María Isabel Noreña Wiswell

Corporación Universitaria Minuto de Dios, Colombia

Doctora en Comunicación, Universidad de la Plata. Magíster en Investigación de Problemas Sociales Contemporáneos – IESCO de la Universidad Central de Bogotá, Comunicadora Social / Periodista de la Universidad Externado de Colombia. Docente e investigador. Facultad de Ciencias de la Comunicación. Corporación Universitaria Minuto de Dios - UNIMINUTO. Colombia. Investiga temas: Comunicación intercultural mediada por las TIC, Comunicación y educación, análisis mediático sobre el medio ambiente, y tiene experiencia en investigación con la comunidad indígena.

Juan Ramos Martín

Pontificia Universidad Javeriana, Colombia. IBERCOM – DTI – Folkcom

Doctor Internacional en Estado de Derecho y Gobernanza Global, master en Estudios Latinoamericanos, mención en comunicación y licenciado en Comunicación Audiovisual, todos ellos por la Universidad de Salamanca (España). Actualmente soy profesor en el Master de Ciencia Política de la Universidad de Salamanca. Durante los últimos años he ejercido como personal investigador en la Universidad de Salamanca (España), donde he podido impartir docencia en el Grado de Comunicación Audiovisual en asignaturas cercanas al ámbito de las Industrias Culturales y Creativas, así como en el Master Iberoamericano en Servicios de Información, Juventud y Desarrollo Comunitario en Nuevas Tecnologías, más centrado en la participación ciudadana, las políticas públicas y el derecho a la comunicación, así como colaborado en el desarrollo de científico y la celebración de eventos clave en el ámbito de investigación latinoamericano. Anteriormente, he sido profesor en diferentes universidades de Bolivia, Perú, Ecuador y Guatemala, donde impartí docencia, seminarios, talleres y conferencias sobre metodología científica, economía política de la comunicación, teoría crítica y comunicación para el cambio social, entre otros temas. Fuera del ámbito académico he ejercido cargos de responsabilidad en el sector de la radiodifusión, con una fuerte implicación tanto en los sectores local, educativo y nacionalpúblico.

Helena Theodoro

IFCS/UFRJ

Bacharel em Direito e Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós-Doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira, escolas de samba, religiões e espiritualidade de matriz africana, educação, processos culturais, sexualidade. Foi jurada do Estandarte de Ouro (Jornal O Globo) por vinte e sete anos.  Atuou como Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Coordenadora da Pós-Graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC/RJ e Professora no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Tem vários livros publicados – “Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras”, “Os Ibéjis e o Carnaval”, “Caderno de Cultura Afro-Brasileira”, “Iansã, Rainha dos Ventos e Tempestades” e, o mais recente, “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho”, em 2019. Participou com artigos nos livros  Faraimará – o caçador traz alegria Mãe Stella(2000), O Estudo da Consciência (2017), O livro negro dos sentidos(2021), Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação(2008), Guerreiras de Natureza(2008), Fala Crioulo(2009),Sal 60 uma revolução em vermelho , branco e negro(2021),. além de fazer o verbete Negras do Dicionário Mulheres do Brasil(2000) e o  prefácio de Mercedes Baptista  A dama negra da dança(2021). Atualmente é Presidente d o Conselho Deliberativo do Fundo  Elas . Coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ e responsável pelo enredo do GRES Acadêmicos  do Salgueiro para 2022.

Profa. Dra Marilene Correa da Silva

IFCHS/UFAM

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, desde agosto de 2017. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1975), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Pós Doutoramento na Université de CAEN e na UNESCO(2001-2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas e Coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PGSCA. Presidente da AFIRSE - seção Brasileira de (2007-2011); Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas(2003-2007); Reitora da Universidade do Estado do Amazonas(maio de 2007- março de 2010). Membro do Conselho Nacional do FNMA (2009-2011); Membro por notório saber do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (MCT); Membro do Conselho Superior da Fundação Oswaldo Cruz; Membro do Conselho Editorial da Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC, desde janeiro de 2013, Membro Eleito do Conselho da SBPC, Área A, Região Norte, período 2011-2015 e 2021-2025 . Professora, Pesquisadora e Orientadora de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia,( desde 1998 até hoje) Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido do INPA. Tem experiência nas área de Sociologia, Interdisciplinar, com ênfase em Sociologia Clássica e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, pensamento social, políticas públicas, política científica, teoria sociológica, desenvolvimento sócioeconômico. Coordenadora do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia de setembro de 2012 outubro de 2016. Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (2016-2018). Membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2011, e Secretária geral da AAL para o período 2021-2023. Coordenadora local ( UFAM/PPGSCA) do LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOPOLÍTICOS DA AMAZÔNIA LEGAL LEGAL, desde outubro de 2021.

Vilso Junior Chierentin Santi

UFRR

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2006); Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (2009); Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (2012-2013). Pós-Doutor em Filosofía y Ciencias Humanas en Nuestra América pela Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (2019); e, em Epistemología y Metodología de la Comunicación pela Universidad de Guadalajara (2021). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, Comunicação Social e Jornalismo. Suas pesquisas enfatizam a Comunicação, o Jornalismo, a Territorialidades e os Saberes Regionais Amazônicos. Atua principalmente com os seguintes temas: Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais; Teorias e Epistemologia da Comunicação; Teorias da Cultura e Saberes Amazônicos; Etnocomunicação; Mídia, Política e Movimentos Sociais. Foi Coordenador do Curso de Comunicação Social-Jornalismo (CCOS) e Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também foi membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR) e presidente da comissão de elaboração do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR). Atualmente, além de pesquisador e integrante do corpo docente do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR, é coordenador do AMAZOOM ? Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe. Também integra o Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR); é coordenador adjunto da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) - regional Norte; e, vice-coordenador do GT9 - Teoría y Metodología de la Investigación en Comunicación da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC).

Janine de Kássia Rocha Bargas

UFESSPA

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Mestra em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia, e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Política (Nucomp). Tem foco em pesquisas sobre comunicação e política, interações sociais e mídias digitais, deliberação, reconhecimento, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais. Tem experiência em telejornalismo e produção audiovisual, jornalismo impresso, comunicação institucional e divulgação científica, além de atuar junto a comunidades quilombolas e outros movimentos sociais na Amazônia e em outras regiões brasileiras.

Francisco Aquinei Timoteo Queirós

UFAC

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). É professor do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). Foi jornalista da assessoria de comunicação da prefeitura Municipal de Rio Branco (2004-2012). Foi diretor da assessoria de Comunicação da UFAC no período de 2012 a 2016. É autor dos livros Micro-história italiana e Jornalismo em O olho da rua, de Eliane Brum (2021, editora Insular), Rasgos literários na prosa jornalística: o Novo Jornalismo em Radical Chique e em A Sangue Frio (2018), é um dos organizadores do e-book Luz, Câmera, Palavras! (2013), do e-book Pesquisa em Comunicação: Jornalismo, Raça e Gênero (2021) e do livro Pesquisa em comunicação: registros, olhares e narrativas (2015). É líder do grupo de pesquisa Narrativa, Literatura e Jornalismo (NALIJOR) e pesquisador dos grupos Mídias, imaginário e representação: uma cartografia das amazônias (MIRCA) e História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: literatura, narrativa e representação; jornalismo, cultura e narrativa; narrativas jornalísticas na Amazônia Sul-Ocidental e cultura e sociedade. É editor da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X).

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior

UFT

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT). É Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação, inovação tecnológica e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Coordena a International Researchers Network for Bologna (Rebol) (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha) (desde 2015) e participa nas redes: RedeCT - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais (desde 2017), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa - RENOI (desde 2015), REDE AMLAT - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (desde 2019) e RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação (desde 2020).

Cristina Schmidt

FABE

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Fez estágio pós-doutoral em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Diretora Científica da Rede FOLKCOM (2019-2021). Diretora Administrativa SOCICOM (2019-2020). Integrante do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidades da INTERCOM. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Diversidade e Cidadania CNPq/UMC. É professora colaboradora do PPG em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, onde foi titular pesquisadora e coordenadora do programa; é, professora nos cursos de Pedagogia e Negócios da Faculdade Bertioga. Organizadora e autora de livros como: Folkcomunicação na arena global, Viva São Benedito: festa popular e turismo religioso, Mídia e Políticas Públicas, A música como negócio, Políticas Públicas: estudos e casos, dentre outros. Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/3658556378253903

Diego Omar da Silveira

UEA

Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutrorando em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas. Professor e coordenador do curso de História da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Conselho de Artes e coordenador do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) do Boi Caprichoso.