Profa. Dra. Cynthia Agra de Brito Neves

UNICAMP

Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (1995), especialização em Educação e Psicopedagogia (2005) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas / PUCCAMP (2008). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2014), em co-tutela com a Université Stendhal Grenoble 3 (Université Grenoble Alpes), em Grenoble, na França. Em 2015, trabalhou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Atualmente, é docente (nível MS-3.1) do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística Aplicada (PPG-LA), na área de Linguagem e Educação, linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses de pesquisa: Didática da literatura; Letramento literário; Formação de professores de literatura; Circulação dos gêneros literários nos materiais didáticos, no currículo nacional e nas avaliações governamentais da Educação Básica; Articulação do letramento literário a outros novos letramentos (digitais) e multiletramentos; Slams.

Joy Ladin

Universidade Yeshiva

Joy Ladin detém a cadeira Gottesman em inglês na Universidade Yeshiva e, em 2007, se tornou a primeira (e ainda a única) funcionária abertamente transgênero de uma instituição judaica ortodoxa. Seu livro de memórias, Through the Door of Life: A Jewish Journey Between Genders, foi finalista do Prêmio Nacional do Livro Judaico; seu livro recente, The Soul of the Stranger: Reading God and Torah from a Transgender Perspective, foi finalista do Prêmio Literário Lambda e do Prêmio Triangle. Ela também publicou nove livros de poesia, incluindo, mais recentemente, The Future is Trying to Tell Us Something: New and Selected Poems. Seu trabalho foi reconhecido com um financiamento nacional de uma bolsa de pesquisa em Artes, uma bolsa da Fulbright Scholarship, uma bolsa de pesquisa do American Council of Learned Societies e duas bolsas de pesquisa do Hadassah Brandeis Institute, entre outras honras. ela é uma palestrante reconhecida nacionalmente pelo engajamento nos temas de identidade trans e judaica, ela apareceu no programa da NPR “On Being” com Krista Tippett ( https://soundcloud.com/onbeing/joy-ladin-transgender-and-orthodox-i-am-who-i-will-be); sua palestra no TEDxBeaconStreet, “Ain't I a Woman ?,” que tem mais de 18.000 visualizações. Ela atua no Conselho de Keshet, uma organização dedicada à inclusão total de judeus LGTBQ no mundo judaico. Os episódios de sua série de conversas online, “Containing Multitudes”, estão disponíveis em JewishLive.org/multitudes; links seus trabalhos podem estão disponíveis em joyladin.wordpress.com.

Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira

UFMT

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido. Líder do grupo de pesquisa SEMIC - Semióticas Contemporâneas, certificado pelo CNPq - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4228875465821246. Atua principalmente nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Modernas; Literatura Moderna e Contemporânea; Literatura, Mídia e Tecnologia; Literatura Eletrônica; Semiologia.