Este minicurso tem como objetivo qualificar o participante para o desenvolvimento do modelo atmosférico BAM (Brazilian Global Atmospheric Model) na sua versão unidimensional, BAM-1D. Este modelo surgiu como uma necessidade de desenvolvimento/calibração integrada das diferentes partes da física que compõem o modelo tridimensional BAM desenvolvido pelo CPTEC. Atualmente conta com várias das opções disponíveis em termos das parametrizações físicas do modelo atmosférico 3D, com algumas adaptações relacionadas ao fato de não possuir dinâmica. O BAM-1D ainda está em desenvolvimento, mas está sendo utilizado para calibração e desenvolvimento de diferentes parametrizações físicas do modelo 3D, com ênfase em convecção (rasa e profunda), microfísica de nuvens, radiação e camada limite planetária. Pelo fato de possuir uma estrutura similar ao do modelo 3D e devido à sua rapidez na execução, o BAM-1D pode servir como um bom ponto de partida no entendimento de diferentes processos físicos, assim como no desenvolvimento e regionalização das parametrizações físicas disponíveis.

A figura de entrada (banner) desta página eletrônica mostra uma saída do modelo BAM, com resolução de 20 x 20 km, para a variável "precipitação acumulada de 24h", de uma análise inicializada à 00 UTC do dia 28/07/2019, válida para à 00 UTC do dia 29/07/2019. No plano de fundo temos o supercomputador do CPTEC, o Tupã. Fonte: Divulgação CPTEC.

Data do evento

5 de agosto de 2019, 09h00 até 8 de agosto de 2019, 17h00

LOCAL DO EVENTO

Auditório da Renorbio e Laboratório da SATE, Universidade Estadual do Ceará - UECE - Avenida Doutor Silas Munguba, 1700 , Itaperi , Fortaleza - Ceará