15/05/2025

ST 12. Mulheres e escrita: a presença da autoria feminina para além do cânone

Coordenação:

Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)

Marta Francisco de Oliveira (UFMS)

Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)

 

Local: Sala 02, Complexo Multiuso 1

Horário: 13h30 às 17h

De escritora homenageada a colaboradora assídua: a rede de sociabilidade entre A Violeta e Júlia Lopes de Almeida

Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)

A Revista Omenana e a importante presença de escritoras africanas e afrodescendentes no Brasil

Elton Luiz Aliandro Furlanetto (UFMS)

Autoria de Mulheres/Meninas: O Memorial Henrique Spengler e o Arquivo de Poesias

Marcos Vinicius Leite (UFMS)

Escrita subversiva de Herriet E. Wilson

Paulo Bogéa (UNEMAT), Algemira de Macêdo Mendes (UESPI)

Estudo da escrita de mulher em Uma tão longa carta, de Mariama Bâ

Abdou Kéba Sylla (UFGD)

A representação do feminino no discurso sobre as mudanças climáticas

Harriet Harry (UFMS)

Histórias do medo e do invisível: traduzindo a vida na literatura de autoria feminina

Jhennyfer Alves Soares (UFMS)

A voz das bruxas: diálogos entre a crítica feminista e personagens associadas à magia

Beatriz Tereno Correa Genial (USP)

Vozes Indígenas: a atuação das mulheres indígenas nos espaços de escrita e autoria

Paula de Vasconcelos Rego (UFMS)

Nas margens, o conto latino-americano de autoria feminina

Marta Francisco de Oliveira (UFMS)

 

16/05/2025

ST 12. Mulheres e escrita: a presença da autoria feminina para além do cânone

Coordenação:

Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)

Marta Francisco de Oliveira (UFMS)

Tayza Codina de Souza Medeiros Guedes (IFMT)

 

Local: Sala 02, Complexo Multiuso 1

Horário: 13h30 às 17h

Como Silvia Federici é citada no Brasil? Trabalho doméstico e publicações feministas (2020-2023)

Luiza Preste Frota (UFSC), Maria Luisa Camilo Oliveira (UFSC)

A maternidade em O céu para os bastardos, de Lilia Guerra

Ana Carolina Morais de Souza (UEMS), Paulo Henrique Pressotto (UEMS)

“Mais violência, rigores, aspereza”: uma leitura de “E deus não acudiu ninguém”, de Conceição Rodrigues, à luz da estética da violência

Susane Martins Ribeiro Silva (UFPE)

Corpos disciplinados, vozes silenciadas: uma análise de Corpo desfeito, de Jarid Arraes

Luane Gabrielle Monteiro Luna (UFGD), Geovana Quinalha de Oliveira (UFMS)

Sátira e insurgência: O Riso da Medusa na literatura de Cristina García e Angélica Freitas

Jordana Cristina Blos Veiga Xavier (UEMS)

A sexualidade das mulheres de A natureza da mordida, de Carla Madeira

Eloisa Buzelatto (UNIOESTE), Maricélia Nunes dos Santos (UNIOESTE)

Do blog ao livro: “Lugares onde não estou”, de Paloma Vidal

Katerina Blasques Kaspar (USP)

Autossociobiografias: sensibilidades de mundo, estranhamentos e entranhamentos da memória na escrita literária

Gabriela da Costa Rodrigues (UFMS)

O incômodo dos cânones em espaços de resistência: um diálogo possível

Soraia Carolina de Mello (UFSC), Jair Zandoná (UFMS)

O cavaleiro de nada: um possível heterônimo póstumo de Fernando Pessoa à luz da escrita feminina de Elisa Lucinda

Marilei Golfe Milan (UPF)

Compartilhe!

Parceiros