A Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN) é um dos eventos que compõem a Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN campus Natal – Zona Norte (SECIT). Neste evento desenvolve-se ações de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, através da elaboração de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Humanidades; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Participam da MOCITECZN estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional. É possível participar desenvolvendo projetos Científicos ou de Engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo 3 estudantes. Inclui-se, aqui, alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes devem ter a orientação obrigatória de um adulto maior de 21 anos. Os estudantes devem desenvolver o projeto seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia. Essas Metodologias usadas pela comunidade científica possuem diferentes etapas e são a base do pensamento científico.


Como desenvolver um projeto científico

Uma boa dica é completar o curso de metodologia da pesquisa e orientação de projetos de iniciação científica da plataforma APICE (Aprendizagem Interativa em Ciência e Engenharia). A plataforma foi criada pela Intel e a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.

Outra dica é seguir o manual de orientações para projetos de pesquisa desenvolvido por professores da Fundação Liberato que possuem grande experiência na organização da MOSTRATEC (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia).

 

Como participar da VII MOCITECZN

Em 2021, a VII MOCITECZN - Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal será realizada em formato virtual. As regras gerais para a participação na MOCITECZN podem ser consultadas aqui. A Comissão de Organização, no uso de suas atribuições, estabelece as seguintes diretrizes específicas para participação no evento de 2021:

  1. A submissão de projetos deverá ser realizada, conforme período previsto no cronograma, através deste link;
  2. No ato da submissão, além dos dados do projeto e da equipe (estudantes pesquisadores e orientadores), é obrigatório o envio do artigo do projeto e do vídeo de apresentação do projeto. Ambos serão utilizados pela Comissão de Avaliação para a seleção dos projetos finalistas;
  3. Os projetos selecionados como finalistas da VII MOCITECZN deverão confirmar a participação, via link a ser disponibilizado, incluindo um vídeo de apresentação do projeto em formato de elevator pitch; Diário de Bordo em formato PDF; e formulários específicos referentes à pesquisa, quando necessário, para análise do Comitê de Revisão Científica (CRC);
  4. Os vídeos em formato de elevator pitch dos projetos confirmados serão exibidos durante o período de realização da VII MOCITECZN, conforme previsto no cronograma;
  5. A avaliação dos projetos será feita de forma assíncrona. Os avaliadores, selecionados pela Comissão de Avaliação da MOCITECZN, terão acesso ao artigo do projeto, vídeo de apresentação, vídeo em formato de elevator pitch e diário de bordo.
  6. Os critérios avaliados serão: Atitude; Habilidades; Criatividade de Inovação; Aplicação do método científico ou de engenharia; Profundidade; Diário de bordo; Apresentação oral; Relevância; e Trabalho em equipe;
  7. Serão premiados com certificados os melhores projetos; classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada área;
  8. Os melhores projetos também poderão ser premiados com credenciamentos, de acordo com critérios adotados pela Comissão de Avaliação em conjunto com os eventos parceiros.

ATENÇÃO: A equipe de organização da VII MOCITECZN informa que devido à mudança no formato de apresentação, não será mais necessário o envio dos vídeos em formato de elevator pitch.

Para mais informações ou dúvidas, consultar a homepage do evento ou enviar e-mail para mocitec.zn@ifrn.edu.br.

Abaixo encontram-se mais informações sobre os documentos exigidos para participação como finalista da VII MOCITECZN:

Artigo do projeto

O artigo do projeto é o documento formal que expõe através da escrita os fatos verificados nas pesquisas, execução de experiências e, também, a reflexão a partir das questões identificadas. Normalmente são utilizados diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros documentos demonstrativos como forma de facilitar a compreensão do projeto executado. 

O artigo deve ser enviado no ato de submissão do projeto e será utilizado para a seleção dos projetos finalistas. O seu artigo deve ter no máximo 8 páginas em tamanho A4. Você poderá utilizar o arquivo editável, encontrado na área de submissão de projetos, para redigir o seu artigo, mas lembre-se que a versão final deverá ser salva e enviada em formato PDF, e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB.

Vídeo de apresentação

Um vídeo com duração de 10 a 15 minutos deve ser confeccionado para apresentar o projeto. O vídeo confeccionado deve conter informações consideradas relevantes, essenciais (como problema, hipóteses, objetivos, metodologia e resultados) e diferenciadas acerca do projeto, portanto, sejam originais e criativos!

O envio do link de acesso ao vídeo é obrigatório no ato de submissão, para que o Comitê de Avaliação realize a análise e seleção dos projetos finalistas da VII MOCITECZN. O vídeo deve ser hospedado no Youtube, em página pessoal dos finalistas ou em página do projeto finalista. Para melhor formatação, lembre-se de gravar com o celular posicionado na horizontal. O link será compartilhado na página oficial da MOCITECZN.

Diário de bordo

O diário de bordo, ou caderno de campo, é onde você registra todas as etapas, dúvidas, dificuldades, decisões e justificativas do seu projeto. Consiste em um documento essencial para o bom desenvolvimento de seu projeto e é a base para a elaboração do relatório de projeto. As anotações podem ser feitas em um caderno, aplicativos de anotação disponíveis em dispositivos móveis e computadores. O importante é organizar e registrar as observações e o processo de desenvolvimento de seu projeto.

Para os projetos finalistas, uma cópia digital do diário de bordo (em formato PDF) deve ser encaminhada para o Comitê de Avaliação durante o período de confirmação da participação. Informações adicionais sobre o envio serão repassadas, caso seja necessário, em data posterior à data de divulgação dos projetos finalistas.

Elevator pitch

Devido à mudança no formato de apresentação da VII MOCITECZN, não será mais necessário o envio dos vídeos em formato de elevator pitch.

Cronograma


Inspire-se

Clique nos logos abaixo e consulte os anais das maiores e mais importantes mostras e feiras realizadas no Brasil.