Nair Yumiko Kobashi

Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1980), bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (1978), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Professora livre-docente (Área: Análise documentária) da Universidade de São Paulo. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e recuperação da Informação, com foco nos seguintes temas: Produção de informação documentária, Análise documentária, Indexação e resumos; Terminologia e linguagens documentárias, Construção e avaliação de vocabulários controlados (Tesauros, taxonomias e ontologias), Estudos métricos da informação (Bibliometria e Cientometria).

Ricardo Rodrigues Barbosa

UFMG

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972), Master of Business Administration e doutorado em Administração de Empresas pela Columbia University (1979 e 1985). Realizou pós doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto em 1996-1997. É professor titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de gestão do conhecimento, gestão da informação e inteligência competitiva.

Maria Teresa Santos Cunha

UDESC

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina ,Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada 5 , do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e docente dos PPG/Educação e PPG/ História da UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 2 .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE (2000), ALB (!999), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Perspectiva (UFSC)Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), Esboços (UFSC) , Montagem (Centro Universitário Moura Lacerda/Rib.Preto/SP), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS) , Revista Àgora/ UFSC, Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA) e Patrimônio e Memória (UNESP/Assis/SP). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História Cultural, História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Memória, Acervos Pessoais, Patrimônio Cultural e Gênero.Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013.

Lourival José Martins Filho

UDESC

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação e Cultura todos pela Udesc. Realizou seu Doutorado na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo/RS e o Pós Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na Udesc é Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação. É integrante de Associação Brasileira de Alfabetização e Avaliador do Mec/Inep. Participa de projetos em Grupos de pesquisa na Udesc e na Puc/Pr. Tem experiência em Docência e Direção de Unidade Educativa na Educação Básica e na Educação Superior. Colabora com diversas redes de ensino em eventos de formação de educadores(as) e na avaliação e sistematização de propostas curriculares e planos municipais de educação. Atualmente realiza ações de pesquisa e extensão na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Gestão Educacional, Aprendizagem e Alteridade na Sociedade da Informação.

Francisco Henrique de Oliveira

UDESC

Graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993. Obteve o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002. Em 2012, como bolsista do CNPq realizou no primeiro semestre seu pós-doutorado na RWTH - Aachen University Instituto de Geodésia Alemanha, e no segundo semestre do mesmo ano continuou seu pós doc na UNI - University of Northern Iowa Departamento de Geografia - EUA, tendo como foco a temática do Cadastro Territorial Multifinalitário. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado do Lincoln Institute of Land Policy Boston - USA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cadastro Territorial Multifinalitário, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário e cartografia temática.

Enrique Muriel Torrado

UFSC

Possui graduação em Licenciatura en Documentación pela Universidade de Extremadura (2007), graduação em Diplomatura en Biblioteconomía y Documentación pela Universidade de Extremadura (2005), mestrado em Máster en Información Científica pela Universidad de Granada (2008) , mestrado em Máster en Documentación Digital pela Universitat Pompeu Fabra (2008) e doutorado em Doctorado en Documentación pela Universidad de Granada (2012) . Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Marilia Maria Roslindo Damiani Costa

UFSC

É doutora em Engenharia de Produção, na área de Inteligencia Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2003). mestre em Administração, na área de Administração Pública pela UFSC (1993), especialista em Administração e Gerência de Bibliotecas e Centros de Informação Documentária pela UnB (1981) e bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (1976). Trabalhou quase 10 anos como bibliotecária em empresas públicas e privadas nas áreas de apoio à pesquisa tecnológica, planejamento empresarial e informação jurídica. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina há 26 anos, atua no Curso de Graduação em Biblioteconomia e no Mestrado em Ciência da Informação, área de Gestão da Informação-PGCIN. Tem experiência na área de gestão da informação e gestão do conhecimento.

Patricia Santos

SEBRAE

Mestre em Engenharia de Produção e Qualidade (UFSC), MBA em Gestão Estratégica de Vendas (FGV), especialização em Administração de empresas (FGV) e Graduada em Marketing (ESPM). Sócia da Conexão Desenvolvimento Organizacional Ltda. Palestrante, consultora de empresas, docente em cursos de Pós-Graduação. Ministra há mais de 19 anos palestras e seminários nas áreas de comunicação, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal, autoconhecimento e gestão de pessoas. Conferencista do I, IV e IX Congresso Mundial de Administração. O conteúdo de seus trabalhos, além de extremamente motivacional e bem humorado, tem o foco no desenvolvimento pessoal e profissional.  www.patriciasantos.com.br