APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (GTs)
RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
RELATO DE PESQUISA E RELATO DE EXPERIÊNCIA
DATA: 27.09.2019
HORA: 16h
LOCAL: SALAS DE AULA DO PRÉDIO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
EIXO 1 Currículo e políticas públicas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Jéssica Nunes Sala 01 |
A ALFABETIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014 |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO NA REGIÃO INSULAR DE BELÉM: DILEMAS E DESAFIOS FRENTE AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025) |
A PRESENÇA DAS TEORIAS DO CURRÍCULO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
REFLEXÃO SOBRE CURRÍCULO E RELAÇÃO DE PODER |
EIXO 2 Formação de professores e trabalho docente |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Lanna Rodrigues e Vena Ferreira Sala 02 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NA PRÁTICA. |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INDICATIVOS E PROPOSIÇÕES |
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA AUTOMÁTICA (Gessiane Lobato Picanço) |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência |
ATIVIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
EIXO 2 Formação de professores e trabalho docente |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Adrianny Silva e Josianne Coqueiro Sala 03 |
TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM: ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LITERATURA, AFETIVIDADE E REFLEXÃO |
UM OLHAR ALÉM DA SALA DE AULA: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE A COMPREENSÃO DO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL DO ALUNO |
UM EXERCÍCIO ALÉM DA TÉCNICA, UMA FORMAÇÃO ALÉM DA PEDAGOGIA: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência |
O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Wanderleia Leitão Sala 4 |
OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS SABERES CONSTRUÍDOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE BEBÊS NAS VOZES DAS PROFESSORAS DE BERÇÁRIO |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ESPECIFICIDADES: O SER CRIANÇA E SEU MODO DE APRENDER |
OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência |
O BOSQUE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA EAUFPA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E ESCRITORAS: GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de Pesquisa |
Coordenação: Thaynah Pinheiro Sala 5 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLA NO CAMPO: Desafios e possibilidades nos processos de ensino e aprendizagem |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de Experiência |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LEITURAS INFANTIS NA EM.E.I. SANTA ROSA NO MUNICÍPIO DE ABATETUBA/PA |
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM DEVE ORGANIZAR? |
RELATOS DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS |
POLUIÇÃO DA ÁGUA: PRÁTICA EDUCATIVA AMBIENTAL PARA O JARDIM II DO ENSINO INFANTIL |
O ENCONTRO DA ALFABETIZAÇÃO COM A MÚSICA: INTEGRANDO SABERES |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Renata Sobral e Suelen Godim Sala 6 |
O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DENTRO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM |
O AUTISMO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO ACERCA DO PROJETO TEA |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de experiência |
AÇÕES ARTICULADAS ENTRE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DIDÁTICA NO RUC SÃO JOAQUIM, EM ALTAMIRA - PA |
RELATOS DA EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DOS CANTOS DIVERSIFICADOS |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral - Relato de pesquisa |
Coordenação: Cláudia Pantoja e Iêda Nascimento Sala 7 |
PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CASTANHAL: FALANDO DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência |
SABERES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA: VIVÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa |
Coordenação: Fernanda Monteiro e Alessandra Gonçalves Sala 8 |
LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: SISTEMATIZANDO O CONTEÚDO |
JOGOS NO ENSINO DE DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
RELAÇÃO ENTRE POBREZA E EDUCAÇÃO |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
O JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de Experiência |
Coordenação: Jessika Assiz Sala 9 |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TECIDO ENTRE FLORES, CORES E DISSABORES NO PROJETO LABORATÓRIO DE ENSINO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
A CIRANDA DAS PALAVRAS NA CULTURA PARAENSE: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA |
O ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
RESIGNIFICANDO O CHÃO DA ESCOLA: APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
LENDAS AMAZÔNICAS: CONTAR HISTÓRIA ENRIQUECE. |
EIXO 3 Saberes, práticas pedagógicas e inclusão |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa |
Coordenação: Vanja Vilhena e Michel Moutinho Sala 10 |
PROSÓDIA E MOVIMENTOS OCULARES: UM ESTUDO SOBRE PROCESSAMENTO DE LEITURA |
A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FRANCISCO MARQUES FERREIRA EM ABAETETUBA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM (AO) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I – SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA |
PALAVRAS SECRETAS: O USO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
4 Arte e diversidade cultural no contexto escolar |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de pesquisa |
Coordenação: Jucélia Estumano e Maridete Daibes Sala 11 |
O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: DIÁLOGO E INTERAÇÕES PLÁSTICAS COM AS CRIANÇAS |
A RELEVANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS |
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO CURRÍCULO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO: a escola como um lugar humanizador. |
Modalidade – Comunicação Oral – Relato de experiência |
ARTES INTEGRADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA EAUFPA |
INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E MÍDIA NO PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE UM ENCONTRO DE SABERES MÚSICAIS |
A DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOB A PESPECTIVA DA CULTURA CORPORAL. |
INFÂNCIA E VIVÊNCIA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS |
As sessões devem ser iniciadas no horário previsto (16h) mesmo que não estejam presentes todos os expositores e o término às 18h;
-
No início do evento estará disponível a relação de trabalhos a serem apresentados nas salas de aula do Ensino Médio;
-
As apresentações orais – terão entre 10 a 15 minutos cada, seguidas dos relatos de experiência – também com o mesmo tempo.
-
Ao final das apresentações, haverá tempo para os debates;
-
O SEIFEA disponibilizará data show e notebook para as apresentações em power point que deverão ser salvas no computador disponível na sala, antes do início da sessão.
-
Os certificados estarão disponíveis após 24h no e-mail.
Att
Coordenação Comissão Científica