MESA REDONDA

Temática: Tendências de Modelos e Tecnologias para o Ensino no Século XXI


Integrantes:

  • Andre Fernando Uebe Mansur Administrador. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Grupo de Investigación, Ingenieria del Software y Sociedad de la Información y el Conocimiento pela Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri (GISSIC/UPSAM), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF). Participante do programa VET Teachers for the Future na Finlandia, pela SETEC/MEC. Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Professor e Coordenador do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias (MPET). Professor do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (ProfETP). Professor do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e à Gestão (SAEG). ÁREAS DE PESQUISA atuais: Modelos de Ensino Aprendizagem, Modelos de Avaliação Discente, Teoria da Complexidade, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo: Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atua como professor do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Engenharia de Computação no IFF. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Informática na Educação (NIE) do IFF. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de software, mineração de textos, tecnologias digitais na educação, educação a distância, inteligência artificial aplicada à educação.
  • Valéria de Souza Marcelino: Graduação em Farmácia e especialização em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989/1991). Atualmente é professora titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF. Atuou como Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Física do IFRJ, atuando principalmente nas áreas de formação de professores e metodologias de ensino. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6024-3771.
  • Simone Vasconcelos Silva: Doutora em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Diretora de Pós-Graduação do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional de Sistemas Aplicados à Engenharia de Gestão e docente nos cursos na área de Informática do IFFluminense desde 1997. Coordenadora dos núcleos de pesquisa NES - Núcleo de Engenharia de Software e do GProQS - Gestão de Processos e Qualidade de Serviços. Diretora de Gestão de Projetos no Pólo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense. Profissional certificada na área de Gerência de Projetos e Processos, com mais de 15 anos de experiência e atuando em diversos projetos.

Data: 10/09/2019    Início: 14h30    Término: 17h    

Local: Auditório Cristina Bastos

Compartilhe!