I Semana de Letras

27 de novembro de 2019, 14h30 até 30 de novembro de 2019, 17h30

IFAL - Campus Arapiraca, Arapiraca, AL

Sobre

A I Semana de Letras marca o ano inicial do curso de Licenciatura em Letras do IFAL - Campus Arapiraca e reúne pesquisadores de vários estados do país em palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas que discutirão os mais diversos aspectos da língua e da literatura brasileira, tais como: a neurociência e o ensino, literatura e ciência, leitura, literatura brasileira e letramento digital. A inscrição dará direito à apresentação de trabalho (desde que aceito pelo comitê científico do evento) na modalidade comunicação oral e à publicação nos anais do evento, com ISSN. Apresentações culturais e o lançamento da Revista Tecituras, revista do GIELLPS (Grupo de investigação e estudos em literatura, língua e práticas sociais), complementarão o evento.

Local do evento

IFAL - Campus Arapiraca - 57317-291, Rodovia AL-110, Deputado Nezinho, Arapiraca, Alagoas

Palestrantes

  • Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza - IFAL

    Possui graduação em Letras - Português - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Letras - Português - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é efetivo do Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, letramento, leitura, gêneros e literatura brasileira.

  • Profa.Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro - CEFET - MG

    Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio, dando aulas de Redação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros). É associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tendo sido coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial (GPPE) por 8 anos. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial) e "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com apoio da Fapemig.

  • Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo - IFAL

    Possui doutorado e Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2011/2007) Atualmente é professor de língua inglesa do Instituto Federal de Alagoas - Campus - Maceió. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, professor, aluno, ensino, aprendizagem, leitura, escrita, reescrita.

  • Profa.Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL

    ou graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), com doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). Sou professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas (2002). Fui professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, no período de 2002 a 2018, no qual orientei 03 teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado, 13 monografias de especialização, 52 trabalhos de conclusão de curso TCC (graduação), 13 orientações de Iniciação Científica, financiadas pelo CNPq/Capes/Fapeal e Ufal. Atualmente sou docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Formação de professores e educação continuada. Sou líder do Grupo de Pesquisa CNPq Investigação e Estudos em Variação Linguística, Leitura, Escrita e Alfabetização. Desde 2010, sou membro do Grupo de Pesquisa ?Escola, Currículo e Formação de Identidades? - CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. No período de 2008 a 2013, coordenei o PROCAD Edital 168/2007 - Capes, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolvemos a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Fui Coordenadora de Área do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolvi a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade? e da qual participam mais de 20 bolsistas de Iniciação à Docência e 03 Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 02 escolas públicas municipais da cidade de Olho DÁgua das Flores -Al. No período de 2006 a 2008, coordenei o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL e em 2018 atuei como Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFAL. Em 2007 coordenei o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenei em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação. Coordenei também o I, II, III e IV (2011, 2013, 2016 e 2019) Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, eventos realizados em parceria a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e a RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UFPI, UERN, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. Atuo como avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP desde 2006. Atualmente sou Coordenadora de área do Pibid Pedagogia do Campus Maceió-Ufal, tem como título ?Alfabetização e letramento na primeira etapa do Ensino Fundamental?.

  • Profa.Dra. Maria Inez Matoso Silveira - UFAL

    Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL ? Grupo de Estudos do Texto e da Leitura ? Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.

  • Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves - UFS

    Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2016), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1991). Professora do Programa de Pós graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe; Professora de psicologia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - Soter. Desenvolve pesquisas em Psicologia, religião e espiritualidade em uma linha fenomenológica existencial; pesquisa ainda psicologia e educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Religião, saúde e terapêuticas populares.

  • Prof. Dr. Roberto Sarmento Lima - UFAL

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1992) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (1998). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, onde ensina desde 1978. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, discurso, modernidade, poesia e linguagem.

  • Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima - IFAL

    Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil(2014), mestrado em Letras e linguística pela UFAL, professora aposentada pela UNEAL, onde atuaou com disciplinas na área de linguística e literatura. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas - Campus Batalha , Brasil.

  • Prof. Me. Sérgio Rocha da Silva - Secretaria Estadual de Educação

    Mestre em Educação CEDU/PPGE/UFAL/Seleção 2013/1. Especialista em Formação para a Docência do Ensino Superior pelo CESMAC e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela UFAL. Graduado em LETRAS pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Diretor de Escola pública. Professor concursado pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo e professor concursado pela Secretaria de Estado da Educação, estando lotado na Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, 12ª Gerência Regional de Educação - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando, principalmente, no seguinte tema:Língua Portuguesa, Espahola e Linguística com ênfase em Leitura e Cognição. Ex-Bacharelando do Curso de Direito pela FITs. Ex-professor da Faculdade Raimundo Marinho, ex-tutor de EAD do CEAP Cursos, pólo da UNOPAR Ex-professor do Curso de Especialização em Língua Portuguesa pelo CEAP Cursos/Maurício de Nassau Maceió/AL. 

  • Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva - IFAL

    Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem da língua, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na escola, gêneros discursivos e estilo, mediação e formação de professores.

Programação

Horário Atividade Descrição
27/11
19h00 Auditório A literatura contemporânea: debate e representação
Palestra
Prof. Dr. Roberto Sarmento Lima

Prof.Dr, Roberto Sarmento Lima

A palestra discutirá a literatura contemporânea agtravés de  textos de Geovani Martins, Marcelino Freire, André Sant'Anna, e outros da atualidade. 

28/11
08h30 Auditório Estudos dialógicos da linguagem
Mesa-redonda
Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo, Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva

 Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva(IFAL), Profa. Ma. Jane Cleide dos Santos Bezerra (UNEAL) e Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo (IFAL)

Horário Atividade Descrição
28/11
08h30 Auditório O teatro brasileiro contemporâneo
Oficina

Prof. Esp. Igor Augusto da Silva de Vasconcelos.

11h00 Auditório Avaliação em compreeensão leitora
Palestra
Prof. Me. Sérgio Rocha da Silva

Prof. Me. Sérgio Rocha da Silva. A palestra relatará uma pesquisa situada na área de leitura e cognição em língua portuguesa que objetivou identificar os níveis de compreensão leitora de alunos de uma Escola Pública Municipal de Maceió. A pesquisa foi caracterizada como quali-quantitativa, interpretativa e colaborativa e foi levada a efeito com 50 alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, serão discutidos testes de compreensão de textos (teste Cloze e teste de múltipla escolha) e protocolos interacionais de leitura.  Teremos como racionalidade teórica a abordagem cognitiva da leitura,considerando o processamento da compreensão leitora, suas estratégias e seus pressupostos defendidos por Kleiman (2002), Silveira (2005), Leffa (1996), Pereira (2009), Santos (2009), além de Bortoni-Ricardo (2012).

14h30 Auditório A crônica como motivação para ler e escrever
Oficina
Profa.Dra. Maria Inez Matoso Silveira

Profa.Dra. Maria Inez Matoso da Silveira (UFAL)

14h30 Sala 5 O conceito de língua em Saussure: continuidade e alteração
Minicurso

Prof. Ma. Dayanne Teixeira Lima (IFAL) 

Sabe-se que o conceito de língua do linguista genebrino Ferdinand de Saussure, a quem foi atribuído o título de pai da Linguística Moderna, foi fundamental para o estabelecimento da ciência linguística. Ao definir a língua como um sistema de signos e elegê-la como o objeto linguístico por excelência, Saussure formulou os subsídios teórico-metodológicos necessários para as reflexões linguísticas do século XX até os dias de hoje. No entanto, esse mesmo conceito basilar foi duramente criticado posteriormente em função de seu caráter abstrato e estático, características estas que distanciam a língua do sujeito e, consequentemente, de sua historicidade. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste minicurso é discutir o conceito saussuriano de língua a partir de dois princípios pouco abordados na literatura da área, a saber, os princípios da continuidade e da alteração. Tais princípios, a nosso ver, problematizam o caráter extremamente imóvel comumente associado ao conceito de língua em Saussure. Para tanto, partiremos de duas obras que compõem o corpus saussuriano na atualidade: o Curso de Linguística Geral (2006 [1916]) e os Escritos de Linguística Geral (2004 [2002]).

14h30 Sala 6 Ficção científica: do prazer de ler às descobertas das ciências
Minicurso

Prof. Me. José Leandro Costa Gomes

14h30 Sala 9 A criação literária
Oficina

Prof. Me. Ismar Francisco Prado Torres

29/11
14h30 Sala 6 Ciência e Literatura em O alienista, de Machado de Assis
Oficina
Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza

Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza (IFAL) e Prof. Me. José Leandro Costa Gomes (IFAL)

Horário Atividade Descrição
29/11
11h00 Auditório Leitura e ensino
Palestra
Profa.Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Profa. Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

14h30 Auditório Neurociência e educação: contribuições nas dificuldades de aprendizagem
Minicurso
Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves

Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)

14h30 Sala 9 Lima Barreto e a crítica ao positivismo
Minicurso

Prof. Me. Lucas Menezes Fonseca (IFAL) 

A obra do escritor Lima Barreto é marcada pelo engajamento e por reflexões sobre seu tempo. Escrevendo no início do século XX no período da chamada "República Velha", percorreu em seus romances, crônicas e textos diversos temas com uma aguda crítica social. Nesse sentido, o pensamento e a ciência positivista, bastante influente na época e na própria formação da república brasileira, foi também objeto de suas observações. Fazendo esse recorte, nosso minicurso pretende explorar a crítica ao pensamento positivista presente na obra de Lima Barreto.

14h30 Sala 5 Docência e Memória: Os relatos autobiográficos como momento de evocação das trajetórias de vida e construção da identidade docente
Oficina

Profa. Dra. Divanir Maria de Lima Reis

Horário Atividade Descrição
30/11
08h30 Auditório Letramento Digital
Palestra Sessão Nacional
Profa.Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro

Profa. Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro

11h00 Auditório Contação de histórias e ensino
Oficina
Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima

Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima (IFAL)

14h30 Salas a serem definidas Comunicações orais
Apresentação Oral

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

a) os trabalhos enviados para apresentação nos Grupos de Trabalho deverão enquadrar-se nas seguintes normas, vigendo, para aquilo que não estiver expressamente previsto, as normas da ABNT formatação de trabalhos acadêmicos;

b) o trabalho completo selecionado deverá ser enviado para o e-mail do grupo de trabalho, ou formulário eletrônico disponível no site oficial do evento entre os dias 30 de setembro e 10 de novembro de 2019;

c) o trabalho deverá ser enviado em formato “.doc” ;

d) o documento deverá ter extensão mínima de oito (8) e máxima de doze (12) páginas, incluindo as referências bibliográficas e excluindo a página na qual conste o resumo do texto;

e) trazer o título do trabalho no topo da primeira página, fonte tamanho 14, centralizado, em negrito;

f) discriminar os autores do trabalho abaixo do título principal

g) trazer, na primeira página, nota de rodapé na qual conste os seguintes dados dos(as) autores(as): titulação, instituição de origem e e-mail de contato (opcional);

h) incluir, fora da contagem dos limites mínimos e máximos de páginas, um resumo de no máximo 2200 caracteres com espaços, precedido do título e seguido de três palavras-chave;

i) ser formatado em folha tamanho A4, com as margens superior e esquerda com 3 cm, e inferior e direita com 2 cm de dimensão;

j) utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto;

k) utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, alinhamento à direita, com margem de 4 cm, para citações diretas acima de três linhas;

l) quadros, tabelas, mapas e imagens devem constar no corpo do texto;

m) as referências bibliográficas completas das obras de fato citadas ao longo do texto deverão ser apresentadas ao final do trabalho, e devem estar de acordo com as normas da ABNT;

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