O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

22/08/2019 até 19/09/2019

O III SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IFPI CAMPUS ANGICAL, que ocorrerá nos dias 25 E 26 de setembro de 2019, proporcionará aos estudantes e profissionais a oportunidade de apresentar e discutir discutir as múltiplas abordagens sobre pesquisa e extensão e suas implicações para o desenvolvimento educacional, profissional e tecnológico na sociedade contemporânea por meio de debates, comunicações científicas e mostra extensionista nos eixos de Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Formação de Professores. As informações necessárias para a submissão dos trabalhos no evento encontram-se abaixo: 

Calendário de submissão dos trabalhos no III Sempeex seguirá o seguinte calendário: 

DATA ATIVIDADE
Até o dia 17/09/2019 Envio dos trabalhos 
Até 21/09/2019 Divulgação dos trabalhos aprovados

As apresentações de trabalhos acontecerão nas comunicações orais no dia 26/09/2019.

NORMAS GERAIS:

  1. O envio do resumo deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico através do site: https://www.doity.com.br/iiisempeex. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail.
  2. Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos como apresentador(a). Cada participante poderá ser autor/coautor/orientador de no máximo 10 (dez) trabalhos.
  3. O (a) apresentador (a) deverá estar, obrigatoriamente, inscrito no III Seminário de Pesquisa e Extensão antes do envio do resumo.
  4. Para cada trabalho selecionado e apresentado será emitido somente 01 (um) certificado, constando nomes de todos os autores. Serão relacionados apenas os autores informados no ato da inscrição do trabalho e presentes no resumo.
  5. Os trabalhos selecionados serão avaliados durante a realização do III Sempeex, de acordo com a programação oficial e haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados. 
  6. Os trabalhos aceitos serão disponibilizados no site do III Sempeex com as respectivas datas e horários de apresentação. O horário estabelecido deverá ser seguido com rigor.
  7. Grupos temáticos do III SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO:

    GRUPOS TEMÁTICOS
    GT 01 - Política de Assistência Estudantil
    Reunir pesquisas que retratem estudos sobre o desenho, implementação e avaliação dos diversos programas e projetos (PIBIC, PIBID, Alimentação, Cotas, Saúde etc.) e suas implicações nos processos de inclusão e desenvolvimento estudantil.
    GT 02 - Educação, Relações Étnico Raciais e Interculturalidade
    Reunir estudos referentes às políticas de ações afirmativas, em particular a implementação a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, e voltada para valorização dos processos históricos, identitários e respei to às diferenças e diversidades em práticas educativas dentro ou fora dos centros educacionais, refletindo os processos de colonização e descolonização de saberes.
    GT 03 - Educação, Gênero e Sexualidade
    Debater estudos que tem como objeto a relação entre educação e gênero e suas implicações nas relações de poder, estruturação das relações sociais, identidades e corporeidade no mundo contemporâneo.
    GT 04 -  Educação Especial e Tecnologias Assistivas
    Debater políticas e práticas educacionais de acessibilidade com ênfase na formação de professores e recursos didáticos voltados para o atendimento educacional dos estudantes como necessidades educacionais temporárias ou permanentes relacionadas às deficiências, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
    GT 05 - Formação de Professores
    Promover debates sobre formação inicial e continuada de docentes no atual contexto de mudanças político institucionais e suas implicações sobre o currículo, práticas, saberes e formação da identidade profissional docente com atuação em diversos níveis e modalidades de ensino.
    GT 06 - Educação Matemática
    Discutir estudos sobre educação matemática no contexto da investigação multidimensional com implicações na formação docente e práticas educativas centradas em pedagogias ativas e inovadoras como a modelagem, gameficação do ensino, etnoinformática, etnomatemática, afrotenomatemática. educação inclusiva dentre outros.
    GT 07 - Ensino de Física no século XXI
    Discutir os desafios para o ensino de física em contextos marcados pelas diferenças, desigualdades socioeconômicas e regio nais no acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Além, de debater estudos que retratem educação inclusiva e inovações no ensino aprendizagem em consonância com as novas perspectivas tecnológicas.
    GT 08 - Ensino de Ciências
    Problematizar sobre as abordagens teórico metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Apresentar as possibilidades de promover a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem relacionada à difusão e à popularização da ciência e tecnologia. Debater os aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências.
    GT 09 - Educação, Tecnologias e Profissionalização
    Promover debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho e os desafios para currículo no ensino médio integrado no contexto das recentes mudanças institucionais. Ademais, refletir a relação entre as novas tecnologias da informação e da comunicação com a educação, destacando os obstáculos, desafios e oportunidades para o desenvolvimento pessoal, social e profissional na sociedade global desigual.
    GT 10 - Gestão, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade
    Promover reflexões interconectadas como o campo da administração envolvendo estudos sobre as organizações públicas, privadas e do terceiro setor, buscando destacar as abordagens, teorias e técnicas da ciência administrativa, estudos que destaquem o desenvolvimento local e regional, promovam e busquem a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade nos mais diversos tipos organizacionais, perpassando pela gestão de pessoas, pela administração de marketing, pelos proces sos financeiros e orçamentários organizacionais, gestão da produção, logística e sistemas de informações gerenciais.
    GT 11- Educação Ambiental e Desenvolvimento
    Debater pesquisas envolvendo a educação ambiental e sua relação com desenvolvimento da sociedade contemporânea, em particular sobre as possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, preservação ambiental e suas implicações para o meio urbano, economia local e global.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO:

O template de sugestão para a apresentação oral encontra-se abaixo no link de template de submissão.

O tempo máximo de apresentação de cada trabalho é de 12 minutos. O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido.

As apresentações devem ser elaboradas seguindo as seguintes normas:

- Usar o formato PowerPoint, com orientação da página: Paisagem, conforme modelo disponibilizado no site; Salvar o arquivo em ppt ou pptx é recomendado trazer uma cópia salva em pdf para caso o arquivo inicial não abra.

- Utilizar tamanho de letra (mínimo 20) adequada para visualização em salas de porte médio;

- É recomendável a utilização de imagens e/ou gráficos.

- Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 10 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala;

- Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show), é recomendado que leve o seu notebook para sua apresentação.

- O título da apresentação oral deverá ser o mesmo utilizado no resumo;

Os trabalhos serão avaliados por Comissão Avaliadora que atribuirá notas de maneira individual, gerando média classificatória não passível de recurso.

Os trabalhos aprovados e não apresentados no III Sempeex não serão incluídos nos anais do evento.