Em tupi-guarani, o nome Quixadá significa "Pedra de Ponta Curvada".
Quixadá tem uma área de 2.019,833 km2, e população estimada pelo último censo do IBGE de 2010 de 80.604 habitantes.

O município está localizado no sertão central do Estado do Ceará, a aproximadamente 160 km de Fortaleza,  244km de Sobral e a 354km de Juazeiro do Norte.

Quixadá encontra-se no chamado Vale Monumental. O nome advém do fato de que existem diversas montanhas rochosas (monolitos ou monólitos) que, ao longo dos séculos, foram esculpidas pelo vento, água e intempéries e tomaram as mais diversas formas. Como exemplo tem a Pedra do Cruzeiro é o nome dado a uma formação rochosa, ou monólito, situado nas imediações do centro da cidade de Quixadá, no estado do Ceará, Brasil, com altura de 190 metros acima do nível do mar. O monólito recebeu esse nome por conta de uma cruz de concreto erguida no seu topo, no ano de 1934.

Com alguma imaginação, pode-se visualizar nos monólitos uma semelhança com animais; o Vale Monumental é algo parecido com um enorme zoológico ao ar livre com animais esculpidos em pedra.

A mais conhecida das esculturas é a Pedra da Galinha Choca:

Esses monumentos naturais estão muito próximos da zona urbana, o que tem atraído muitos praticantes de esportes radicais. A poucos quilômetros da cidade começam as trilhas ecológicas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. Estes caminhos conduzem aos vales de pedras, cavernas e paredões que atingem até 90 metros de altura, um convite à escalada e aorappel. Há trilhas percorridas a pé, por praticantes de trekking, e há caminhos ideais para motoristas off-road. As montanhas de Quixadá são também palco para aventuras ainda mais ousadas. Quixadá é reconhecido como um dos melhores locais do mundo para a prática de vôo livre.

Não só existem muitos pontos privilegiados para se alçar vôo a partir dos monólitos, como também são constantes as correntes térmicas de ar, sem paralelo no mundo, que permitem aos praticantes jornadas nos céus mais emocionantes e prolongadas.