Dia 01/09 - IV JORNADA DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
09:00 – Credenciamento
09:30-11h – Mesa 1 – Os múltiplos anos 50
-
Ensaios para o cinema paulista, 1954: Da terra nasce o ódio e O gigante de pedra - Gabriel Henrique de Paula Carneiro (Unicamp)
-
A persona de Carmen Miranda nos filmes de Watson Macedo – Um trajeto entre países e contextos históricos. - Carlos Eduardo Pinto de Pinto (UERJ)
-
Vou te contá – Espaços do samba na comédia musical paulista. - Samuel Paiva (UFSCar)
11h-11h30 – Intervalo (Café)
11h30-13h – Mesa 2 – Reenquadramentos
-
José Medina Cavador: Censura e modernidade conservadora em seu percurso e formação. - Rubens Machado Jr. (USP)
-
O itinerário de Ody Fraga rumo ao cinema. - José Rafael Mamigonian (UFSCar)
-
Uma obra-prima desconhecida? O caso de Vereda da salvação. - Lucas dos Reis Tiago Pereira (UFF)
13h-14h30 – Almoço
14h30-16h – Mesa 3 – Ele, elas, quem?
-
Luiz de Barros e a Companhia Ra-ta-plan: uma análise das peças encenadas. - Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar)
-
Vídeo, feminismo e TV: uma trajetória do coletivo Lilith Vídeo (1983-1988). - Esther Império Hamburger (USP) e Hanna Henck Dias Esperança (USP)
-
Quem foi Esdras Baptista? Um personagem que desafia classificações. - Rafael de Luna Freire (UFF)
16h-16h30 – Intervalo (Café)
16h30-18h – Mesa 4 – Business & Showbusiness
-
Cinema sonoro feito no Paraná: a promessa e a campanha de Arthur Rogge. Eduardo Tulio Baggio (Unespar)
-
A exibição cinematográfica carioca a partir do ponto de vista do acompanhamento musical: o caso de Carlos T. de Carvalho. Danielle Crepaldi Carvalho (Fundação Biblioteca Nacional)
-
Alexander Keene e John L. Day: quem foram os executivos que implantaram os escritórios da Universal, Fox e Paramount no Brasil. Pedro Butcher (ESPM-Rio)