herder, Marjori Heitich Fontoura, Taís Cristina Favaretto, Wesley Sales

OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Danielle Paula Martins, Karla Petry, Larissa Schemes Heinzelmann, Luisa Melo Averbeck, Melina Floriano Moraes

De cómo irrumpe la Educación Social en el No-Lugar: Experiencia en Cárcel

Mary Raquel Gonzalez

DESASTRES NATURAIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Danielle Paula Martins, Karla Petry, Larissa Schemes Heinzelmann, Luisa Averbeck, Melina Floriano Moraes

O DESEMPENHO MATEMÁTICO DE ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Katia Serber, Kelen Priscila Pereira da Cunha, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Neyla Sabrina Bach, Vania Neves

 

GT02 - Regulamentação e profissionalização da Educação Social / Regulación y profesionalización de la Educación Social

Título

Autoras(es)

QUAIS MOBILIZAÇÕES ÉTICAS O REFINAMENTO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PROVOCA NOS SUJEITOS?

Fabiana da Costa Montin

A REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSIONAL EDUCADOR SOCIAL:  seu trabalho, desafios e sua (des)valorização

Camila Macedo, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira

A prática dos (as) Educadores (as) Sociais no contexto da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS)

Ana Paula Moreira, Erico Ribas Machado, Tiago Marques do Carmo

Educadoras(es) Sociais de Porto Alegre na busca por reconhecimento

Santiago Pavani Dias

Educação social como fonte para emancipação juvenil

Débora Mazzini

 

GT03 - Educação Social de Rua / Educación Social de Calle

Título

Autoras(es)

Hacer lugar a pesar de las ausencia

Maria Virginia Finozzi Roibal, Pamela Noemí Guerra Darriulat

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- Ênfase na população adulta em situação de rua

Learning K. de Lemos, Tatiana Faleiros

Carta ao Senhor Prefeito

Charline Pereira dos Santos, Leandro Isoton

Teatro do Oprimido: Ferramenta de transformação comunitária, social e do trabalho

Douglas Roberto Reginato Velozo, Juliana Bragato Cezar; Kátia Eliane Teixeira Patrício, Maria Alice Goulart Silva da Silva, Marlisie dos Santos Guimarães de Avilla, Pedro Henrique Carrard Sitta

O DESCONHECIDO 47: QUANDO O ESTADO FALHA NA PROTEÇÃO SOCIAL

Alexander Chagas Leitão, Maria Angélica Dias Pinto, Miriel Ortiz, Daiana Santos

 

GT04 - Educação Social e juventudes / Educación Social y juventudes

Título

Autoras(es)

Agentes transformadores: um olhar sobre o protagonismo juvenil em programas e projetos sociais de Porto Alegre/RS

Marrieni Duarte

OCUPAÇÃO: juventudes, literatura e residência na resistência

Aline Britto Miranda, Daniele Noal Gai

EDUCAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA: JUVENTUDES E FAMÍLIAS EM TRANSFORMAÇÃO

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Gislaine Cristina Pereira, Silvia Zuffo

A CULTURA DE PAZ COMO SUPERAÇÃO DA CULTURA DE VIOLÊNCIA: UM RELATO DE TRABALHO

Fabiana da Costa Montin

Quem é o Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS do Município de Nova Hartz/RS.

Ismael Martins Boeira

SLAM: PROTAGONISMO JUVENIL EM VERSOS

Gabriele Pedroso Sampaio, Hercules Marques, Larissa Bello Guedes, Marília Meneghetti Bruhn, Paula Garbarski

ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE VÍNCULOS COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carolina da Silva Pereira

A Institucionalização da Juventude Marginalizada

Ingrid Bays

TRANSFORMAÇÕES E PERCEPÇÕES: perspectivas na adolescência

Ane Lisie Santos Schaefer, Bruna T. Binotto, Cláudia Maria Teixeira Goulart

Juventude e Direitos Humanos: um relato de experiência sobre oficinas em um projeto social

Carmem Regina Giongo, Franciéli Katiúça Teixeira da Cruz Severo

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: um caminho possível para a cidadania

Everton Luis Sebastiao, Scarleth Nardes

 

GT05 - Educação Social, arte e cultura / Educación social, arte y cultura

Título

Autoras(es)

Imprevisto: no percurso de ensinar e aprender

Roberta Darkiewicz

DANÇA: AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Vanessa Martins

Oficinas de Hip Hop para crianças e adolescentes em Vulnerabilidade.

Djan costa professor de Dança Breaking.

 O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E SOCIALIZAÇÃO

Lohran Costa Fagundes

A capoeira como mediadora no ensino da história e da cultura afro-brasileira: a experiência do projeto Aruanda.

Ismael Fabiano Ferreira Cardoso

Grafite como forma de Expressão

Tatiana Faleiro

ZINEOFICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

Wagner Silva de Mello

Papoeira

Davi Ernani de Souza

Que tempo bom que não volta nunca mais

Gean Luis Rodrigues da Silva

Superação de desafios sócio culturais através do Circo

Paulo Stürmer

 

GT06 - Educação Social e Saúde Coletiva: prática e produção do saber / Educación Social y Salud Colectiva: práctica y producción del saber

Título

Autoras(es)

O AUTISMO E A INCLUSÃO SOCIAL

Ariele Marmitt, maristela peixoto

A PERCEPÇÃO DO EDUCADOR SOBRE A OBESIDADE INFANTIL

Angela Maria de Lima Borba, maristela peixoto

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE: ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO ÂMBITO DE INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Angélica Ribeiro de Faria Alves

ATIVIDADE DE EXTENSÃO “ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS” PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carolina da Silva Pereira

PRÁTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA NÃO ESCOLAR: UM ENSAIO DE APLICAÇÃO EM ESPAÇOS NATURAIS

Anderson Pedro Laurindo, Franciele Moreto, Tiago Augusto Barbosa

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOPEDAGOGIA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E POBREZA

Gabriella Cristina Matias, Humberto Silvano Herrera Contreras, Karen Cristina Costa Tosim, Priscila Arêas Parobocz

A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA:  UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Gabriella Cristina Matias, Humberto Silvano Herrera Contreras, Karen Cristina Costa Tosim, Luana Pereira da Costa, Priscila Arêas Parobocz

 

GT07 - Educação Social e militância / Educación Social y militância

Título

Autoras(es)

A MODA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO E O SABER-FAZER COMO AGENTE DE PROTAGONISMO DE MULHERES QUILOMBOLAS

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Cristian Leandro Metz

O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO

Érico Ribas Machado, Franciele Moreto

Doutores Indígenas: intelectuais e militantes

Inês Caroline Reichert

ARUANDA - A VOZ DA JUVENTUDE NEGRA: RESUMO SIMPLES

Luís Antonio Soares, Rodrigo Perla Martins

Profissionalismo, militância e voluntariado.

Gabriel Barcellos de Souza

Paradigma de la controvercia "ser menor o ser adolescente"

Alvaro Gomez, Carlos dos Santos, Sandro Anselmo, Sebastian Belen

Inserção social através de Projeto de Extensão

Fernando dos Reis Ueberbacker, Marcia Blanco Cardoso

Articulação de saberes sobre gênero em um pré-vestibular popular e em um programa de pós-graduação

Isabella Kessler de Azambuja

A pesquisa participante na organização solidária dos catatdores e catadoras

Roque Grazziola

Sobre o artesanato da economia solidária: com a palavra a(o) artesã(ão)

Ronise Ferreira dos Santos

 

GT08 - Formação de Educadoras(es) Sociais / Formación de Educadoras(es) Sociales

Título

Autoras(es)

PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO SOCIAL

Diana Bonardi, Jeanine Henneberg Virgilio, Marli de Fátima Rodrigues

Educando-se Educadora

Ingrid Bays

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS – O EDUCADOR SOCIAL SEM IDENTIDADE NO ASSISTENCIALISMO A INTEGRAÇÃO SOCIAL

Ingrid Aparecida Pereira

A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO EDUCADOR SOCIAL:  a criação de um curso superior em Educação Socia

Camila Macedo, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DE ESCOLAS NO/DO CAMPO NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Ingrid Aparecida Pereira, Joelma Machado Moraes

REDE SANTO AFONSO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO

Bruna Fernández da Silva, Dinora Tereza Zucchetti

A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POR MEIO DO DIÁLOGO FREIRIANO:  CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CONHECIMENTOS PAUTADA NA DIVERSIDADE E IGUALDADE

Alana Flávia Baniski Caron, Layze Cristinne Cordeiro, Lucimara Cristina de Paula, Márcia Barbosa da Silva

COMO ENFRENTAR O DESAFIO DA ESCRITA?

Nathalia Motta Lacorte

A EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO FORMAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Amanda Silva de Souza, Leidy Dayane Alves Pinheiro

O CONSTRUIR DO PERTENCIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO UEPG NA GUARDA MIRIM

Andréia Rosa da Silva Stadler, Érico Ribas Machado, Letícia Pereira Ansbach, Tauane Cristhiane Roldan Mollo

A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Milena da Silva Gorette Castanha, Marli de Fátima Rodrigues

 

GT09 - Educação Social, ludicidade e primeira infância / Educación social, ludicidad y primera infancia

Título

Autoras(es)

É TEMPO DE DESCOBERTAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Franciele Monteiro, Tatiane de Oliveira

TIC TAC: O TEMPO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Daiane de Lima, Daniela Ortácio, Danielle Pinto

O AMOR COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Delci Teresinha de Mello, Fernanda Glienke

BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO

Bruna Fernández, Carmen Esther Rieth, Eduarda Lazzarin Leal, Simone Moreira dos Santos

Os “nós” do macramê: educação emocional com adolescentes

Cibele Neme Costa Mariani, Luciana Fernandes Marques

A carência da Ludicidade na primeira infância

Marinês da Silva

PROJETO DE HORTA MANDALA COM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS:  CULINÁRIA, BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM (NA) NATUREZA

Hellen Cunha Cunico, Humberto Silvano Herrera Contreras, Luceni Simone Baum, Maria Claudete Benício

A construção de oficinas sobre gênero e sexualidade no contexto escolar

Carmem Regina Giongo, Cristiane de Souza, Mayara Santos Zang

PROGRAMA DE AGROECOLOGIA COM CRIANÇAS: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AMPARO À INFÂNCIA NO PARANÁ

Humberto Silvano Herrera Contreras

INCLUSIÓN Y EDUCACIÓN SOCIAL: UN ESPACIO PARA LA REFLEXIÓN

Ivone Ramírez, Noelia da Rosa

JOGOS PARA A EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA DE CRIANÇAS: RELATO DA PRODUÇÃO DO JOGO “O GUARDIÃO DA SEMENTE NATIVA” NA ABAI-PR

Humberto Silvano Herrera Contreras, Ines Fatima Polidoro, Juvenal Rocha

 

GT10 - Educação Social e Pedagogia Social: discutindo os conceitos / Educación Social y Pedagogía Social: discutiendo los conceptos

Título

Autoras(es)

O DIREITO À EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO SOCIAL: ESSA RELAÇÃO É POSSÍVEL?

Jeanine Henneberg Virgilio, Marli de Fátima Rodrigues

OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA:  APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Érico Ribas Machado, Marli de Fátima Rodrigues

REFLEXÕES SOB A FUNÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL: DISCUSSÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE

ANA PAULA TEIXEIRA, LEIDY DAYANE ALVES PINHEIRO

Coletivo Híbrido -  Pontos de Vida

Dionéia Regina de Moraes, Márcio Frasen Pereira

FALTÔMETRO: estratégia de enfrentamento da infrequência escolar

Daiane de Lima, Daniela de Almeida Ortácio, Danielle F. da Luz Pinto

RELATO DE PESQUISA DA INICIAÇÃO CINETÍFICA - OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS (ANÁLISE 1)

Bruna Cássia dos Reis, Camila Macedo, Érico Ribas Machado

OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS

Érico Ribas Machado, Hugo Francisco Garcia Pinheiro de Oliveira, Milena Pacheco

Percepções sobre a importância da Educação Social no curso de Pedagogia

Ana Paula Siqueira, Suzan Gabriela Gencio

Educação não escolar para a formação humana

Thaís Tavares Duarte

OS PROCESSOS EDUCATIVOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA - Um relato de experiencia

Gabriel Henrique Divardim de Oliveira, Guilherme Albach Biagini, Érico Ribas Machado