SELAC

SELAC

IV SEMINÁRIO DE LITERATURA E ARTE CONTEMPORÂNEA

Faça sua inscrição
De 24 a 27 de abril Todos os dias das 19h às 22h
Dourados, MS Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Sobre o Evento

 

 

O Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC) é um projeto de extensão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é organizado desde 2016 pelo Grupo de Estudo InterArtes, e tornou-se uma ampliação das discussões desenvolvidas pelos docentes e discentes do projeto de pesquisa “Simulacros Fanopáticos do Sujeito Latino-americano”.

A quarta edição do SELAC acontecerá no período de 24 a 27 de abril, na Cidade Universitária, onde está localizada a Unidade II, da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A abertura do evento é também a Aula Magna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras, Turma de 2019, da FACALE. As mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas contemplarão variadas temáticas envolvendo a Literatura, outras e artes e suas práticas pedagógicas. A programação conta, ainda, com uma Feira Interartística, um Sarau "Entre Artes" e um espetáculo teatral com o Grupo CASA - Coletivo de Artistas, que acontecerão no Sucata Cultural, Rua Onofre Pereira de Matos, nº 815, Centro, Dourados.

A proposta do evento é estabelecer um diálogo entre pesquisadores, a comunidade acadêmica das Universidades (federal, estadual e privada) e as Escolas estaduais e municipais de Dourados. São objetivos do seminário fomentar e aprofundar as discussões acerca da relação entre a Literatura e as outras artes, bem como estimular práticas pedagógicas inovadoras, tendo em vista o contexto específico de inserção das pesquisas locais e os novos desafios impostos por contextos culturais complexos. 

Dessa forma, o SELAC contribui para o desenvolvimento de futuros professores das Letras e das Artes, com um senso crítico e estético aguçado, conectado às várias linguagens artísticas, capaz de ressignificar e realinhar as produções artísticas de nosso tempo. A meta é que o SELAC  fortaleça a imagem institucional da FACALE, como um espaço institucional, permanente e oficial para agrupar, organizar e difundir conhecimentos, reflexões e pesquisas nos campos da Letras, Literatura, Artes, Linguística, Educação, entre outros.

Sejam todos(as) bem-vindos(as)!


Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira
Coordenador do Grupo de Estudo InterArtes
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Fale conosco: selac.ufgd@gmail.com

 


 

INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE:

 

- CREDENCIAMENTO (Clique aqui)
Nesse item você ficará informado(a) sobre as SESSÕES DE COMUNICAÇÕES, quanto aos dias e períodos que serão realizadas as apresentações de trabalho, bem como as áreas de conhecimento que serão aceitas as pesquisas. Além disso, poderá saber mais sobre as MODALIDADES DE INSCRIÇÃO (Ouvintes e Comunicadores) e o período destinado para a inscrição, que será apenas pelo Site Doity.

 

- INSCRIÇÕES

OUVINTES (Clique aqui)
Certificado online: participação no evento (20h/a)
Período de Inscrição (Site Doity): de 20 de fevereiro a 25 de abril - somente pelo Site.

 

O investimento dá direito a participar das atividades do IV SELAC de 24 a 26 de abril (conferência, mesas-redondas, comunicações, feira e sarau), EXCETO O ESPETÁCULO TEATRAL, que será realizado dia 27 de abril, pois os ingressos para a peça do Grupo Casa serão vendidos na semana do evento, no Sucata Cultural.

Informamos que o certificado (correspondente a 20h/a) será para aqueles(as) que obtiverem setenta e cinco por cento (75%) de presença na programação que acontecerá na FACALE/UFGD e na UEMS, na Cidade Universitária. Como acontecerão cinco atividades (uma conferência de abertura e duas mesas-redondas à noite, bem como duas tardes de sessões de comunicações coordenadas), o Ouvinte terá que obrigatoriamente participar de três delas para obter o certificado. Mais informações (Clique aqui).


 

COMUNICADORES(AS) (Clique aqui)
Autor(a) e coautores(as) da proposta de comunicação - Resumo
Certificado online: apresentação de trabalho
Período de inscrição (Site Doity): de 20 de fevereiro a 20 de março de 2019.

 

PRORROGADAS:
INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES DE RESUMOS

Até 27 de março de 2019
 

Cada comunicador, ou seja, tanto o autor quanto o(s) co-autor(es), devem estar inscritos no site do evento e também efetuar o pagamento (individualmente). Somente após o pagamento será possível acessar o painel do participante e encaminhar o RESUMO.

Vale lembrar que o investimento nessa modalidade de inscrição dá direito ao Comunicador de participar de todas as atividades do SELAC. Para que este também receba o certificado de Ouvinte, o(a) participante deverá participar de 75% da programação do evento, conforme orientações acima. 
Mais informações (Clique aqui).

 

 

- SUBMISSÃO DE TRABALHOS (Clique aqui)
Nesse item estão informações sobre as temáticas específicas que cada autor(a) deverá escolher ao fazer a inscrição, o CRONOGRAMA e o regulamento, organização e MODELO DO RESUMO. Lembrando que todos os resumos serão avaliados pelo Comitê Científico do Evento. Assim, as comunicações apresentadas e que estiverem de acordo com as normas do Comitê Científico integrarão o Caderno de Resumos - Anais do SELAC 2019 (e-ISSN: 2594-4681).

 

RESUMOS - COMUNICAÇÕES COORDENADAS

 


 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS

RESUMO DAS TEMÁTICAS

 

SCC01 - LITERATURA E AS RELAÇÕES INTERARTES
A presente sessão coordenada receberá pesquisas que versam sobre o diálogo da Literatura com as diversas expressões artísticas contemporâneas, presentes no cinema, na televisão, na música, no teatro, na pintura e nas mídias digitais.
Local: Cinesala, FACALE / UFGD, Cidade Universitária.


SCC02 - LITERATURA, MEMÓRIA E RELAÇÕES DE GÊNERO
A sessão busca promover o encontro de pesquisadores que discutam o processo de produção literária, levando em consideração a literatura de escrita feminina, bem como as relações de gênero e de resistência. Integram a mesa coordenada, pesquisas explorando o aspecto memorialístico em romances e/ou outros artefatos literários, tais como: manuscritos, documentos pessoais (cartas, rascunhos, diários), acervos e edições críticas, como também todo e qualquer material que resgate o caráter memorial da produção literária.
Local: Sala 08, FACALE / UFGD, Cidade Universitária.


SCC03 - LITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS
Serão aceitos trabalhos que, na área dos Estudos Culturais, dediquem-se à compreensão das intersecções da Literatura com temáticas transdisciplinares como a diversidade cultural, as formações identitárias e as interações interculturais. A sessão coordenada também compreenderá estudos de literatura pós-colonial, identidade cultural, processos migratórios, transnacionalismo e mobilidades culturais.
Local: Sala 01, FACALE / UFGD, Cidade Universitária.


SCC04 - LITERATURA E HISTÓRIA
A sessão coordenada reunirá pesquisas que englobem a relação da Literatura e da História, em romances históricos e metaficções historiográficas, entre outros. Nesta seção serão aceitos trabalhos que considerem a ficção e a história como narrativas paralelas, mas correlacionadas. Uma vez que o autor do relato e/ou da transcrição de eventos históricos é capaz de inserir uma perspectiva. A interação das duas áreas proporciona um diálogo crítico capaz de fomentar importantes reflexões sobre a ambivalência de dados, materiais e documentos que sustentam os trabalhos dos pesquisadores dessas áreas.
Local: Sala 02, FACALE / UFGD, Cidade Universitária.


SCC05 - PRÁTICAS EDUCACIONAIS
A sessão coordenada receberá pesquisas e práticas de ensino-aprendizagem envolvendo a questão Literária, Linguística e Artística em contextos educacionais. De tal modo que poderão apresentar seus estudos tanto pesquisadores da área de educação, quanto docentes das redes estaduais, municipais e federais de ensino e graduandos que integram os programas de iniciação à docência (PIBID / PET).
Local: Sala 03, FACALE / UFGD, Cidade Universitária.

 

Contato: selac.ufgd@gmail.com
Mídias Sociais: Facebook e Instagram

Programação

18h00 Credenciamento dos Participantes (Ouvintes e Comunicadores) Credenciamento
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária

Apresentar no ato do credenciamento o comprovante de pagamento de inscrição (pode ser uma imagem no celular).

19h00 Feira InterArtística Feira
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária

Presença de artistas de Dourados, apresentando e vendendo seus trabalhos.

19h30 Cerimônia de Abertura e da AULA MAGNA PPGL - FACALE Conferência
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária

Aula Magna - Turma 2019.

Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Conferência - AULA MAGNA

RELAÇÕES TENSIVAS ENTRE
O SIGNO VERBAL E O SIGNO VISUAL

Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves (UNESP)

Mediação: Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira (UFGD)

Às 20h00 - Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária
13h00 SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS Apresentação Oral
Local: Salas de aula - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE - UFGD), Cidade Universitária.

13h00 - Credenciamento

13h15 - Recepção dos comunicadores (testes de equipamentos/pen-drive)

13h30 - Início das Sessões de Comunicações Coordenadas

17h00 - Encerramento das apresentações

19h00 Feira InterArtística Feira
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária

Presença de artistas de Dourados, apresentando e vendendo seus trabalhos.

19h30 MESA-REDONDA: ARTE E POLÍTICA Conferência
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária

MESA-REDONDA: ARTE E POLÍTICA

O "nosso militar(?)": o militarismo alemão na poesia satírica de Kurt Tucholsky
Prof. Dr. Anderson Augusto Roszik (UNESP)

Imagens da democracia e da ditadura
Prof. Dr. Rogério Silva Pereira (UFGD)

Arte e estado de exceção na América Latina atual
Profa. Dra. Flavia Almeida Vieira Resende (UFGD)

Às 19h30 - Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária
13h30 SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS Apresentação Oral
Local: Salas de aula - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE - UFGD), Cidade Universitária.

13h00 - Credenciamento

13h15 - Recepção dos comunicadores (testes de equipamentos/pen-drive)

13h30 - Início das Sessões de Comunicações Coordenadas

17h00 - Encerramento das apresentações

19h30 MESA-REDONDA: TEATRO DE GRUPO - UMA VIDA COLABORATIVA Mesa-redonda
Local: Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária
21h30 Feira Interartística Feira
Local: Sucata Cultural - R. Onofre Pereira de Matos, 815 - Centro, Dourados - MS,

No dia 26 de abril (sexta-feira), a Feira InterArtística acontecerá durante o Sarau "Entre Artes", no Sucata Cultural.

Presença de artistas de Dourados, apresentando e vendendo seus trabalhos.

22h00 Sarau "Entre Artes" Apresentação Artística
Local: Sucata Cultural - R. Onofre Pereira de Matos, 815 - Centro, Dourados - MS,

MESA-REDONDA: TEATRO DE GRUPO - UMA VIDA COLABORATIVA

Grupo CASA - Coletivo de Artistas
Lígia Prieto, diretora, e Fernando Lopes, dramaturgo

Grupo Mandi’o
Carla Ávila, artevista docente (UFGD)

Às 19h30 - Auditório do Bloco A - Universidade Estadual da Grande Dourados (UEMS) - Cidade Universitária
19h00 Feira InterArtística Feira
Local: Sucata Cultural - R. Onofre Pereira de Matos, 815 - Centro, Dourados - MS,

Presença de artistas de Dourados, apresentando e vendendo seus trabalhos.

20h00 Espetáculo Teatral Exposição
Local: Sucata Cultural - R. Onofre Pereira de Matos, 815 - Centro, Dourados - MS,

Espetáculo Teatral

Grupo CASA – Coletivo de Artistas
Espetáculo: A Vida é Sonho, adaptação do texto de Calderón de La Barca.

Saiba mais em: Teatro Grupo Casa

Às 20h00 - Sucata Cultural - R. Onofre Pereira de Matos, 815 - Centro, Dourados - MS,

Local

Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - 79804-970, Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II, Dourados, Mato Grosso do Sul,

Organizador

Grupo de Estudo InterArtes

Realização:

Grupo de Estudo InterArtes
Coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira


Comissão organizadora:


PPGL-Mestrado em Letras/UFGD:

Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira
Profa. Dra. Claudia Sabbag Ozawa Galindo
Profa. Ma. Christiane Silveira Batista
Profa. Ma. Evelin Gomes da Silva
Prof. Dr. Gregório Dantas
Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto
Mestranda Adrieli Svinar de Oliveira
Mestranda Beatriz Juvenal Barbosa Rocha
Mestranda Izadora Fernanda Reichert Rodrigues 
Mestranda Mirella Rodrigues Flores


Apoio:

Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras (FACALE)
Coordenação de Graduação em Letras (UEMS e UFGD)
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE)
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)


Parceiros:

Associação Sabores do Serrado
Sucata Cultural



Dúvidas / Informações:
E-mail: selac.ufgd@gmail.com