O Movimento Empreende IFAM - MEI nasceu da inquietude de estudantes do curso de graduação em Tecnologia em Processos Químicos do CMC/IFAM, que logo recebeu apoio de colegas discentes de outros cursos do Instituto, como: Tecnologia em Alimentos, Engenharia Mecânica,  Licenciaturas em Química e Matemática. O Pré-projeto foi apresentado à Prof. Dra. Cláudia Magalhães do Valle como proposta para projetos integrais e o pedido para que ela o Coordenasse, esta com sua visão e experiência acadêmica logo percebeu que ele melhor se enquadrava no perfil de projeto de extensão, nos orientando a escrevê-lo aos moldes do PIBEX – Programa de Bolsas de Extensão. Aberto o edital, o projeto foi submetido e classificado em primeiro lugar do Campus Manaus Centro/CMC, o que muito nos orgulhou.

Contando com o apoio e as ações de muitos setores da Instituição, o projeto tomou corpo e nos dias 26 a 28/07/2016 realizamos o 1º MEI do CMC com intensas atividades, como: Ciclo de Palestras e a 1ª Mostra Empreendedora do CMC/IFAM com rodada de Pichs e a quinta cultural.

Um importante aspecto em torno da realização deste evento foi à integração entre a comunidade acadêmica interna e a comunidade externa, pois, em todas as atividades realizadas contamos com a participação ativa e imprescindível de membros dessas duas comunidades. A citar a identidade visual e elementos gráficos desenvolvidos inteiramente pelo setor de Comunicação Social do Campus Manaus Centro, pela equipe do Designer Erlison Lima, durante o período de pré-execução dos materiais. Foi importante também o apoio da parceria realizada com a gráfica Spaço Digital para a impressão de todo o material gráfico do 1º MEI do CMC.

Bem como, o apoio da Incubadora de Empresas Ayty do IFAM, na pessoa de sua gestora sistêmica Sra Mª Goretti Falcão e da Pró-reitoria de Extensão, na pessoa da profa.  Dra. Sandra Magni Darwich. Onde por meio desta recebeu a parceria da Rede de Incubadoras do Amazonas a RAMI e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa/SEBRAE, que concedeu à premiação de três cursos para as melhores três Startups com maior pontuação, avaliada durante a 1ª Mostra Empreendedora do CMC/IFAM.

Devido o compartilhamento de conhecimento e parcerias entre a comunidade acadêmica do IFAM e a comunidade externa, o evento contou com palestrantes com expertises nos temas abordados nas 14 (quatorze) palestras realizadas nos  três dias, impactando em mais de 450 pessoas que prestigiaram o ciclo de palestras.

Os coffee breaks realizados nos três dias de evento, foram fruto de patrocínios de membros da comunidade empreendedora circunvizinha ao Instituto, como: Casa do Pão, Coaraci, Confeitaria Soberana e o Restaurante Feijão. Esta iniciativa de interesse da comunidade externa em participar e contribuir para a realização de um evento como este, demonstra o quanto ainda podemos melhorar junto a realidade que nos cerca. A coordenadora do projeto e as duas alunas bolsistas e uma voluntária também contribuíram com guloseimas para os coffee breaks.

Um marco deste evento, foi a realização da 1ª Mostra Empreendedora do CMC/IFAM que contou com 8 (oito) Startups de diferentes seguimentos como indústria, comercio e alimentos, com rodada de Pitch e premiação para as três Startups que foram avaliadas no decorrer de toda a exposição. Participaram desta Mostra: Divino Cioccolato, Luma Byte Soluções e Tecnologia, Jukx, Roa Patacones, Rhústico, X-Lab, Vennus Story e OK Assessoria.

As Startups premiadas foram:

1º Lugar: Rhústico - que tem como produto óculos confeccionado com matérias primas que seriam descartadas no meio ambiente, associando designer inovador ao uso racional de matérias primas.

 2º Lugar: Vennus Story - Uma camiseteria que associa a arte plástica à confecção, transformando emoções em imagens que a Artista Plástica Jeane de Fátima transfere para blusas, com peças exclusivas para cada cliente.

3º Lugar: JUKX - Um APP com serviço de streaming de vídeo clipes selecionados de forma interativa e divertida pelo público de uma estabelecimento ou evento.

Agradecemos os convidados que participaram da Solenidade de abertura: a Pró-Reitora de Extensão profa. Sandra Magni Darwich, que representou o Magnífico Reitor, prof. Antônio Venâncio Castelo Branco, a Diretora Geral do CMC a profa. Maria Stela de Vasconcelos Nunes Mello, a Diretora da Direc Sra. Licelda Libório dos Santos, a Gestora da Incubadora de Empresas Ayty Sra. Maria Goretti F. de Araújo e a profa. Angela Neves Bulbol de Lima da UFAM.

Abrilhantaram e tornaram possível este evento os palestrantes: Sandra Magni, Mª Goretti Falcão, Salvio Rizatto, Alan Souza, Euler Guimarães, Marcelo Oliveira, José Geraldo de Almeida, Dalmir Pacheco, Marco Antônio Giagio, Celson Oliveira, Ricardo Tavares, Clarissa Melo, Michelle Guimarães, Eduardo Taveira, Lívia Pinheiro e Ananda Carvalho.

Agradecemos também o apoio de vários setores do IFAM: DQA, Coordenação de Comunicação Social, Coordenação de Multimeios, DAP, Direc e a Direção Geral do CMC. Além do apoio dos seguintes patrocinadores: Faepi, Sebrae, Spaço Digital, Coaraci, Restaurante Feijão, Casa do Pão e a Confeitaria Soberana. A todos nossos sinceros agradecimentos.

Como dito anteriormente o MEI é um projeto de extensão do IFAM, e contou com a Coordenação da profa. Cláudia Magalhães do Valle, e com a participação das alunas bolsistas: Monise Ellen e Rosimeire Santos, e das alunas voluntárias: Suane Viana, Talita Irami, Karen Rezzudo, Vanessa Ramos, Antônia Penna, Bruna Stefanni, Taynara Barros, Sarah Flores, Clara Lourido, Aliny Almeida, Raimara Souza, Marylen Gomes, Adriana e Tássia Pátricia.

As ações realizadas pelas alunas bolsistas e voluntárias contribuíram para o desenvolvimento profissional no que diz respeito à negociação, cumprimento de prazos, rede de contatos, habilidade de liderança de equipe, trabalho em equipe e gestão de recursos financeiros escassos.

Toda a equipe esta de parabéns! Pela responsabilidade e muita boa vontade de trabalhar em prol de um evento que foi benéfico para todos: comunidade acadêmica, professores, alunos e a comunidade externa ao IFAM, contribuindo para a formação profissional, inclusão social, geração de oportunidades, melhoria das condições de vida e para o exercício da cidadania.

Enfim concluímos que os objetivos do projeto estão sendo alcançados e no decorrer do processo de concepção e realização do evento principal (Ciclo de palestras), percebeu-se um grande potencial empreendedor em setores internos da instituição e na comunidade acadêmica do IFAM.

O projeto segue com as atividades voltadas ao incentivo e ao fomento da cultura empreendedora no CMC/IFAM até novembro/2016, onde as novas ações serão divulgadas.

A Equipe Organizadora do 1o MEI do CMC.