Fotografia

Instrutor: Raphael Alves

Currículo: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Obteve também o título de Master of Arts em Fotojornalismo e Fotografia Documental na London College of Communication / University of the Arts, em Londres (ING).

 

Gestão de Redes Sociais

Instrutor: Prof. Dr. Jonas da Silva Gomes Júnior

Currículo: Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Marketing Empresarial e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas (UFAM). Também possui graduação em Tecnologia de Produção Publicitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

 

Texto jornalístico para televisão

Instrutora: Marcela Rosa

Corrículo: Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-graduou-se em Comunicação Empresarial no Centro Universitário Nilton Lins, Manaus/AM, e fez o Curso de Aperfeiçoamento em Ética Jornalística do ICJ, o Centro Internacional de Jornalismo, em Washinton, nos Estados Unidos. Atualmente, faz Especialização em Jornalismo Ambiental pela Fiocruz.

 

Técnica de Oratória

Instrutora: Carla Santos Torres Chagas

Currículo: Mestranda em Ciências e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Pedagogia , curso Técnico superior em Rádio e TV pela Faculdade da Grande Fortaleza , Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela Estácio de Sá e Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas. Atualmente é Coordenadora do curso de jornalismo, assessora de comunicação e professora dos cursos de Pedagogia,Jornalismo e Pós graduação da Faculdade Boas Novas.

 

Jornalismo de Dados

Instrutor: Raphael Henrique Cortezão

Currículo: Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialização em Publicidade, Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Ufam. É assessor-chefe de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas desde 2011 e professor de Ensino Superior da Faculdade Boas Novas (FBN) desde 2015. Tem experiência profissional em diversas atividades de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Comunicação Organizacional e Mídias Sociais, atuando principalmente nas seguintes áreas: reportagem e edição para meios impressos e digitais; comunicação para a Cidadania; comunicação organizacional integrada e projetos especiais em Comunicação.

 

Jornalismo nas Stories do Instagram

Instrutora: Alessandra Augusto Taveira

Currículo: Estudante do sétimo período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas. Desde 2017 atua na produção de conteúdo e no desenvolvimento de pesquisas sobre jornalismo nas redes sociais no LabF5 - Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede da Ufam. Pesquisadora discente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Ufam com o projeto “O comportamento da linguagem jornalística nas stories do Instagram: estudo dos perfis do Jornal O Globo e do Portal A Crítica”, e pesquisadora discente (2017-2018) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Ufam.

 

Fazer jornalístico na web com ética e profissionalismo

Instrutora: Eliena Monteiro

Currículo: Graduada em jornalismo pelo Uninorte Laureate. Atualmente, é editora no Portal D24AM.COM e assessora de comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM). Tem mais de oito anos de experiência como editora de webjornalismo. Também tem experiências nas áreas de radiojornalismo e divulgação científica e já atuou como social media. Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico (INTERNET), Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo (RADIOJORNALISMO) e Prêmio de Jornalismo em Turismo.

 

O radiojornalismo da era multimídia

Instrutora:Manoela Mendes Moura

 

Currículo: Graduada em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (Rádio e TV) no Centro Universitário do Norte - UniNorte. Com Pós-Graduação em Direção, Produção e Criação em Cinema. Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCCOM). Foi produtora executiva na Rádio Rio Mar 1290 AM, bolsista na área de Rádio do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência ? Comunicação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam e atuou como produtora do Programa Fala Defensoria da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM). Participou de projetos de extensão do UniNorte: Programas de TV Brainstorm UniNorte, Bate Papo UniNorte, como produtora, e o Programa de Rádio Saber Viver, como produtora e locutora. Recentemente foi repórter do Portal EM TEMPO. Hoje atua como produtora executiva da Rádio Rio Mar FM e professora na Uninorte/Laureate. Com habilidades em roteiro e produção em rádio e TV, apresentação/ locução em rádio e edição de áudio e imagem.

 

A assessoria de comunicação como campo profissional para jornalistas na era digital

Instrutor:Rômulo Araújo

 

Currículo: Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário do Norte - UniNorte e pós-graduado em Design, Comunicação e Multimídia, pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI, e em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia, pelo Instituto Leônidas e Maria Deane - FioCruz Amazônia/ILMD.