GT 1: Teoria e fundamentos metodológicos da Folkcomunicação

Ementa: o presente GT objetiva instigar discussões científicas acerca dos embasamentos teóricos e metodológicos da Folkcomunicação, para isso propõe reflexões sobre as bases que fundamentam epistemologicamente a disciplina e reflexões resultantes das intersecções com outras teorias das Ciências Sociais e Humanas e os diferentes aportes metodológicos utilizados na realização de estudos e pesquisas de campo. Busca-se discutir a base teórica da Folkcomunicação e os métodos das pesquisas que envolvem os diversos objetos da área. A importância deste GT relaciona-se com a genealogia da Folkcomunicação (a partir de seu idealizador Luiz Beltrão); com a possibilidade de sua difusão como disciplina brasileira de Comunicação; com sua expansão e novas abrangências como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos.

Coordenadora: Karina Janz Woitowicz (UEPG)

Vice- coordenação: Cristina Schmidt (UMC/Mogi das Cruzes)

 

GT 2: Expressões da Folkcomunicação, Mídia e Cultura Popular

Ementa: desdobramentos empíricos, analíticos ou reflexivos, gerados em distintos espaços geográficos e nos múltiplos campos do conhecimento (Artes, Literatura, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual, Turismo, Marketing etc.), ancorados nas tradições populares e na agenda midiática, de forma a preservar as identidades culturais. O GT 2 quer fomentar estudos sobre os formatos e tipos folkcomunicacionais (como lendas, toadas, literatura de cordel, toria, xilogravura popular); modos de expressão legitimados pela religiosidade rústica (os ex-votos, procissão, benzedeiras, rezadores, amuletos e presépios); pesquisas que têm privilegiado os formatos lúdicos (bonecos de barros, brinquedos artesanais e brincadeiras de criança); assim como estudos que transitam pela análise das tatuagens, do funk e do rap, além de sons e ritmos mestiços (como choro, baião, vaquejada, forró, rasqueado e lambadão) e em manifestações como abaixo-assinados, santinhos de propaganda ou cantos de trabalho. Também este GT quer ser um espaço para a divulgação de pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos (rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares) que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito.

Coordenação: Prof. Dr. Adelson da Costa Fernando (ICSEZ/UFAM)

Vice-coordenação: Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (FIC/UFAM)

 

GT 3 – Comunicação em tempos de crise e interfaces tecnológicas

O Grupo de Trabalho é aberto a artigos e relatos de experiência envolvendo o campo da comunicação e a diversidade de interfaces tecnológicas e suas linguagens. Objetiva-se promover um espaço de troca de experiências e conhecimentos a respeito dos processos de inovação e criatividade envolvendo dispositivos técnicos de enunciação e suas formas de operacionalização comunicacional, tensionando e articulando múltiplos esquemas cognitivos e sensoriais: visuais, verbais e sonoros. Também intenciona-se relacionar tais discussões ao cenário de comunicação em rede, por meio de plataformas digitais, em contextos permeados pela incidência de crises de diferentes ordens: de saúde, ambiental, econômica, humanitária e a guerra.

Coordenadora: Marina Magalhães de Morais (ICSEZ/UFAM)

Coordenadora: Hellen Cristina Picanço Simas (ICSEZ/UFAM)

 

GT 4 – Comunicação em tempos de crise, teorias e práticas

O Grupo de Trabalho destina-se a artigos e relatos de experiências que estimulem a reflexão acerca das teorias e práticas do campo da comunicação, no que tange observação e análise de discursos, ideologias, abordagens epistemológicas e tensionamentos conceituais. Objetiva-se promover a discussão sobre novas práticas do mercado da comunicação, novas exigências profissionais e curriculares, bem como as transformações no processo de produção, difusão e consumo da informação. Também é interesse deste GT atrelar as discussões sobre teorias e práticas do campo da comunicação aos cenários de crises nacionais e internacionais de diferentes ordens: de saúde, ambiental, econômica, humanitária e a guerra.

Coordenadora: Graciene Silva de Siqueira (ICSEZ/UFAM)

Coordenador: Marcelo Rodrigo da Silva (ICSEZ/UFAM)

 

GT 5 - Comunicação, mídia e educação em tempos de crise

O Grupo de Trabalho compreende discussões empíricas, filosóficas, analíticas e reflexivas dentro do universo sistêmico das mídias e metodologias de ensino e educação advindas de pesquisas de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado que reflitam na práxis docente e no profissional da comunicação em tempos de crise na contemporaneidade. Objetiva-se promover discussões de pesquisas em andamento e resultados de pesquisas, em forma de artigo científico ou relatos de experiência, a partir do Materialismo Histórico Dialético, do Pós-estruturalismo e fenomenologia que apontem meios de compreensão das mídias e do fazer docente em tempo de crise. Ainda, o GT se volta para os profissionais da comunicação em geral e para professores da educação básica, gestores, professores do nível superior e pesquisadores da área que queiram corroborar com o campo de análise da educação para as mídias no cenário internacional, brasileiro e, em particular, da Amazônia.

Coordenador: Mateus de Souza Duarte (ICSEZ/UFAM)

Coordenador: Soriany Simas Neves (ICSEZ/UFAM)