I SEFI-ENPEG
APRESENTAÇÃO
Não constitui novidade a tese que considera o mundo contemporâneo como profundamente impregnado pela lógica da transformação ininterrupta. De fato, estamos habituados que todos os anos surjam novos hábitos, novos valores, novas formas de comunicação, tanto quanto com a emergência de inéditas experimentações artísticas, descobertas científicas e/ou reflexões filosóficas.
Assim, a modernidade, em geral, pode ser caracterizada como uma grande “aventura” (como diria Berman). Pelo menos desde dezembro de 2019, contudo, o mundo começou a ganhar contornos inimagináveis, mesmo para os mais febris entusiastas da ficção científica. Com a descoberta da Covid-19 a Terra, quase literalmente, fora revirada de cabeça para baixo. De fato, a pandemia global, decorrente dessa situação, dividiu o planeta em frações políticas e epistemológicas, num enlace capaz de fazer inveja ao mais acirrado período da guerra fria.
Por certo, essa conjuntura não tardou em despertar posições dissonantes também entre as personalidades ligadas ao campo da filosofia. Por exemplo, Slavoj Žižek e Giorgio Agamben, filósofos mundialmente conhecidos, apresentaram seus respectivos pareceres e vislumbres sobre a crise sanitária para a cena pública global. De igual modo, Byung-Chul Han apostara que o novo corona vírus intensificaria processos já em curso, como a depressão, conclamando, por isso mesmo, a reflexão mais determinada sobre o presente que nos contém etc. De igual modo, Yara Frateschi (UNICAMP), Cristiano Capovilla (UFMA), Paulo Ghiraldelli Júnior (UNESP) e Alysson Leandro Mascaro (USP), dentre outros, protagonizaram debates acalorados e investigações de destaque entre nossas fileiras.
Frente ao exposto, portanto, a I Semana de Filosofia (SEFI) e o I Encontro de Pesquisa na Graduação (ENPEG) do curso de filosofia da Universidade Estadual do Maranhão visam apresentar e escrutinar em que sentido as relações entre filosofia e os nossos tempos podem se consolidar a partir de agora. Dito de outro modo, passados mais de dois anos, esses eventos surgem com o intento de fazer um mapa sobre a situação atual, mas também, apresentam-se com o fito de delinear o árduo trabalho que se apresenta no horizonte filosófico. Ora, para levar essa pretensão ao êxito, professores, estudantes e profissionais da filosofia se reunirão de modo híbrido (conforme detalhamento na programação), entre os dias 11 e 13 de maio de 2022, para um diálogo comum sobre temas clássicos e recém emergidos no contexto hodierno.
Grosso modo, acreditamos que as pesquisas contemporâneas no âmbito filosófico não poderão deixar de se debruçar sobre o assim chamado “novo normal”, mesmo quando este se tornar uma simples “recordação” do passado. É necessário pensar, elaborar e agir no momento presente. Daí a urgência dos eventos em tela.
Davi Galhardo
Comissão Organizadora
11 de maio de 2022, 08h00 até 13 de maio de 2022, 20h30
São Luís - UEMA (Cidade Universitária Paulo VI), Av. Lourenço Vieira da Silva N.º 1000, Jardim São Cristóvão, São Luís - Maranhão
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.