A Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN) é um dos eventos que compõem a Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN campus Natal – Zona Norte. Neste evento desenvolvem-se ações de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, através da elaboração de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Humanidades; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Participam da MOCITECZN estudantes do ensino médio e do ensino técnico de escolas públicas e particulares de todo o território nacional, desenvolvendo projetos individualmente ou em grupo com no máximo 3 estudantes. Inclui-se, aqui, alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes devem ter a orientação obrigatória de um adulto maior de 21 anos. Os estudantes devem desenvolver o projeto seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia. Essas Metodologias usadas pela comunidade científica possuem diferentes etapas e são a base do pensamento científico.



Como desenvolver um projeto científico

Uma boa dica é completar o curso de metodologia da pesquisa e orientação de projetos de iniciação científica da plataforma APICE (Aprendizagem Interativa em Ciência e Engenharia). A plataforma foi criada pela Intel e a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.

Outra dica é seguir o manual de orientações para projetos de pesquisa desenvolvido por professores da Fundação Liberato que possuem grande experiência na organização da MOSTRATEC (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia).



Como participar da IX MOCITECZN

Em 2023, a IX MOCITECZN - Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal será realizada no formato presencial. As regras gerais para a participação na MOCITECZN podem ser consultadas em aqui. A Comissão de Organização, no uso de suas atribuições, estabelece as seguintes diretrizes específicas para participação no evento:

  1. A submissão de projetos deverá ser realizada, conforme período previsto no cronograma, pelo link;
  2. No ato da submissão, além dos dados do projeto e da equipe (estudantes pesquisadores e orientadores), é obrigatório o envio do artigo do projeto que será utilizado pela Comissão de Avaliação para a seleção dos projetos finalistas;
  3. Os critérios avaliados durante o evento serão: Atitude; Habilidades; Criatividade de Inovação; Aplicação do método científico ou de engenharia; Profundidade; Relatório final; Diário de bordo; Pôster; Apresentação oral; Relevância; e Trabalho em equipe;
  4. Serão premiados com certificados os melhores projetos; classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada área;
  5. Os melhores projetos também poderão ser premiados com credenciamentos, de acordo com critérios adotados pela Comissão de Avaliação em conjunto com os eventos parceiros. 

Para mais informações ou dúvidas, consultar a homepage do evento ou enviar e-mail para mocitec.zn@ifrn.edu.br.

Abaixo encontram-se mais informações sobre os documentos exigidos para participação como finalista da IX MOCITECZN

Artigo do projeto

O artigo do projeto é o documento formal que expõe através da escrita os fatos verificados nas pesquisas, execução de experiências e, também, a reflexão a partir das questões identificadas. Normalmente são utilizados diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros documentos demonstrativos como forma de facilitar a compreensão do projeto executado.

O artigo deve ser enviado no ato de submissão do projeto. Este artigo será utilizado para a seleção dos projetos finalistas. O seu artigo deve ter de 4 à 6 páginas, em tamanho A4. Você poderá utilizar o arquivo editável para redigir o seu artigo, mas lembre-se que a versão final deverá ser salva e enviada em formato PDF, e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB.

Diário de bordo

O diário de bordo, ou caderno de campo, é onde você registra todas as etapas, dúvidas, dificuldades, decisões e justificativas do seu projeto. Consiste em um documento essencial para o bom desenvolvimento de seu projeto e é a base para a elaboração do relatório de projeto. As anotações podem ser feitas em um caderno, aplicativos de anotação disponíveis em dispositivos móveis e computadores. O importante é organizar e registrar as observações e o processo de desenvolvimento de seu projeto.

Para os projetos finalistas, uma cópia digital do diário de bordo (em formato PDF) deve ser encaminhada para o Comitê de Avaliação durante o período de confirmação da participação. Informações adicionais sobre o envio serão repassadas, caso seja necessário, em data posterior à data de divulgação dos projetos finalistas.

Cronograma



Inspire-se

Clique nos logos abaixo e consulte os anais das maiores e mais importantes mostras e feiras realizadas no Brasil.