RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS

APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

RELATO DE PESQUISA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

DATA: 27.09.2019

HORA: 16h

LOCAL: SALAS DE AULA DO PRÉDIO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

 

EIXO 1 Currículo e políticas públicas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa

Coordenação: Jéssica Nunes         Sala 01

A ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014
(Nelma Lima e Silva Campos)

A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO NA REGIÃO INSULAR DE BELÉM: DILEMAS E DESAFIOS FRENTE AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025)
(Maria Izabel Alves dos Reis)

A PRESENÇA DAS TEORIAS DO CURRÍCULO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Larissa Matias, Ivete Brito e Brito)

REFLEXÃO SOBRE CURRÍCULO E RELAÇÃO DE PODER
(Cristina de Nazaré Santos da Silva, Evanildo Moraes Estumano)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EIXO 2 Formação de professores e trabalho docente

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa

Coordenação: Lanna Rodrigues e Vena Ferreira     Sala 02

O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NA PRÁTICA.
(Marcel de Almeida Barbosa)

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INDICATIVOS E PROPOSIÇÕES
(José Maria Soares Rodrigues)

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA AUTOMÁTICA

(Gessiane Lobato Picanço)    

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência

ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
(Lubenita de Souza Farias)

 

 

 

 

EIXO 2 Formação de professores e trabalho docente

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa       

Coordenação: Adrianny Silva e Josianne Coqueiro    Sala 03

TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM: ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(Barbara Araújo da Silva, Maria da Conceição dos Santos Costa)

O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LITERATURA, AFETIVIDADE E REFLEXÃO
(Patriciane de Aviz Costa Magalhães, Mateus Souza Dos Santos)

UM OLHAR ALÉM DA SALA DE AULA: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A COMPREENSÃO DO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL DO ALUNO
(Joaquina Ianca dos Santos Miranda, Renan Augusto Moura Cardoso, Bianca Marinho de Souza)

UM EXERCÍCIO ALÉM DA TÉCNICA, UMA FORMAÇÃO ALÉM DA PEDAGOGIA: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(Joaquina Ianca dos Santos Miranda, Bianca Marinho de Souza, Amanda da Silva Barata)

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
(Cintia Wanily Oliveira Mendes Santana)

 

 

EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa

Coordenação: Wanderleia Leitão                          Sala 4

OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS SABERES CONSTRUÍDOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE BEBÊS NAS VOZES DAS PROFESSORAS DE BERÇÁRIO
(Eduarda de Assunção Pacheco)

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ESPECIFICIDADES: O SER CRIANÇA E SEU MODO DE APRENDER
(Kattyane Vieira Nunes)

OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL
(Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Ana Paula Santos Sarmanho, Patrícia Carla de Souza Della Barba)

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência

O BOSQUE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA EAUFPA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
(Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis, Edna de Nazaré Ribeiro Cardozo)

FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E ESCRITORAS: GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Edna de Nazaré Ribeiro Cardozo, Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de Pesquisa

Coordenação: Thaynah Pinheiro                    Sala 5

EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLA NO CAMPO: Desafios e possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem
(Larissa Fonseca de Almeida)

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de Experiência

RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LEITURAS INFANTIS NA EM.E.I. SANTA ROSA NO MUNICÍPIO DE ABATETUBA/PA
(Oselita de Figueiredo Correa)

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM DEVE ORGANIZAR?
(Luciana da Costa Oliveira)

RELATOS DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS
(Lara Maria de Oliveira Damasceno)

POLUIÇÃO DA ÁGUA: PRÁTICA EDUCATIVA AMBIENTAL PARA O JARDIM II DO ENSINO INFANTIL
(Sabrina Silva Trindade, Mayssa Kon Lisboa Monteiro)

O ENCONTRO DA ALFABETIZAÇÃO COM A MÚSICA: INTEGRANDO SABERES
(Thaynah Patricia Borges Conceição Pinheiro, Leila Kátia de Sousa Farias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa

Coordenação: Renata Sobral e Suelen Godim         Sala 6

O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DENTRO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM
(Leila Kátia de Sousa Farias, Vera Lúcia Corrêa dos Santos)

O AUTISMO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO ACERCA DO PROJETO TEA
(Suzianne Silva Tavares)

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência

AÇÕES ARTICULADAS ENTRE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DIDÁTICA NO RUC SÃO JOAQUIM, EM ALTAMIRA - PA
(Marconde Ávila Bandeira, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Léia Gonçalves de Freitas)

RELATOS DA EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
(Pedro Igor Cruz Lobo, Suelen Tavares Godim)

ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DOS CANTOS DIVERSIFICADOS
(Lucilene do Socorro Melo de Santana)

 

 

     EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa

Coordenação: Cláudia Pantoja e Iêda Nascimento                      Sala 7

PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CASTANHAL: FALANDO DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
(Marcileno de Sousa Favacho, Orlando Sérgio Pena Mourão Junior, Rafaella da Fonseca Pinheiro)

PRÁTICA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
(Cristina de Nazaré Santos da Silva, Evanildo Moraes Estumano)

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência

SABERES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
(Irisneia Brito e Silva)

O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA: VIVÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
(Rita de Cássia Mendes Ribeiro Gomes, Ieda Clara Queiroz Silva do Nascimento)

A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
(Orlando Sérgio Pena Mourão Junior, Marcileno de Sousa Favacho)

 

 

     EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa

Coordenação: Fernanda Monteiro e Alessandra Gonçalves   Sala 8

LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: SISTEMATIZANDO O CONTEÚDO
(Fernanda Yully dos Santos Monteiro)

JOGOS NO ENSINO DE DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(Karen Vanessa Raiol Bittencourt)

RELAÇÃO ENTRE POBREZA E EDUCAÇÃO
(Alessandra Sagica Gonçalves)

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
(Milena Vasconcelos Medeiros, Renan Santos Furtado)

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
(Layne Patrícia de Oliveira Damasceno)

O JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Renan Santos Furtado)

 

 

EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de Experiência

Coordenação: Jessika Assiz                                        Sala 9

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TECIDO ENTRE FLORES, CORES E DISSABORES NO PROJETO LABORATÓRIO DE ENSINO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
(Jessika de Assiz da Silva, Maria Lúcia Martins Pedrosa Marra, Renata Cardoso Costa)

A CIRANDA DAS PALAVRAS NA CULTURA PARAENSE: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
(Larissa Rodrigues Matias)

O ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS
(Lilian Cristina Rodrigues de Souza, Michele Borges de Souza)

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(Lilian Cristina Rodrigues de Souza, Michele Borges de Souza)

RESIGNIFICANDO O CHÃO DA ESCOLA: APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
(Maria Lúcia Martins Pedrosa Marra, Renata Cardoso Costa, Jessika de Assiz da Silva)

LENDAS AMAZÔNICAS: CONTAR HISTÓRIA ENRIQUECE.
(Brena Leticia Méra Dias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                

 

EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa

Coordenação: Vanja Vilhena e Michel Moutinho     Sala 10

PROSÓDIA E MOVIMENTOS OCULARES: UM ESTUDO SOBRE PROCESSAMENTO DE LEITURA
(Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler)

A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FRANCISCO MARQUES FERREIRA EM ABAETETUBA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
(Kélen de Jesus Oleastre da Silva)

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência

OBJETOS DE APRENDIZAGEM (AO) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I – SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
(Vanja Vago de Vilhena, Franz Kreuther Pereira Pereira, Cleonice Reis Souza Dourado Dias)

PALAVRAS SECRETAS: O USO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO
(Andrea Luiza Mota de Souza Lima, Larisse Bendelaque Souza)

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
(Irisnéia Brito e Silva, Ivete Brito e Brito)

 

 

4 Arte e diversidade cultural no contexto escolar

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa

Coordenação: Jucélia Estumano e Maridete Daibes               Sala 11

O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: DIÁLOGO E INTERAÇÕES PLÁSTICAS COM AS CRIANÇAS
(Thais Oliveira do Vale, Celita Maria Paes de Sousa)

A RELEVANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
(Maria Lindalva Oliveira Fernandes)

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO CURRÍCULO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO: a escola como um lugar humanizador.
(Raquel Soares Souza, Ramily Maciel Matos)

Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência

ARTES INTEGRADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA EAUFPA
(Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França, Maridete Daibes da Silva Piani, Adamilson Guimarães de Abreu

INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E MÍDIA NO PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE UM ENCONTRO DE SABERES MÚSICAIS
(Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira)

A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOB A PESPECTIVA DA CULTURA CORPORAL.
(Orlando Maia Teixeira Neto, Lívia Maria Neves Bentes, Larissa de Oliveira Brito da Silva)

INFÂNCIA E VIVÊNCIA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS
(Bianca Morais Carneiro, Débora Patrícia Santana Pinto)

 

As sessões devem ser iniciadas no horário previsto (16h) mesmo que não estejam presentes todos os expositores e o término às 18h;

  1. No início do evento estará disponível a relação de trabalhos a serem apresentados nas salas de aula do Ensino Médio;

  2. As apresentações orais – terão entre 10 a 15 minutos cada, seguidas dos relatos de experiência – também com o mesmo tempo.

  3. Ao final das apresentações, haverá tempo para os debates;

  4. O SEIFEA disponibilizará data show e notebook para as apresentações em power point que deverão ser salvas no computador disponível na sala, antes do início da sessão.

  5. Os certificados estarão disponíveis após 24h no e-mail.

Att

Coordenação Comissão Científica

Compartilhe!