Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG)

UFCG

Professor Doutor em Literatura Brasileira (USP) graduado em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil, contos e literatura de cordel. 

Jacklaine de Almeida Silva

UFPB

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), especialização em Literatura e Ensino e mestrado em Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande (2005, 2008) e doutorado em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é supervisora do PIBID/LETRAS/UEPB e professora da rede pública estadual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Graciliano Ramos, narrativa, fome, infância, sala de aula, ensino de literatura, documentos oficiais de ensino, sequência didática.

Eliana Kefalás Oliveira (UFAL

UFAL

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009), mestra na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Artes pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2003), graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1996). Atualmente é docente da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem realizado pesquisa na área de ensino de língua portuguesa e de literatura; formação do leitor literário; estética da recepção; vocalidade poética e performance.

Nilton José Mélo de Resende

UNEAL

É escritor, ator, diretor, dramaturgo, preparador e diretor de elenco para cinema. Possui graduação em Letras: Português/Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Defendeu a dissertação de Mestrado "[AR-TE-SA-NI-AS]: modos do alegórico em contos de Lygia Fagundes Telles" (2007). Defendeu tese de doutoramento em Estudos Literários, com o título: "A caça em marcha: leituras e edição crítica do livro Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles" (2013), em que coteja as primeiras e últimas edições dos textos desse livro, analisando as revisões empreendidas pela autora. É Professor Adjunto de Literatura no Camuzp - Campus Universitário Zumbi dos Palmares/UNEAL.

Jeová Silva Santana

UNEAL

Possui doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira - história e crítica, ensaios brasileiros, crítica literária, ficção brasileira, teoria crítica e educação brasileira

Helenice Fragoso dos Santos

UNEAL

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação e Letras e Linguistica da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado em Estudos Literários (2011) e Graduação em Letras pela mesma instituição (2009). Atuou como Professora Bolsista no curso de Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) pelo programa Universidade Aberta do Brasil com as disciplinas Teoria Literária: O texto em Verso e Teoria Literária: O texto em Prosa. Atualmente é professora assistente no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas. (Texto informado pelo autor)

Aline Barbosa de Almeida

UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL - 2012) , especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ - 2013). Mestre em Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2015). Atualmente iniciou os estudos em Nível de Doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faz parte do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA) como voluntária desde 2010. Objeto de Estudo: recepção de romances, performance, teoria do efeito estético, leitores. Atualmente tem se detido aos estudos críticos da narrativa de José Saramago e Graciliano Ramos.

Marivaldo Omena Batista

UFCG

Marivaldo Omena Batista (UFCG) Graduado em licenciatura plena em Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL - 2012). Mestre em Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG 2016), cujo foco de pesquisa foi a pratica de leitura e a recepção da poesia de Alice Ruiz na sala de aula.
 

Sandra Araujo Lima -

IFAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (UFAL) e em Literatura Brasileira (UFPB), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de pesquisa Educação e Linguagem. É membro do GETEL - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou com Leitura e Produção de Texto, Literatura Brasileira e Literatura Infantil no Programa Para Graduação de Professores da Universidade Estadual de Alagoas e Leitura e Produção de Texto nos cursos de Pedagogia e Turismo da Sociedade de Ensino Superior do Agreste - SOESA . Lecionou também na rede pública estadual de Alagoas e, atualmente, é efetiva do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Cristiano Cezar da Silva

Uneal

Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, no Curso de Licenciatura em História - Campus III. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEAL. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura, nível Mestrado, da UNEAL. Coordena o Doutorado Interinstitucional em Letras entre a Universidade Estadual de Maringá - UEM e a UNEAL. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde defendeu tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, na Área de Concentração Linguagens e Cultura, através da Linha de Pesquisa Discurso, Sociedade e Cultura, desenvolvendo investigação sobre Graciliano Ramos com ênfase na interdisciplinaridade entre a História e a Literatura com aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Concluiu Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, defendendo dissertação, junto ao Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, investigando a instituição dos signos modernos no Agreste de Pernambuco (1953-1978). Possui Licenciatura Plena em História. Em 2007, realizou intercâmbio sanduíche no PPGL, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através do PROCAD-CAPES, desenvolvendo parte das pesquisas de doutoramento naquela universidade. Em 2008, esteve como Pesquisador Visitante, no Department of Spanish and Portuguese, em The Ohio State University, nos Estados Unidos, realizando parcela das investigações apresentadas em sua tese. Atualmente lidera o grupo de pesquisa CEADHIC - Círculo de Estudos em Análise do Discurso e História Cultural, na Universidade Estadual de Alagoas e integra o CEAD-PB - Círculo de Estudos em Análise do Discurso, na Universidade Federal da Paraíba. Foi professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, nível Mestrado e Doutorado. Em 2012, foi professor no PPGL, da UFPE, nível Mestrado e Doutorado. Tem participado de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado em diversas universidades. Integrou bancas de seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Tem experiência nas áreas de História e Letras, com ênfase em Teoria da História, Metodologia da Pesquisa em História, História do Brasil, História das Américas, História Cultural, História, Sociedade e Literatura, Discurso, História e Cultura e Análise do Discurso de Linha Francesa. No período entre 2004 e 2011, coordenou a Licenciatura em História , da Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, onde também coordenou o curso de Especialização em Metodologia do Ensino da História, entre 2006 e 2011. Na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, coordenou a Licenciatura em História em 2005. Desde 2012, colabora com o Programa Especial de Formação de Servidores Públicos - PROESP, promovido pela UNEAL, lecionando nos cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia.