INSCRIÇÕES ADICIONAIS

Postado em 18/03/2025

PARA INSCRIÇÕES ADICIONAIS ACESSE O LINK A SEGUIR:

https://forms.gle/G7EoxUdQL9P83vwP7

Modelo de Apresentação Oral (Presencial ou Online)

Postado em 14/03/2025

Baixe o modelo da apresentação sugerido.

Apresentação modelo.

MINICURSOS/WORKSHOPS/OFICINAS

Postado em 06/03/2025

MINICURSOS, WORKSHOPS E OFICINAS

Escolha a atividade e se inscreva. Só será aceito uma inscrição por atividade.

Acesse o link correspondente à sua atividade e preencha com os dados solicitados.

 

MINICURSOS-WORKSHOPS

MINICURSOS-WORKSHOPS

Data e Local:

MINICURSO 1:

FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA LITERÁRIA "A RESISTÊNCIA" DE ERNESTO SÁBATO.

Ministrante(s): PROFA. MA. EDNA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO

Área(s) Temática(s): Literatura Hispanoamerica e ensino de literatura.

População-Alvo: Estudantes dos Cursos de Letras Espanhol e Letras Português.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 25

 

Local:

Sala 1 - Setor 15

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 14 às 18h

MINICURSO 2:

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO: ELABORAÇÃO DE MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Ministrante(s): PROF. EDSON OSTERNE DA SILVA SANTOS; PROF. LEONARDO JOSÉ DA SILVA COSTA; PROF. WALLYSON DE SOUSA ALVARENGA; PROF. MATEUS ROCHA DOS SANTOS; PROF. ITALO JOSÉ PEREIRA SOBRAL – MESTRANDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPI.

Área(s) Temática(s): Multidisciplinar, Geografia, Geoprocessamento.

População-Alvo: Qualquer participante do IV SEMDIPE com noções básicas de orientação geográfica e informatica

Carga horária: 10 horas (5h presencial + 5h de atividades assíncronas complementares)

Modalidade: presencial

Vagas: 25

 

Local:

Laboratório de Informática do CCHL

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 14 às 18h

 

MINICURSO 3:

RE (PENSANDO) A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA.

Ministrante(s): PROFA. MA. NEURILENE SOUSA DOS SANTOS - MESTRA EM GEOGRAFIA – UFPI; PROFA. MA. GILDÊNIA LIMA MONTEIRO - DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – UFG.

Área(s) Temática(s): Educação ambiental. Formação continuada. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

População-Alvo: Discentes dos Cursos de Licenciatura do CCHL (Geografia, História, Ciências Sociais, Letras-Português, Letras-Espanhol e Letras-Inglês).

Carga horária: 4 horas

Modalidade: on line

Vagas: 40

ACESSE A SALA ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:

https://meet.google.com/aky-vmwo-cvj

 

 

 

Local:

Sala Virtual 1

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 14 às 18h

MINICURSO 4:

O USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: UMA VIAGEM AO CAMPO CINEMATOGRÁFICO.

Ministrante(s): PROF. DR. ALVINO RODRIGUES DE CARVALHO - PROFESSOR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (UESPI); THAYS CARVALHO PORTELA - ALUNA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UESPI (8º BLOCO)

Área(s) Temática(s): Sociologia. Sociologia da educação.

População-Alvo: Discentes do Curso de Ciências Sociais e demais cursos do CCHL.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 25

 

Local:

Sala 1 – Setor 15

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 14 às 18h

MINICURSO 5:

HISTÓRIA, MEMÓRIA E NARRATIVA: O ENSINO E A PESQUISA COM FONTES ORAIS.

Ministrante(s): PROF. DR. MARCELO DE SOUSA NETO (UESPI); PROF.ª DRª ANTONIA VALTÉRIA M. ALVARENGA (UESPI/UEMA).

Área(s) Temática(s): História, Sociologia, Geografia e áreas afins.

População-Alvo: discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura em Geografia, História, Pedagogia e Ciências Sociais, Letras Inglês, Português e Espanhol.

Carga horária: 10 horas (10h síncrona + 10h de atividades assíncronas complementares)

Modalidade: on line

Vagas: 35

SALA VIRTUAL 2:

 

MINICURSO 5

 

HISTÓRIA, MEMÓRIA E NARRATIVA: O ENSINO E A PESQUISA COM FONTES ORAIS.

 

20/03/2025 - DAS 18:30 ÀS 21H e 21/03/2025 - DAS 8:30 ÀS 12H

 

LINK DE ACESSO DO DIA 20/03/25 (NOITE):

https://meet.google.com/hgt-rrwy-cgu

LINK DE ACESSO DO DIA 21/03/25 (MANHÃ):

https://meet.google.com/uwk-kvyw-cef

 

 

 

 

Local:

Sala Virtual 2

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 18:30 às 21h

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 08:30 às 12h

 

 

OFICINAS

 

 

OFICINAS

Data e Local:

OFICINA 1:

OFICINA DE CLIMATOLOGIA: MEDIÇÃO DE ELEMENTOS DO CLIMA

Ministrante(s): PROFA. DRA. JULIANA RAMALHO BARROS - PROFESSORA TITULAR DO INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS DA UFG; PROFA. MA. GILDÊNIA LIMA MONTEIRO - DOUTORANDA EM GEOGRAFIA – UFG

Área(s) Temática(s): Geografia, Matemática, Pedagogia, Proposta Interdisciplinar.

População-Alvo: Discentes dos cursos de Licenciatura em Geografia, Matemática e Pedagogia.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: on line

Vagas: 40

ENTRE NA OFICINA ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:

Link da videochamada: https://forms.gle/Q8JSvyktCivRebZs8https://forms.gle/Q8JSvyktCivRebZs8

Local:

Sala Virtual 3

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 08:30 às 12h

OFICINA 2:

COMUNICAÇÃO PARA INICIANTES EM LIBRAS NO CONTEXTO ACADÊMICO.

Ministrante(s): PROFA. DRA. BRUNA RODRIGUES DA SILVA NERES - PROFESSORA DA UESPI DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS UESPI; EMANUELLY PAMELA NUNES DE OLIVEIRA - ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA 9º BLOCO

Área(s) Temática(s): Letras. Ensino de Libras.

População-Alvo: discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura em Geografia, História, Pedagogia e Ciências Sociais, Letras Inglês, Português e Espanhol.

Carga horária: 10 horas (presencial + atividade assíncrona)

Modalidade: presencial (com atividades assíncronas complementares)

Vagas: 35

 

Local:

Sala 1 – Setor 15

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 8:30 às 12h

OFICINA 3:

CIÊNCIAS SOCIAIS, VIDA ACADÊMICA E A PÓS-GRADUAÇÃO: DESAFIOS RECENTES E PERSPECTIVAS FUTURAS PROFISSIONAIS.

Ministrante(s): PROFA. IANNE PAULO MACÊDO - PROFESSORA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UESPI; PROFA. LÍLIAN GABRIELLA CASTELO BRANCO ALVES DE SOUSA - PROFESSORA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UESPI.

Área(s) Temática(s): Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Educação

População-Alvo: Discentes dos cursos de Ciências Sociais e áreas afins, profissionais interessados no tema, pesquisadores e público em geral com interesse na formação e atuação dos cientistas sociais no Brasil.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: on line

Vagas: 30

ENTRE NA OFICINA ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:

Link da videochamada: https://meet.google.com/bzb-usvs-pob

 

Local:

Sala Virtual 4

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 8:30 às 12h

OFICINA 4:

ESTUDOS SOBRE MASCULINIDADES NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA

Ministrante(s): PROF. DR. MARCELO REGES PEREIRA - PROFESSOR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS-UESPI; YASMIN LYRA SOARES - ALUNA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UESPI (6º PERÍODO); CAMILE SOUSA PEREIRA - ALUNA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UESPI (6º PERÍODO).

Área(s) Temática(s): Ciências Sociais, História, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

População-Alvo: discentes dos Cursos de Licenciaturas e Bacharelados da Universidade Estadual do Piauí e profissionais que atuem nas áreas de Educação e Saúde.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 25

 

Local:

Sala 3 – Setor 15

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 14 às 18h

OFICINA 5:

A MEDITAÇÃO COMO RECURSO AUXILIAR AOS ESTUDOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Ministrante(s): PROFA. DRA. MARIA LUZINEIDE GOMES PAULA - PROFESSORA DO CURSO DE GEOGRAFIA-UESPI.

Área(s) Temática(s): Ciências Sociais, História, Pedagogia, Geografia, Português, Espanhol, Inglês. Proposta Interdisciplinar.

População-Alvo: Discentes dos Cursos de Licenciatura do CCHL (Geografia, História, Ciências Sociais, Letras-Português, Letras-Espanhol e Letras-Inglês), Pedagogia e a fins.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 30

 

Local:

Sala 4 – Setor 15

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 14:30 às 18h

OFICINA 6:

ELABORANDO MATERIAIS PARA SUBMISSÃO AO COMITÊ DE ÉTICA EM ESTUDOS DAS CIÊNCIA HUMANAS, LETRAS E EDUCAÇÃO

Ministrante(s): PROF. DR. JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA - PROFESSOR DO CURSO DE GEOGRAFIA-UESPI.

Área(s) Temática(s): Ciências Sociais, História, Pedagogia, Geografia, Português, Espanhol, Inglês. Proposta Interdisciplinar.

População-Alvo: Discentes dos Cursos de Licenciatura do CCHL (Geografia, História, Ciências Sociais, Letras-Português, Letras-Espanhol e Letras-Inglês), Pedagogia e a fins.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 30

 

Local:

Sala 2 - Setor 15

Data(s): 20/03/2025

Hora: das 14:30 às 18h

OFICINA 7:

LITERACIDAD CRÍTICA: UN ABORDAJE SOCIAL

Ministrante(s): PROF. DR. JOSÉ CLEDINALDO DOS SANTOS GUERRA - PROFESSOR DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL-UESPI.

Área(s) Temática(s): Letramentos

População-Alvo: Estudantes do curso de letras espanhol.

Carga horária: 4 horas

Modalidade: presencial

Vagas: 25

 

Local:

Sala 4 – Setor 15

Data(s): 21/03/2025

Hora: das 10 às 12h

Comissão Organizadora do IV SEMDIPE-CCHL/UESPI

 

 

 

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Postado em 06/03/2025

NORMAS PARA AUTORES

 

1 – SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

1.1. INFORMAÇÕES GERAIS

 

a) Os trabalhos deverão ser inscritos apenas por um dos autores, com o envio do RESUMO SIMPLES através do email:

 

4semdipe.cchl.uespi@gmail.com

No assunto do e-mail colocar: resumo simples + nome do primeiro autor

FAVOR INFORMAR NO E-MAIL A MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:

As opções são:

(     ) Comunicação Oral - Presencial

(     ) Comunicação Oral - On line (sala virtual)

FAVOR INFORMAR NO E-MAIL O TURNO NA QUAL PODERÁ FAZER A PRESENTAÇÃO DO TRABALHO:

As opções são:

(     ) Manhã

(     ) Tarde

(     ) Manhã ou Tarde

 

b) Poderão ser inscritos trabalhos com a quantidade máxima de 4 (quatro) autores, obedecendo a seguinte distribuição: até 03 (três) discentes e 01 (um) orientador.

 

c) Cada inscrito poderá participar como primeiro autor de 02 (dois) trabalhos. Entretanto, poderá participar como autor de outros trabalhos.

 

d) Os resumos simples serão inicialmente avaliados pela Comissão de Normas Técnicas, e no caso de atenderem aos critérios de formatação definidos pelo evento serão encaminhados para o Comitê Científico. Os trabalhos aprovados com ressalvas, caso os autores desejem, poderão acatar a sugestão do Comitê Científico para que possam integrar a programação do evento.

 

e) O aceite para do resumo simples pelo Comitê Científico é a condição para a apresentação do trabalho no evento. Entretanto, para a publicação no livro de resumos do evento (Anais do IV SEMDIPE), os autores terão o prazo de até 15 dias corridos, a contar da data de finalização do evento, para encaminhar o RESUMO EXPANDIDO para publicação.

 

f) Importante destacar que, mesmo aprovado pelo Comitê Científico, os trabalhos que não forem apresentados pelo menos por um de seus autores não constarão nos Anais do evento.

 

g) Seguindo os critérios de publicação definidos pelo Comitê Científico, serão utilizadas as  normas da ABNT, bem como para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter ao Evento trabalhos inéditos.

 

h) Os autores e orientadores devem, obrigatoriamente, verificar a correta grafia  dos seus textos (tanto do RESUMO SIMPLES quanto do RESUMO EXPANDIDO), nomes dos autores e identificação das credenciais de cada trabalho.

 

e) O teor dos resumos simples e expandidos submetidos é de inteira responsabilidade dos autores (discentes e orientadores). Portanto, indica-se a revisão minuciosa do trabalho submetido.

 

1.2 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES:

 

Os resumos simples deverão ser produzidos em editor de texto do tipo “Word”, escritos em bloco único (parágrafo único);

Fonte: Times New Roman, tamanho: 10, espaçamento entre linhas: simples, recuo do parágrafo: sem recuo de parágrafo;

Número de palavras: entre 200 e 400 palavras (incluindo as palavras-chave)

Título do resumo: O título do trabalho deve ser em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Times New Roman, tamanho 12, em no máximo três linhas;

Identificação dos autores: Logo após o título, na linha seguinte e alinhada à direita, deve vir o(s) nome(s) completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em Fonte Times New Roman tamanho 12. Deve acompanhar o nome dos autores numeral sobrescrito que permitirá a identificação da credencial de cada autor através de nota de rodapé;

Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave situadas abaixo do resumo.

Nota de rodapé: deve ser correspondente a cada autor, deve vir em fonte Times New Roman tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver).

 

DATA LIMITE PARA ENVIO DOS RESUMOS (E INSCRIÇÃO COM TRABALHO): 16 DE MARÇO DE 2025.