Sobre
A I Semana de Letras marca o ano inicial do curso de Licenciatura em Letras do IFAL - Campus Arapiraca e reúne pesquisadores de vários estados do país em palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas que discutirão os mais diversos aspectos da língua e da literatura brasileira, tais como: a neurociência e o ensino, literatura e ciência, leitura, literatura brasileira e letramento digital. A inscrição dará direito à apresentação de trabalho (desde que aceito pelo comitê científico do evento) na modalidade comunicação oral e à publicação nos anais do evento, com ISSN. Apresentações culturais e o lançamento da Revista Tecituras, revista do GIELLPS (Grupo de investigação e estudos em literatura, língua e práticas sociais), complementarão o evento.
Local do evento
IFAL - Campus Arapiraca - 57317-291, Rodovia AL-110, Deputado Nezinho, Arapiraca, Alagoas
Palestrantes
-
Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza - IFAL
Possui graduação em Letras - Português - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Letras - Português - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é efetivo do Instituto Federal de Alagoas - Matriz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, letramento, leitura, gêneros e literatura brasileira.
-
Profa.Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro - CEFET - MG
Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio, dando aulas de Redação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros). É associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tendo sido coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial (GPPE) por 8 anos. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial) e "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com apoio da Fapemig.
-
Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo - IFAL
Possui doutorado e Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2011/2007) Atualmente é professor de língua inglesa do Instituto Federal de Alagoas - Campus - Maceió. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, professor, aluno, ensino, aprendizagem, leitura, escrita, reescrita.
-
Profa.Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante - UFAL
ou graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), com doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). Sou professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas (2002). Fui professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, no período de 2002 a 2018, no qual orientei 03 teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado, 13 monografias de especialização, 52 trabalhos de conclusão de curso TCC (graduação), 13 orientações de Iniciação Científica, financiadas pelo CNPq/Capes/Fapeal e Ufal. Atualmente sou docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Formação de professores e educação continuada. Sou líder do Grupo de Pesquisa CNPq Investigação e Estudos em Variação Linguística, Leitura, Escrita e Alfabetização. Desde 2010, sou membro do Grupo de Pesquisa ?Escola, Currículo e Formação de Identidades? - CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. No período de 2008 a 2013, coordenei o PROCAD Edital 168/2007 - Capes, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolvemos a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Fui Coordenadora de Área do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolvi a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade? e da qual participam mais de 20 bolsistas de Iniciação à Docência e 03 Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 02 escolas públicas municipais da cidade de Olho DÁgua das Flores -Al. No período de 2006 a 2008, coordenei o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL e em 2018 atuei como Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFAL. Em 2007 coordenei o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenei em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação. Coordenei também o I, II, III e IV (2011, 2013, 2016 e 2019) Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, eventos realizados em parceria a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e a RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UFPI, UERN, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. Atuo como avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP desde 2006. Atualmente sou Coordenadora de área do Pibid Pedagogia do Campus Maceió-Ufal, tem como título ?Alfabetização e letramento na primeira etapa do Ensino Fundamental?.
-
Profa.Dra. Maria Inez Matoso Silveira - UFAL
Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL ? Grupo de Estudos do Texto e da Leitura ? Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.
-
Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves - UFS
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2016), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1991). Professora do Programa de Pós graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe; Professora de psicologia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - Soter. Desenvolve pesquisas em Psicologia, religião e espiritualidade em uma linha fenomenológica existencial; pesquisa ainda psicologia e educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Religião, saúde e terapêuticas populares.
-
Prof. Dr. Roberto Sarmento Lima - UFAL
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1992) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (1998). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, onde ensina desde 1978. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, discurso, modernidade, poesia e linguagem.
-
Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima - IFAL
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil(2014), mestrado em Letras e linguística pela UFAL, professora aposentada pela UNEAL, onde atuaou com disciplinas na área de linguística e literatura. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas - Campus Batalha , Brasil.
-
Prof. Me. Sérgio Rocha da Silva - Secretaria Estadual de Educação
Mestre em Educação CEDU/PPGE/UFAL/Seleção 2013/1. Especialista em Formação para a Docência do Ensino Superior pelo CESMAC e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela UFAL. Graduado em LETRAS pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Diretor de Escola pública. Professor concursado pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo e professor concursado pela Secretaria de Estado da Educação, estando lotado na Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, 12ª Gerência Regional de Educação - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando, principalmente, no seguinte tema:Língua Portuguesa, Espahola e Linguística com ênfase em Leitura e Cognição. Ex-Bacharelando do Curso de Direito pela FITs. Ex-professor da Faculdade Raimundo Marinho, ex-tutor de EAD do CEAP Cursos, pólo da UNOPAR Ex-professor do Curso de Especialização em Língua Portuguesa pelo CEAP Cursos/Maurício de Nassau Maceió/AL.
-
Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva - IFAL
Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em ensino e aprendizagem da língua, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na escola, gêneros discursivos e estilo, mediação e formação de professores.
Programação
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
27/11 | ||
19h00 Auditório |
A literatura contemporânea: debate e representação
Palestra |
Prof.Dr, Roberto Sarmento Lima A palestra discutirá a literatura contemporânea agtravés de textos de Geovani Martins, Marcelino Freire, André Sant'Anna, e outros da atualidade. |
28/11 | ||
08h30 Auditório |
Estudos dialógicos da linguagem
Mesa-redonda Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo, Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva |
Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva(IFAL), Profa. Ma. Jane Cleide dos Santos Bezerra (UNEAL) e Prof. Dr. Antônio Cícero de Araújo (IFAL) |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
28/11 | ||
08h30 Auditório |
O teatro brasileiro contemporâneo
Oficina |
Prof. Esp. Igor Augusto da Silva de Vasconcelos. |
11h00 Auditório |
Avaliação em compreeensão leitora
Palestra |
Prof. Me. Sérgio Rocha da Silva. A palestra relatará uma pesquisa situada na área de leitura e cognição em língua portuguesa que objetivou identificar os níveis de compreensão leitora de alunos de uma Escola Pública Municipal de Maceió. A pesquisa foi caracterizada como quali-quantitativa, interpretativa e colaborativa e foi levada a efeito com 50 alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, serão discutidos testes de compreensão de textos (teste Cloze e teste de múltipla escolha) e protocolos interacionais de leitura. Teremos como racionalidade teórica a abordagem cognitiva da leitura,considerando o processamento da compreensão leitora, suas estratégias e seus pressupostos defendidos por Kleiman (2002), Silveira (2005), Leffa (1996), Pereira (2009), Santos (2009), além de Bortoni-Ricardo (2012). |
14h30 Auditório |
A crônica como motivação para ler e escrever
Oficina |
Profa.Dra. Maria Inez Matoso da Silveira (UFAL) |
14h30 Sala 5 |
O conceito de língua em Saussure: continuidade e alteração
Minicurso |
Prof. Ma. Dayanne Teixeira Lima (IFAL) Sabe-se que o conceito de língua do linguista genebrino Ferdinand de Saussure, a quem foi atribuído o título de pai da Linguística Moderna, foi fundamental para o estabelecimento da ciência linguística. Ao definir a língua como um sistema de signos e elegê-la como o objeto linguístico por excelência, Saussure formulou os subsídios teórico-metodológicos necessários para as reflexões linguísticas do século XX até os dias de hoje. No entanto, esse mesmo conceito basilar foi duramente criticado posteriormente em função de seu caráter abstrato e estático, características estas que distanciam a língua do sujeito e, consequentemente, de sua historicidade. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste minicurso é discutir o conceito saussuriano de língua a partir de dois princípios pouco abordados na literatura da área, a saber, os princípios da continuidade e da alteração. Tais princípios, a nosso ver, problematizam o caráter extremamente imóvel comumente associado ao conceito de língua em Saussure. Para tanto, partiremos de duas obras que compõem o corpus saussuriano na atualidade: o Curso de Linguística Geral (2006 [1916]) e os Escritos de Linguística Geral (2004 [2002]). |
14h30 Sala 6 |
Ficção científica: do prazer de ler às descobertas das ciências
Minicurso |
Prof. Me. José Leandro Costa Gomes |
14h30 Sala 9 |
A criação literária
Oficina |
Prof. Me. Ismar Francisco Prado Torres |
29/11 | ||
14h30 Sala 6 |
Ciência e Literatura em O alienista, de Machado de Assis
Oficina |
Profa. Dra. Adriana Nunes de Souza (IFAL) e Prof. Me. José Leandro Costa Gomes (IFAL) |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
29/11 | ||
11h00 Auditório |
Leitura e ensino
Palestra |
Profa. Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante |
14h30 Auditório |
Neurociência e educação: contribuições nas dificuldades de aprendizagem
Minicurso |
Profa. Dra. Maria Jeane dos Santos Alves (UFS) |
14h30 Sala 9 |
Lima Barreto e a crítica ao positivismo
Minicurso |
Prof. Me. Lucas Menezes Fonseca (IFAL) A obra do escritor Lima Barreto é marcada pelo engajamento e por reflexões sobre seu tempo. Escrevendo no início do século XX no período da chamada "República Velha", percorreu em seus romances, crônicas e textos diversos temas com uma aguda crítica social. Nesse sentido, o pensamento e a ciência positivista, bastante influente na época e na própria formação da república brasileira, foi também objeto de suas observações. Fazendo esse recorte, nosso minicurso pretende explorar a crítica ao pensamento positivista presente na obra de Lima Barreto. |
14h30 Sala 5 |
Docência e Memória: Os relatos autobiográficos como momento de evocação das trajetórias de vida e construção da identidade docente
Oficina |
Profa. Dra. Divanir Maria de Lima Reis |
Horário | Atividade | Descrição |
---|---|---|
30/11 | ||
08h30 Auditório |
Letramento Digital
Palestra Sessão Nacional |
Profa. Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro |
11h00 Auditório |
Contação de histórias e ensino
Oficina |
Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima (IFAL) |
14h30 Salas a serem definidas |
Comunicações orais
Apresentação Oral |
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS a) os trabalhos enviados para apresentação nos Grupos de Trabalho deverão enquadrar-se nas seguintes normas, vigendo, para aquilo que não estiver expressamente previsto, as normas da ABNT formatação de trabalhos acadêmicos; b) o trabalho completo selecionado deverá ser enviado para o e-mail do grupo de trabalho, ou formulário eletrônico disponível no site oficial do evento entre os dias 30 de setembro e 10 de novembro de 2019; c) o trabalho deverá ser enviado em formato “.doc” ; d) o documento deverá ter extensão mínima de oito (8) e máxima de doze (12) páginas, incluindo as referências bibliográficas e excluindo a página na qual conste o resumo do texto; e) trazer o título do trabalho no topo da primeira página, fonte tamanho 14, centralizado, em negrito; f) discriminar os autores do trabalho abaixo do título principal g) trazer, na primeira página, nota de rodapé na qual conste os seguintes dados dos(as) autores(as): titulação, instituição de origem e e-mail de contato (opcional); h) incluir, fora da contagem dos limites mínimos e máximos de páginas, um resumo de no máximo 2200 caracteres com espaços, precedido do título e seguido de três palavras-chave; i) ser formatado em folha tamanho A4, com as margens superior e esquerda com 3 cm, e inferior e direita com 2 cm de dimensão; j) utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto; k) utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, alinhamento à direita, com margem de 4 cm, para citações diretas acima de três linhas; l) quadros, tabelas, mapas e imagens devem constar no corpo do texto; m) as referências bibliográficas completas das obras de fato citadas ao longo do texto deverão ser apresentadas ao final do trabalho, e devem estar de acordo com as normas da ABNT; |
Inscrições
Organizador
-
Curso de Licenciatura em Letras - IFAL - Campus Arapiraca
Entre em contato