Enio Pereira de Souza

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou parte do doutorado na Universidade do Arizona (EUA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Sua principal área de atuação é Física da Atmosfera. Realiza pesquisa em teoria termodinâmica, modelagem de nuvens convectivas e modificação artificial de nuvens, além de estudos climáticos. Foi Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia no Biênio 2009/2010. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Departamento de Ciências Atmosféricas da UFCG entre 2008 e 2012 e entre 2015 e 2018.

Fonte: Currículo Lattes

Enver Ramirez Gutierrez

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciencias Atmosféricas (IAG) da universidade de São Paulo (2011), Mestrado em Meteorología pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Graduado em Física na Universidad Nacional Del Callao (1999), Atualmente é pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (2015-atual), Pesquisador Doutor da Ambar Techonology Ltda (2010-2013).Possui experiência como Assistente de investigação no Centro de previsión Numérica del tiempo y Clima (CPNTC) no Instituto Geofísico del Perú (2000-2003); pesquisador visitante no CPTEC (2001); bolsista do IAI (2003); bolsista FAPESP (2004-2005); bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005-2007); bolsista FAPESP (2007-2010). As principais áreas de atuação são em: Dinâmica dos Fluidos Geofísicos; Desenvolvimento de modelos interação multi-escala temporal e espacial; Métodos físico-matemáticos aplicados a meteorologia; Interação oceano-atmosfera

Fonte: Currículo Lattes

Felipe Denardin Costa

Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), com período de doutorado sanduíche na Carl von Ossietzky Universität Oldenburg. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa (Campus Alegrete). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite estável e modelagem atmosférica.

Fonte: Currículo Lattes

Gerson Paiva Almeida

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação como Bacharel em Física Geral e Fundamental pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado e (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2001) com estágio de doutorado sandwich na Météo-France de Toulouse. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física da atmosfera com ênfase em Cinética e Teoria de Transporte de Fluidos; Propriedades Físicas de Gases, atuando principalmente nos seguintes temas: Microfísica de Nuvens, fontes de aerossóis e núcleos de condensação de nuvens.

Fonte: Currículo Lattes

Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981) e doutorado em Meteorologia - University of Reading (1991). Pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de 1982 a 2016. Atualmente é professora de Climatologia Dinâmica no curso de Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pesquisadora voluntária, coordenando projetos na área de clima e modelagem. Tem experiência em Meteorologia com ênfase em Climatologia Dinâmica, sinótica, simulações climáticas com modelos globais e regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: teleconexões, variabilidade interanual e intrasazonal da atmosfera, modelos atmosféricos, anomalias climáticas, extremos em precipitação e temperatura, e mudanças climáticas, com ênfase sobre a América do Sul. Participou como autora líder do capítulo 14 /WG1 do relatório AR5/ IPCC, é membro de comissão do IAMAS/IUGG e co-chair do WG Monção nas Américas.

Fonte: Currículo Lattes

Josefina Moraes Arraut

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Adjunta nível A do departamento A do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Concluiu pós-doutorado no Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies (COLA), nos EUA (2014). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Reading(2014). Possui Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007). Foi pesquisadora associada do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais até 2011. Até 2012 desenvolveu pesquisa em nível de pós-doutorado vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e à Rede Clima sub-rede oceanos, lotada no Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Currículo Lattes

Rafael Maroneze

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), durante 4 semestres ministrou aulas na Universidade Federal de Santa Maria como professor substituto. Atualmente é aluno de doutorado na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite estável e modelagem atmosférica.

Fonte: Currículo Lattes

Silvio Nilo Figueroa Rivero

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Possui graduação em Meteorologia - Universidad Nacional Agraria La Molina (1984), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em meteorologia sinótica, meteorologia tropical, climatologia dinâmica, Previsão Numérica de Tempo (PNT) e modelagem climática regional e global. Na area de modelagem tem experiencia com modelos regionais MM5/WRF e ETA e modelos globais atmosféricos CAM5, CPTEC-AGCM e o Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (Braziian Earth System Model, BESM). Forma parte do grupo de desenvolvimento do novo modelo atmosférico global do CPTEC, denominado BAM (Brazilian Global Atmospheric Model), com foco nos processos físicos envolvidos neste novo modelo, em especial na melhoria dos esquemas de parametrizações de cumulus profundos e rasos com uso de modelo de nuvens (Cloud Resolving Model, CRM).

Fonte: Currículo Lattes