Minicursos
Em breve, os participantes do III EREBIO Norte poderão efetuar sua inscrição em um dos minicursos que serão oferecidos no primeiro dia do evento, 30 de agosto de 2023.
As atividades serão realizadas por pesquisadores e professores convidados, com pesquisas e estudos na area de ensino de Ciências/Biologia.
A seguir, conheça as atividades que serão oferecidas:
Tema do Minicurso I: Caravana da Diversidade |
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Formadores: Prof. Welton Yudi Oda (UFAM) / Prof. Maria Evany do Nascimento (UEA) / Profa. Aldalúcia Gomes (Diversa/UFAM) |
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Objetivos |
Conteúdo Programático |
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a definir 9h às 12 14h às 17h
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Geral: Desenvolver Recursos Educacionais Abertos (REAs), no formato de Bionarrativas Sociais (BIONAS) para a educação escolar. |
-Memórias Bioculturais. - Educação para a Biodiversidade. - Abordagem Temática Freiriana. -Construção de Recursos Educacionais Abertos.
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Nº máx. Participantes: 40 pessoas
Carga Horária: 6h |
Específicos: - Possibilitar a aprendizagem de práticas de Educação para a Biodiversidade. - Promover a construção de recursos educacionais regionalizados, pautados nas memórias bioculturais. |
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Tema do Minicurso II: Educação em Biologia: a potência de uma educação menor para abrir novas escutas com os gêneros e as sexualidades |
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Formador: Prof. Sandro Prado Santos – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 8h às 12h |
Geral: Dialogar com aportes conceituais e práticas educativas no enfrentamento aos ataques e ameaças aos debates de gêneros e sexualidades em suas relações com o campo da Educação em Ciências e Biologia a partir de exercícios educacionais menores; |
- A Educação em Biologia como território ético-estético-político; - Gêneros e sexualidades como dispositivos na constituição da Educação em Biologia; - Educação menor e Educação maior; - Educação em Biologia menor.
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Nº máx. Participantes: 20 pessoas
Carga Horária: 4h |
Específicos: - Promover redes de conversações voltadas para professores/as de Ciências e Biologia que dialoguem com estratégias de enfrentamento que privilegiam apropriação, produção e compartilhamento de conhecimentos situados nos debates de gêneros e sexualidades em suas relações com o campo da Educação em Ciências e Biologia; - Compartilhar e socializar possibilidades de invenções curriculares, práticas pedagógicas e experimentações que acionem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades nos territórios da Educação em Biologia.
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Tema do Minicurso III: Maratona de Inovação: Implantação de Práticas de Alfabetização Científica Através de Projetos de Pesquisa |
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Formador: Prof. Dr. Aldeni Melo de Oliveira |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 8h às 12h (1ª TURMA) 14h às 18h (2ª TURMA) |
Geral: Inserção de práticas de alfabetização científica através de projetos de pesquisa. |
– Explorar os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis;
– Mapas conceituais;
- Metodologias ativas;
– Aprendizagem significativa;
– Inclusão e Diversidade; |
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Nº máx. Participantes: 20 pessoas (em cada turma)
Carga Horária: 4h |
Específicos: - Conhecer e contextualizar os ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis; - Identificar a importância da aprendizagem significativa através da construção do processo de alfabetização científica; - Protagonizar – metodologias ativas, construção de mapas conceituais e o fazer científico, focado na realidade e na criação de ideias de projetos de pesquisa. |
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Tema do Minicurso IV: Meu aluno precisa de mim, e agora? Noções de adaptabilidade de materiais didáticos (livro e avaliação) para alunos autistas. |
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Formadoras: Profa. Dayse Maria da Cunha Sá – UNIFAP; Profa. Ligia Carvalho Dias Oliveira – UNIFAP; Profa. Paola Maria Feio Santos – UNIFAP; |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 8h às 11:30h 14h às 17h |
Geral: Instruir profissionais de ciências e biologia quanto aos estudantes autistas. |
-Aspectos históricos da Educação especial (Modelo escolar ideal). -Diferenças entre educação especial e inclusiva. -Características de alunos autistas e apoio pedagógico. -Perfil do professor na sala de aula para lidar com alunos especiais. -Adaptação de materiais didáticos (livro e avaliação). |
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Nº máx. Participantes: 15 pessoas
Carga Horária: 8h |
Específicos:
- Conhecer bases conceituais sobre educação inclusiva, especial e autismo.
- Fornecer instruções para elaboração de material curricular adaptado para alunos autistas. |
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Tema do Minicurso V: Afetografias: modos de escrever vidas na formação de professores |
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Formadoras: Profa. Marília Frade Martins – UFPA / Lêda Valéria Alves da Silva – UFPA |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 14h às 17h |
Geral: Cartografar a formação de professores de ciências e biologia como criação ética e estética |
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Nº máx. Participantes: 15 pessoas Carga Horária: 4h |
Específicos: - Pensar sobre os pressupostos das trajetórias formativas de professores. - Experimentar processos de escrita de si. |
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Tema da Oficina VI: Elaboração de Projetos Interdisciplinares na escola com uso de Produtos Educacionais |
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Formadores: Prof. Dra. Lilliane Miranda Freitas – UFPA / Profa. Esp. Jamille Paola de Souza de Jesus – UFPA / Acadêmica de Biologia Adriane Jamily Ferreira Hora – UFPA / Acadêmica de Biologia Gisele Damasceno dos Santos –UFPA / Acadêmico de Biologia William Lima da Costa – UFPA |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 8h às 12h 14h às 18h |
Geral: A oficina tem como objetivo discutir e compreender de que forma a abordagem interdisciplinar pode ser implementada no Ensino de Ciências e Biologia a partir da metodologia de projetos. Compreender as etapas necessárias para elaboração de projetos interdisciplinares, utilizando como apoio pedagógico um repositório digital de produtos educacionais, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a implementação de ações interdisciplinares, multiculturais e inclusivas. |
-Conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. -Ensino-aprendizagem através da metodologia de projetos. -Estrutura e componentes de projetos escolares. -Divulgação científica com Repositório digital de produtos educacionais como apoio para planejamento de projetos interdisciplinares. -Exemplos e construção de projetos escolares interdisciplinares. |
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Nº máx. Participantes: 15 pessoas
Carga Horária: 8h |
Específicos: -Discutir aspectos históricos, conceituais e pedagógicos da abordagem interdisciplinar. -Compreender a metodologia de projetos e as etapas para elaboração de projetos escolares interdisciplinares. -Conhecer as possibilidades de uso do repositório digital de produtos educacionais como apoio pedagógico para elaboração de projetos escolares. -Conhecer e elaborar exemplos de projetos interdisciplinares. |
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Tema do Minicurso VII: Experimentação Investigativa como Ferramentas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: Construção de uma visão crítica da Ciência |
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Formadoras: Profa. Gleicy Kelly Almeida Gonçalves / Profa. Pamella Lúcia Fontes da Silva |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 9h às 12h 14h às 18h |
Geral: Discutir a importância da Experimentação como prática pedagógica, para que possam ser desenvolvidas ações interdisciplinares através de abordagens temáticas, considerando o contexto sociocultural dos estudantes, diante disso, serão trabalhadas de forma articulada e contextualizada, para que o estudante passe a ser o ator ativo do seu processo de ensino-aprendizagem. |
Teoria: - Importância da Experimentação para a construção de um ensino-aprendizagem mais significativo. - Abordagens temáticas para promover a contextualização a serem aplicados na Educação básica. - Modelo metodológico dos três momentos pedagógicos para a construção da Experimentação investigativa. - Socialização de Experiências. Práticas Experimentais: - Bomba de Hidrogênio - Reações de Neutralização - Construção de um infográfico das camadas da terra - Construção de um infográfico das camadas da atmosfera
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Nº máx. Participantes: 15 pessoas
Carga Horária: 7h |
Específicos: - Promover a inserção da experimentação e investigação no Ensino de Ciências com foco na construção do pensamento crítico.
- Desenvolver práticas experimentais investigativas utilizando materiais e reagentes alternativos. |
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Tema da Oficina VIII: Diálogo de saberes amazônicos e a construção de práticas transformadoras no Ensino de Ciências |
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Formadores: Prof. Dr. Ramon de Oliveira Santana (UEAP) / Profa. Ma. Joaquina Malheiros Barboza (UNIFAP) / Profa. Ma. Silvana Santa Rosa (UNIFAP) |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 14h às 18h |
Geral: Apresentar aportes teóricos e práticos que fundamentam uma abertura epistêmica ao diálogo de saberes nas aulas de ciências naturais. |
- Desobediência epistêmica e o Lado oculto da Modernidade. - Giro epistêmico e interseções freirianas
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Nº máx. Participantes: 25 pessoas
Carga Horária: 4h |
Específicos: -Identificar cuidados necessários e as escolhas epistêmicas e ontológicas cruciais para se trabalhar com o diálogo entre os saberes. -Mapear caminhos possíveis para fortalecer a construção de práticas pedagógicas transformadoras que valorizem os saberes locais amazônicos. |
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Tema do Minicurso IX: Ciências Biológicas e Rupturas Epistêmicas |
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Formador: Prof. Eduardo Paiva de Pontes Vieira (UFPA) |
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Data/Horário |
Objetivos |
Conteúdo Programático |
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30/08 8h às 12h 14h às 18h |
Geral: Apresentar e caracterizar a epistemologia das ciências biológicas e suas rupturas epistêmicas |
– Epistemologia – Definições e Objeto de Estudo. – Epistemologia das ciências biológicas. – Autores franceses e rupturas epistêmicas (Georges Canguilhem, François Jacob, Michel Foucault). - Questões contemporâneas. - Epistemologia e formação de professores de biologia. -Epistemologia e ensino de ciências biológica. |
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Nº máx. Participantes: 20 pessoas
Carga Horária: 8h |
Específicos: |
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