XXV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

28 de janeiro de 2021, 14h00 até 30 de janeiro de 2021, 15h30
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

ATENÇÂO: A próxima edição do SBFCV (26ª edição) será em Belo Horizonte (UFMG), e o link de acesso é: https://doity.com.br/sbfcv2022

Em janeiro de 2021 será realizada a 25ª edição do Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular. O evento surgiu como Mini-Simpósio em 1996, organizado a partir da ideia conjunta de dois laboratórios dos Departamentos de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e assumiu proporção nacional após a adesão de outros grupos pesquisadores interessados na área de Fisiologia Cardiovascular. Em decorrência da pandemia por COVID-19, a 25ª edição será realizada em ambiente virtual entre os dias 28 a 30 de janeiro de 2021.

Uma das características mais marcantes deste Simpósio é que tanto a organização quanto as apresentações (oral/vídeo-poster) são realizadas por alunos (pós-graduação, pós-doutorado e iniciação científica). Trata-se de um simpósio “escola” que visa não apenas a atualização sobre o conhecimento na área de Fisiologia Cardiovascular, mas também contribuir para a formação dos futuros pesquisadores nessa área. A 25ª edição traz como novidade um evento 100 % online, com um alcance maior e a participação de quem eventualmente não poderia participar de um evento presencial. A inscrição dará direito ao envio de um resumo, que será avaliado por um Comitê Científico, podendo ser selecionado para apresentação oral (síncrona) ou na forma de vídeo-poster. Estamos aguardando você para um evento especial!

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Roger Lyrio dos Santos

Saiba mais

Carmem Luiza Sartório

Saiba mais

Gilson Luiz Volpato

Saiba mais

Laura Marise de Freitas

Saiba mais

Eduardo Colombari

Saiba mais

Jose Geraldo Mill

Programação:

Abertura do Evento Abertura · Carmem Luiza Sartório, Roger Lyrio dos Santos

Mesa Redonda- Negacionismo à Ciência Mesa-redonda · Eduardo Colombari, Gilson Luiz Volpato, Laura Marise de Freitas

Sessões de Apresentações orais Síncronas. Apresentação Oral

Sessões de Apresentações orais Síncronas. Apresentação Oral

Sessões de Apresentações orais Síncronas. Apresentação Oral

Sessões de Apresentações orais Síncronas. Apresentação Oral

Sessões de Apresentações orais Síncronas. Apresentação Oral

Apresentação de pôster Apresentação Pôster

Apresentação de pôster Apresentação Pôster

Palestra de Encerramento: Papel da aterosclerose como fator de risco para doenças cardiovasculares Encerramento · Jose Geraldo Mill

Entrega de prêmios Premiação

Credenciamento

A confirmação da inscrição ocorrerá em até 48 horas úteis após o pagamento. O envio da confirmação será realizado por e-mail pessoal cadastrado no sitema.

O cadastramento no sistema Doity não garante que sua inscrição está efetivada. A mesma só será validada após confirmação da inscrição. Até então consideramos que houve apenas um cadastramento no evento e não inscrição.

A inscrição é intransferível. Caso o participante não compareça ao evento, não haverá devolução do valor pago na inscrição.

 

 

 

Realização

Torne-se um parceiro e colabore para esse evento, entre em contato aqui!

Comissão Organizadora do XXV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

Presidente: Prof. Dr. Roger Lyrio dos Santos (UFES)

Docentes: Prof. Dr. José Geraldo Mill (UFES) e Profa. Dra. Carmem Luíza Sartório (UFES)


Comissão de Inscrição e Certificados

Tagana Rosa da Cunha
Lara Caroline Amaro
Ana Dária Cassoli
Anderson Ramiro Rangel Carnelli
Danilo Cangusçú



Comissão de Criação e Divulgação

Jéssyca Aparecida Soares Giesen
Nathalie Tristão Banhos Delgado
Wender do Nascimento Rouver
Izabela Moreria Bonfin
Victoria Maia
Priscila Oliveira da Cruz


Comissão de Apoio Financeiro

Pollyana Peixoto
Thatiany Jardim
Silas Ronchi
Patrícia Gomes Benevide
Bárbara Martinelli Aguiar



Comissão Científica

Camila Almenara Cruz Pereira
Renata Ávila
Divanei Zaniqueli
Charles dos Santos Costa

Roger Lyrio dos Santos

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Pós-doutorado em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), doutorado (2002-2006) e mestrado (2000-2002) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996-2000). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Ciências Fisiológicas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, onde atua como orientador de Mestrado e Doutorado. É Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Coordena o Laboratório de Estudos em Reatividade Vascular (LABERV), e tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia de reposição com hormônios sexuais (estrogênio, testosterona e progesterona), terapias alternativas na pós menopausa (extrato de romã), terapia com bloqueadores de receptores estrogênicos, (dis)função endotelial, reatividade vascular coronariana, reatividade em vasos de resistência, e ação de agonistas/antagonistas seletivos do receptor de estrogênio membrana acoplado a proteína G (GPER) em leitos vasculares e vasos isolados. 

Carmem Luiza Sartório

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991-1996), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000-2002), doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Uniklinikum Wuerzburg, Alemanha (2002-2006) e habilitação (licenciatura) em Biologia pelo IFES (2017-2018). Realizou ainda estâncias pós-doutorais no Institut Català de Ciencies Cardiovasculars - ICCC (2007) e no Institut de recerca del Hospital Universitari Vall d Hebron, em Barcelona, Espanha (2007-2010). A última estância pós-doutoral foi no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular, do ICBS, UFRGS (2011-2013). Trabalhou como pesquisadora no Laboratório de Cardiologia Experimental no Hospital San Raffaele em Milão, Itália (2015-2017). Alí atuou em projetos de pesquisa clínicos e básicos, em uma equipe multidisciplinar, direcionados à cardiomiopatia hipertrófica primária e aquela secundária à hipertensão arterial - em humanos e modelo de ratos SHR. Atualmente é pesquisadora pós-doutoral (bolsista PNPD- CAPES) no Laboratório de Fisiopatologia Cardiovascular - UFES. Atualmente atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas na UFES. Na pesquisa científica atua principalmente nos seguintes campos: hipertensão arterial, microcirculação coronariana, reatividade vascular, estresse oxidativo, disfunção endotelial, infarto do miocárdio, isquemia/reperfusão miocárdicas em modelos experimentais, proteção miocárdica e mecanismos da insuficiência cardíaca. Em docência, tem experiência e interesse no ensino teórico/prático de fisiologia, farmacologia, histologia/embriologia, biologia celular/molecular, patologia e odontologia - além de bioética e boas práticas.

Gilson Luiz Volpato

Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (IGVEC)


Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-doutorado no exterior (Israel). É Professor Livre-Docence aposentado do Depto. de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Em sua carreira científica estudou fisiologia e comportamento animal, obtendo reconhecimento internacional evidenciado por convites recebidos para publicação de artigos de revisão, palestras, organização de eventos e citações recebidas. Com 55 artigos no Web of Science, já ultrapassou 1.000 citações. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Paralelo às atividades de pesquisa, dedicou-se ao ensino da Redação Científica e do processo de fazer ciência. Seus primeiros cursos de redação científica foram em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Até hoje, já ministrou cerca de 1.500 cursos e palestras no Brasil e exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos gratuitos. Em agosto de 2017 se torna cofundador do IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (igvec.com), que visa dar oportunidade para que formadores e aqueles que a esse perfil se dirigem aprimorem a mentalidade científica, com reflexos para todo o sistema educacional (da pré-escola à universidade) e para a própria sociedade.

Laura Marise de Freitas

Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP)


Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, com estágio de iniciação científica no National Institutes of Health - NIH (EUA). Mestra e Doutora em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - UNESP. Fez parte do doutorado na State University of New York at Buffalo (EUA). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação, mestrado e no doutorado. Atualmente é Pós-doutoranda no Laboratório de Processos Fotoinduzidos e Interfaces (LPFI) no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP/Depto de Bioquímica), também com bolsa da FAPESP. Atua principalmente nas áreas de microbiologia aplicada e terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), em ênfase em mecanismos moleculares de ação e otimização da aPDT, e biofilmes. Atua ativamente na Divulgação Científica através de trabalhos no grupo Nunca vi 1 Cientista

Eduardo Colombari

Universidade Estadual Paulista (UNESP)


Professor Titular em RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a partir de 2011. Membro do Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências (CA-BF), com mandato de três anos para o período de 01/10/2018 a 30/06/2021, escolhido pelo Conselho Deliberativo do CNPq, em reunião realizada em 19 de setembro de 2018. Presidente Eleito (2019-2020) da Sociedade Brasileira de Fisiologia - SBFis. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado Sanduiche - The University of Iowa (1995). Visiting Professor Department of Physiology and Pharmacology, University of Bristol, UK (2007-2009) em colaboração com Prof. Julian Paton e David Murphy. Foi Professor da Universidade Federal de São Paulo (1994 - 2011).Principais Periódicos em que publica: - Brain Research; - American Journal of Physiology. Regulatory, Integrative and Comparative Phy; - British Journal of Pharmacology; - Brazilian Journal of Medical and Biological Research; - Hypertension (Dallas); - Autonomic Neuroscience; - Brain Research Bulletin; - American Journal of Physiology. Heart and Circulatory Physiology; - J. Physiol (London); - The Journal of Neuroscience; - Acta Physiologica; - Experimental Physiology; - Plos One; - Cardiovascular Research; -Journal of Applied Physiology; - Pfluegers Archiv; - Respiratory Physiology & Neurobiology; - Journal of Neurophysiology; etc. Tem experiência na área de Fisiologia Integrativa, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular e Respiratório, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Neural Cardiovascular e Respiratório; Controle do Equilíbrio Hidroeletrolítico em condições normais ou relacionados com situações fisiopatológicas tais como Hipertensão, Desidratação, Obesidade e Distúrbios Ventilatórios. Coordenador e Pesquisador Principal de Projetos FAPESP e CNPq. Orientador Permanente no Curso de Fisio-Farmacologia, UNIFESP-EPM, CAPES Nível 6. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1395-4036.

Jose Geraldo Mill

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987). É Professor Titular de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFES. É sócio titular da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordena as linhas de pesquisa em 'Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares' e 'Fisiopatologia Cardiovascular', com ênfase em estudos nas áreas de infarto do miocárdio e hipertensão arterial. É pesquisador 1A do CNPq e coordenador do Centro de Investigação ELSA (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) no Espírito Santo. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM-Ebserh) da UFES.