Prof. Adilson Junior Ishihara Brito

UFPA

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará; possui mestrado em História Social do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É docente efetivo de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua. É líder do Grupo de Estudos de Fronteira, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em história política e história econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Independência ibero-americana, revolução ibero-americana, patriotismo, soldados, história militar, cultura política, fronteiras amazônicas, elites políticas. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH/PROFHISTORIA), e tem se dedicado à pesquisa e às reflexões voltadas para a Teoria da História, vinculadas aos processos de ensino e aprendizagem da história escolar, com ênfase na construção da memória histórica e da memória coletiva e seus vínculos com os temas da identidade nacional, identidade local, direitos humanos e educação patrimonial nas salas de aula da Educação Básica. (Fonte: Currículo Lattes)

Kalina Vanderlei Paiva da Silva

Universidade de Pernambuco

É doutora, mestre e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutora pela Universidade de Salamanca (Espanha) e Livre-Docente pela Universidade de Pernambuco. Atua como Professora Associada na Universidade de Pernambuco, onde leciona História da América (Indígena e Colonial) no Curso de História (Campus Mata Norte), História Social da Adolescência no Programa de Pós-Graduação em Hebiatria (Mestrado e Doutorado) e Ensino de História Indígena no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Com vários artigos e livros publicados, é coordenadora do GEHSCAL (grupo de estudos em História Sociocultural da América Latina-UPE) e do projeto Kmaikya: Histórias Indígenas, de divulgação de artes indígenas nas redes sociais (@kmaikya). (Fonte: currículo Lattes)

Lúcia Paiacu Tabajara

Museu do Índio Luiza Cantofa

É idealizadora do Museu do Índio Luiza Cantofa (Apodi-RN) e Liderança Indígena dos Tapuia Paiacu de Apodi. (Fonte: g1)

Rômulo Luiz Xavier do Nascimento

UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Vem desenvolvendo pesquisas acerca das instituicoes administrativas e escravidão no Brasil holandes nos seculos XVI e XVII. Atualmente coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa de História (LAPEH). (Fonte: Currículo Lattes).

Rosa Lúcia Lima da Sailva Correia

UFAL

Possui Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente também pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciências Sociais, área de concentração: Antropologia, pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professora Adjunta no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social e Comunicação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: território, patrimônio, memória, vulnerabilidade social, raça e ações afirmativas. É integrante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e da Comissão de Bem-Estar Animal da Ufal e pesquisadora-associada da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). (Fonte: Currículo Lattes).

Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez Reis

Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em História pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora Adjunto K do Departamento de História da URCA, do ProfHistória URCA e do Programa de Pós graduação em História (PPGH/UFC). É membro do INCT Proprietas e duas vezes foi Bolsista BPI da Funcap. Desenvolve pesquisas com historiadores nacionais e internacionais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e História Social. (Fonte: Currículo Lattes)

Tyego Franklim da Silva

Programa de Pós-Graduação em História da UFRN (PPGH)

Licenciado em História e bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em História e Espaços, pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFRN). Doutor em História e Espaços pelo PPGH-UFRN, Natal, RN. Atualmente é docente na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte - SEEC/RN. Investigador das temáticas: territórios, ocupação, administração, natureza, relações de poder e conflitos coloniais. Atua nas áreas da História Colonial, História Indígena e História Militar. Tem interesse ainda em estudos nas áreas de Ensino de História, Espaços Públicos, Gestão Pública, Políticas Cultuais e Metodologia da Pesquisa Científica. É editor da Revista Espacialidades, periódico discente do PPGH-UFRN. (Fonte: Currículo Lattes)

Eurípides Antônio Funes

UFC

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-doutorado pela UNICAMP (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, história e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais. (Fonte: Currículo Lattes)

Sebastião Genicarlos dos Santos

UFRPE

Possui graduação em História ´licenciatura e bacharelado´ pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade (2020). Atualmente faz doutorado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem se dedicado ao estudo da escravidão, presença e protagonismo negro na região Seridó norte-rio-grandense e é professor de História da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Bernardino Sena, uma das poucas escolas quilombolas do estado. É membro do Museu Virtual Tronco, Ramos e Raízes, faz parte do grupo de estudos Cultura, Identidades e Relações Simbólicas (CIRS) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRN e é colaborador do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEABI) do Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte - Campus Parelhas. (Fonte: Currículo Lattes)

Lígio José de Oliveira Maia

UFRN

Professor Associado do Departamento de História e Professor Permanente dos Cursos de Mestrado Profissional, Ensino de História, e Doutorado/Mestrado Acadêmico, História e Espaços, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Licenciatura Plena em História (1998-2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2003-2005); Doutorado (2006-2010) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016-2017), com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É líder do Grupo de Pesquisa Formação dos Espaços Coloniais (CNPq/UFRN), editor-chefe da revista Espacialidades (2019-2021) e coordenador nacional do GT - Os índios na História (2019-2021). Sócio efetivo do IHGRN. Tem experiência na área de História, no ensino e pesquisa, com ênfase em História Moderna, História indígena e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: ação missionária, política indígena e do indigenismo, história do império ultramarino português e ensino de história indígena.