A Semana de Interatividade da Biblioteconomia surgiu com o intuito de deixar a “marca” do curso de Biblioteconomia no calendário de eventos do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), cuja primeira edição foi realizada em 2012.

O evento nasceu pelas mãos de alunos, que se engajaram no desafio de criar um elo entre os cursos da FAED. Então nos perguntamos: se foi organizado por alunos, porque não chamar de “Semana Acadêmica da Biblioteconomia”? Eis que no conceito da primeira comissão organizadora, a palavra “acadêmica” remeteria a algo monótono e entediante, que não prenderia a atenção dos estudantes. Queríamos mais que isso. Queríamos que os futuros bibliotecários e outros estudantes do Centro sentissem prazer ao desfrutar da programação. Queríamos ser lembrados por muito mais do que uma pilha de livros empoeirados e uma série maçante de palestras. A ideia original previa uma mescla de temas, um auditório lotado, diversidade de assuntos e, acima de tudo INTERATIVIDADE.

Essa é a palavra-chave – INTERATIVIDADE. Interagir com os núcleos de informação de outras áreas do conhecimento e expandir o conhecimento. A ideia foi novidade e logramos êxito.
O slogan do primeiro ano, “Tour pela informação”, trazia consigo a preposição de viajar entre assuntos, conhecer universos paralelos ao nosso. Encontrar pontos onde a História, Geografia, Pedagogia e Biblioteconomia se unem. Propomos uma janela cultural, onde teríamos a chance de mostrar aos demais um pouco da nossa essência. Foi um convite para que todos entrassem nesse universo de informação. Abrimos a nossa casa para estudantes e professores de outras universidades, de outros cursos, a fim de trocar experiências que engrandecessem a todos. Aconteceram mesas redondas, apresentações, palestras, oficinas, exibição de filme. O objetivo foi alcançado e, para finalizar tal feito, um stand-up comedy de humor, mostrando para todos que deixamos de ser "a bibliotecária chata que pede silêncio": somos a geração de bibliotecários que, além de levar conhecimento e informação, também leva entretenimento ao usuário, e em alguns casos de maneira bem inusitada.

Na segunda edição do evento, com o tema “40 anos da Biblioteconomia UDESC”, deu-se continuidade a proposta de interatividade entre os cursos da FAED e, principalmente, entre os cursos de Biblioteconomia ofertados na UDESC e na UFSC, uma vez que o ano de 2013 foi marcado pelas comemorações de 40 anos de ambos os cursos. Assim, por meio de palestras e mesas redondas, buscou-se apresentar aos alunos, profissionais da área e professores, a trajetória trilhada até o momento e os rumos que estamos seguindo para crescer e desenvolver a profissão a cada dia.
Desde o início houve a preocupação em ouvir os alunos para a cada edição melhorar ainda mais o evento. No segundo ano foram adotadas sugestões que advieram da primeira edição, como o oferecimento de um curso prático voltado para a oratória acadêmica e a inclusão, cada vez mais, de atividades de entretenimento. Sendo assim, não poderiam faltar as contações de histórias, marca registrada do bibliotecário, profissional que torna as palavras, por meio da contação, em um universo de sonhos, imaginação e alegria.
Buscou-se também a interatividade por meio da troca de experiências entre as áreas de Arquivologia e Biblioteconomia, as quais se complementam seguindo o mesmo objetivo: tornar a informação acessível a todos.
Como um evento criado pelos alunos e para os alunos, as palestras visaram também discutir temas de interesse desses, como: o estágio extracurricular, a monitoria, os projetos de iniciação científica e de extensão universitária. Oportunidades essas que possuem grande importância para a formação do futuro profissional da informação.
No ano de 2014, será realizada a terceira edição da Semana da Interatividade com a temática: Gestão da Informação nas Organizações, resultado da parceria entre o Curso de Graduação em Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGinfo) na organização do evento. Desse modo pretende-se também promover a interatividade entre os alunos de graduação e pós-graduação da área da Ciência da Informação e os demais alunos do Centro e de outras universidades.

Florianópolis, 22 de julho de 2014.
Renata Stein, Karine Anselmo Reis, Daniela Spudeit e Priscilla Lüdtke Espíndola