EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES

O Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER, torna público, para conhecimento de todos interessados, que se encontra aberto o Edital para a seleção de monitores para o III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades.

  1. DOS OBJETIVOS 

    1. O presente edital tem como objetivo selecionar monitores(as) vinculados(as) a Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, para auxiliar nas apresentações dos grupos de trabalhos no III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades.

    2. A monitoria é voltada para estudantes que demonstram interesse e habilidades na gestão de eventos acadêmicos e científicos, ou que desejam vivenciar atividades nesse âmbito. Dessa forma, oferece uma oportunidade para enriquecer a formação dos alunos, permitindo que se tornem agentes críticos e construtores de sua realidade.

  2. DA INSCRIÇÃO

    1. A inscrição será realizada por meio de formulário online, disponível em: https://forms.gle/ngvBEMPZVnYJm9RA6 

    2. O período de inscrição será de 10 de outubro de 2024 a 31 de outubro de 2024;

    3. Não serão aceitas inscrições posteriores à data acima estabelecida;

    4. A inscrição do(a) candidato(a) expressa conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital;

    5. Serão indeferidas as inscrições com preenchimento incompleto do "Formulário de Inscrição Online" ou que não estiverem de acordo com as normas deste edital;

    6. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por falhas de envio ou recebimento de e-mails decorrentes de problemas de conexão com a internet, filtros de spam, ou erros no preenchimento dos dados fornecidos pelo(a) candidato(a). 

    7. Caso a Comissão Organizadora examine e comprove a falsidade de alguma informação, em qualquer tempo, o(a) candidato(a) será imediatamente excluído(a) do processo de avaliação. 

  3. REQUISITOS 

    1. Poderão se inscrever, graduandos/as e pós-graduandos/as vinculados a Instituições de Ensino Públicas e/ou Privadas. 

    2. Ter disponibilidade nos dias e horários das apresentações orais, conforme o turno  selecionado.  

    3. Ter disponibilidade para participar ativamente do evento, incluindo a assistência nos dias e horários das apresentações orais, conforme o turno selecionado.

    4. Possuir habilidades de comunicação verbal e escrita, que permitam interagir efetivamente com palestrantes, participantes e outros monitores, garantindo um ambiente colaborativo.

    5. Demonstrar proatividade e capacidade de resolução de problemas, ajudando a garantir o bom andamento das atividades do evento.

    6. Estar familiarizado/a com ferramentas e plataformas digitais que serão utilizadas durante o evento, garantindo fluidez na comunicação e nas atividades online, ou demonstrar disposição para aprender a utilizá-las, caso não tenha experiência prévia.

    7. Comprometimento com a ética e o respeito às normas do evento, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os participantes.

    8. Participar da Formação ofertada pela Comissão Organizadora para os monitores do evento.

    9. Terão preferência na seleção os monitores/as que possuem experiência em participação de eventos e/ou monitorias.

 

  1. DAS RESPONSABILIDADES DO/A MONITOR/A 

    1. Cabe aos monitores, nas atividades que antecedem o III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades.

      1. Engajar-se nas atividades de divulgação; 

      2. Participar da organização de documentos e materiais necessários para o evento, garantindo que todos os recursos estejam disponíveis e bem organizados.

      3. Participar de reuniões com a Comissão Organizadora, contribuindo com ideias e sugestões, além de acompanhar as orientações e decisões tomadas.

      4. Colaborar na elaboração de cronogramas e na logística do evento, assegurando que todas as etapas sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos.

      5. Seguir as orientações da Comissão Organizadora do III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades, garantindo a execução adequada das tarefas atribuídas.

      6. Estar disponível para colaborar em qualquer outra atividade que a Comissão considere pertinente para o bom andamento do evento.

      7. Participar da Formação ofertada pela Comissão Organizadora para os monitores do evento.

    2.  Cabe aos monitores, durante o evento: 

      1. Organizar as salas virtuais do evento para garantir que a programação seja atendida de forma eficiente e eficaz.

      2. Recepcionar os palestrantes e participantes de forma cordial, garantindo que todos se sintam bem-vindos e confortáveis na plataforma utilizada.

      3. Orientar os participantes e esclarecer dúvidas sobre a programação, horários e links das atividades, contribuindo para uma experiência positiva.

      4. Atender às demandas do evento sob a orientação do Coordenador da Comissão da qual fará parte, respeitando os horários determinados e as diretrizes estabelecidas.

      5. Contribuir em outras atribuições que a Comissão considerar pertinentes, mostrando flexibilidade e disposição para ajudar no que for necessário.

    3. Todas as atividades realizadas pelos monitores serão supervisionadas pela Comissão Organizadora do referido evento, assegurando que as responsabilidades sejam cumpridas e que o evento ocorra de maneira ordenada e eficaz.

  2. DA CERTIFICAÇÃO E CARGA HORÁRIA 

    1. Os monitores/as selecionados receberão certificação de acordo com a carga horária que cumprirem, incluindo o tempo previsto em sua formação, participação no Grupo de Trabalho (GT) e nas palestras. Será fornecido um certificado com carga horária mínima de 10 horas e máxima de 24 horas.

    2. A certificação será fornecida após o evento. Em caso de necessidade de declaração durante o evento, esta deve ser solicitada à Secretaria Geral.

  3. DO RESULTADO 

    1. O resultado da seleção será divulgado através dos e-mails cadastrados, conforme cronograma, e também será postado na página do evento.

    2. O resultado da seleção será definitivo, não cabendo recursos ou revisões após sua divulgação.

    3. O não comparecimento do candidato convocado no prazo estipulado ou a não aceitação da vaga, acarretará no cancelamento da sua classificação e, em consequência, será chamado o candidato classificado logo em seguida, obedecendo-se a ordem de classificação;

 

  1. CRONOGRAMA 

ATIVIDADES 

DATA

Inscrições

De 10 de setembro de 2024 a 31 de outubro de 2024

Resultado

A partir do dia 04 de novembro de 2024

 

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS 

    1. Fica definida pela Coordenação do evento a formação de um cadastro de reserva para as inscrições que excederem o número de vagas estabelecido, obedecendo à ordem sequencial de inscrição.

    2. Os monitores/as selecionados não receberão nenhuma bolsa auxílio, nem remuneração pelo trabalho realizado durante o evento, estando cientes disso no momento da inscrição.

    3. Quaisquer situações não previstas neste edital serão resolvidas pela Coordenação do evento, que tomará as decisões necessárias para garantir a organização e o bom andamento do III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades. A Coordenação reserva-se o direito de fazer ajustes e atualizações nas normas e procedimentos, que serão comunicados aos envolvidos por meio de e-mail ou outros meios oficiais.

    4. Este edital entrará em vigor na data de sua publicação, na página do evento. 

 

Florianópolis, 10 de outubro de 2024.

 

 

Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira

Coordenador Geral do Evento