GT1 - História, Teoria e Epistemologia do Jornalismo

Coordenadora: Profa. Dra. Edilene Mafra (Uninorte)

Vice-coordenador: Prof. Me. Carlos Fábio (Martha Falcão)

Ementa: Contempla estudos teóricos e empíricos de jornalismo e seus meios. Evolução do Jornalismo e de seus produtos e mídias. Epistemologia, correntes teóricas e processos metodológicos. Ensino, Pesquisa e Inovação. 

Palavras-chave: História do Jornalismo; Teorias do jornalismo; Epistemologia do jornalismo.

 

GT2 - Comunicação, Jornalismo e Culturas Contemporâneas

Coordenadora: Profa. Dra. Ítala Clay (FIC/UFAM)

Vice-coordenadora: Mirna Feitoza (FIC/UFAM)

Ementa: Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo, referentes a configurações de redes e processos complexos em   interconexão com outras áreas de conhecimento. Abordagens inter-multi-transdisciplinares. Cultura, educação e estéticas comunicacionais contemporâneas. Novos sensórios, sensibilidades e narrativas na cibercultura. Ambientes multimidiáticos e transmídia. Conteúdos e linguagens híbridas em ecossistemas comunicacionais.  

Palavras-chave: Cultura Digital; Estética da Comunicação; Ambientes Transmídia; Ecossistemas Comunicacionais.

 

GT3 Jornalismo, Democracia e Cidadania

Coordenadora: Profa. Dra. Ivânia Vieira (FIC/UFAM)

Vice-coordenador: Prof. Esp. Rafael Cortezão (FBN)

Ementa: Análise de práticas jornalísticas frente à mundialização dos mercados e das culturas, na perspectiva da cidadania, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Comunicação e políticas públicas. Estudos de práticas jornalísticas alternativas e comunitárias envolvendo movimentos sociais, experiências identitárias e formas de ativismos pelos direitos humanos e não humanos.

Palavras-chave: comunicação e cidadania; jornalismo e práticas cidadãs; movimentos sociais; identidades culturais e de gênero.

 

GT4 Gêneros e Práticas Jornalísticas

Coordenador: Prof. Dr. Renan Albuquerque (FIC/UFAM)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Carlos Monteiro (ICSEZ/UFAM)

Ementa: Processos Jornalísticos, mercado e campo profissional. Produção e recepção da informação jornalística, e mudanças tecnológicas a elas associadas. Análise de coberturas. Gêneros jornalísticos. Jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo.

Palavras-chave: mercado jornalístico; mudanças tecnológicas; gêneros jornalísticos.