ST 12. Mulheres e escrita: a presença da autoria feminina para além do cânone
15/05/2025
ST 12. Mulheres e escrita: a presença da autoria feminina para além do cânone
Coordenação:
Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)
Marta Francisco de Oliveira (UFMS)
Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)
Local: Sala 02, Complexo Multiuso 1
Horário: 13h30 às 17h
De escritora homenageada a colaboradora assídua: a rede de sociabilidade entre A Violeta e Júlia Lopes de Almeida
Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)
A Revista Omenana e a importante presença de escritoras africanas e afrodescendentes no Brasil
Elton Luiz Aliandro Furlanetto (UFMS)
Autoria de Mulheres/Meninas: O Memorial Henrique Spengler e o Arquivo de Poesias
Marcos Vinicius Leite (UFMS)
Escrita subversiva de Herriet E. Wilson
Paulo Bogéa (UNEMAT), Algemira de Macêdo Mendes (UESPI)
Estudo da escrita de mulher em Uma tão longa carta, de Mariama Bâ
Abdou Kéba Sylla (UFGD)
A representação do feminino no discurso sobre as mudanças climáticas
Harriet Harry (UFMS)
Histórias do medo e do invisível: traduzindo a vida na literatura de autoria feminina
Jhennyfer Alves Soares (UFMS)
A voz das bruxas: diálogos entre a crítica feminista e personagens associadas à magia
Beatriz Tereno Correa Genial (USP)
Vozes Indígenas: a atuação das mulheres indígenas nos espaços de escrita e autoria
Paula de Vasconcelos Rego (UFMS)
Nas margens, o conto latino-americano de autoria feminina
Marta Francisco de Oliveira (UFMS)
16/05/2025
ST 12. Mulheres e escrita: a presença da autoria feminina para além do cânone
Coordenação:
Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)
Marta Francisco de Oliveira (UFMS)
Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)
Local: Sala 02, Complexo Multiuso 1
Horário: 13h30 às 17h
Como Silvia Federici é citada no Brasil? Trabalho doméstico e publicações feministas (2020-2023)
Luiza Preste Frota (UFSC), Maria Luisa Camilo Oliveira (UFSC)
A maternidade em O céu para os bastardos, de Lilia Guerra
Ana Carolina Morais de Souza (UEMS), Paulo Henrique Pressotto (UEMS)
“Mais violência, rigores, aspereza”: uma leitura de “E deus não acudiu ninguém”, de Conceição Rodrigues, à luz da estética da violência
Susane Martins Ribeiro Silva (UFPE)
Corpos disciplinados, vozes silenciadas: uma análise de Corpo desfeito, de Jarid Arraes
Luane Gabrielle Monteiro Luna (UFGD), Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)
Sátira e insurgência: O Riso da Medusa na literatura de Cristina García e Angélica Freitas
Jordana Cristina Blos Veiga Xavier (UEMS)
A sexualidade das mulheres de A natureza da mordida, de Carla Madeira
Eloisa Buzelatto (UNIOESTE), Maricélia Nunes dos Santos (UNIOESTE)
Do blog ao livro: “Lugares onde não estou”, de Paloma Vidal
Katerina Blasques Kaspar (USP)
Autossociobiografias: sensibilidades de mundo, estranhamentos e entranhamentos da memória na escrita literária
Gabriela da Costa Rodrigues (UFMS)
O incômodo dos cânones em espaços de resistência: um diálogo possível
Soraia Carolina de Mello (UFSC), Jair Zandoná (UFMS)
O cavaleiro de nada: um possível heterônimo póstumo de Fernando Pessoa à luz da escrita feminina de Elisa Lucinda
Marilei Golfe Milan (UPF)