Ana Christina Marchi da Silva Figueiredo


Flávia Rodrigues da Silva: Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; Especialização em Docência em Ensino Superior pela Faculdade São Luiz; Docente da Secretaria de Educação Estadual do Norte Fluminense e Cursando Mestrado Profissional em Ensino de Física no Instituto Federal Fluminense.


Hiêda Claudia Barbosa Pereira: Possui graduação de Licenciatura em Biologia pela Fundação Educacional da Região dos Lagos (1988), habilitada em Matemática (Ensino Fundamental) e Biologia, disciplinas nas quais já lecionou. Fluente em Inglês e Espanhól. Realizou Curso de Formação de Professores pelo CCAA, onde lecionou de 1982 a 1988. Possui curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Metodologia do Ensino (UERJ), Supervisão, Inspeção, Orientação e Gestão Escolar ( AVM e Instituto Elvira Dayrell), Direito Público (Candido Mendes) e Direito Educacional ( AVM e Instituto Elvira Dayrell). Foi Coordenadora do Ensino de Ciências na Rede Municipal de Cabo Frio (à convite). Atualmente é professora docente do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde ingressou aos 20 anos de idade, em 1988 e atua como advogada nas áreas Cível, Trabalhista e de Família. Aprovada na faculdade de Direito com menção honrosa em seu Trabalho de Conclusão de Curso relativo ao Trabalho Escravo Contemporâneo, também atua em auxílio a trabalhadores rurais, voluntariamente.Concluiu recentemente a pós-graduação em Direito da Educação. Tem experiência na área de Educação, onde já realizou trabalho de pesquisa e projeto na área de Educação Sexual com vistas a prevenção de gravidez na Adolescência, combate à doenças sexualmente transmissíveis e Evasão Escolar. Realiza pesquisa autodidata sobre Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. No momento cursa Mestrado em Ciênias Naturais na área de Ensino de Ciências na UENF/RJ.


Jamil Bussade NetoMestrando em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (IFF - Campos Centro), Especialista em Gestão Educacional: Orientação, Coordenação, Supervisão e Administração pela Faculdade Redentor (2016), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (2015), pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Redentor (2011). Atua como docente nos cursos de graduação de Sistemas de Informação e Engenharias, com disciplinas variadas. Atua também como docente no curso de Tecnólogo em Jogos Digitais na modalidade a distância. Atua como membro do NDE dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação. Avaliador no comitê científico da revista REINPEC.


Jaqueline Dias da Silva: Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e suas Tecnologias (linha de Formação Docente e Recursos Tecnológicos) - pelo IFFluminense campus Campos Centro. Especialista em Docência no século XXI (área de concentração na utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem) - 2013, Especialista em Gestão de Pessoas (2009) e Licenciada em Letras Português/Inglês (2006), tem experiência na área de ensino, com atuação em Língua Portuguesa na Educação Profissional e Educação Básica. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa da Carreira de Magistério da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora da área Geração de Trabalho e Renda da Associação Bem Faz Bem.


Rafaella Cruz Ferreira: Mestrado Profissional em Ensino de Física – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/Polo 34 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) – 2019. Especialização em Educação Ambiental – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – 2014. Licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – 2012; Licenciatura em Física – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – 2009. Ensino Médio Completo – Externato Imaculada Conceição – 2004. Curso de Soldador no Processo MIG/MAG (Carga horária: 360 horas) – Centro Vocacional Tecnológico de Campos (CVT Campos Solda) – 2014; Curso de Soldador no Processo TIG em Aço (Carga horária: 360 horas) – Centro Vocacional Tecnológico de Campos (CVT Campos Solda) – 2013; Curso de Ensino à distância de Magnetismo da Terra (Carga horária: 120 horas) – Observatório Nacional (ON) – 2012; Curso de Inspeção de Solda Nível 1 (Carga horária: 360 horas) – Centro Vocacional Tecnológico de Campos (CVT Campos Solda) – 2012; Curso de Solda Oxiacetilênica (Carga horária: 360 horas) – Centro Vocacional. Tecnológico de Campos (CVT Campos Solda) – 2012; Curso “Alunos em Conflito: os transtornos de aprendizagem” (Carga horária: 60 horas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – 2011; Curso “Programa mínimo de Cosmologia” (Carga horária: 48 horas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – 2007.


Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz: Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz é mestranda em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física- MNPEF (programa de pós-graduação do Instituto Federal Fluminense- IFF campus Campos Centro), graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza e em Química (IFF), possui formação técnica em Química (IFF), é professora de Ciências e Química da rede privada e pesquisadora na área de Ensino de Ciências. Como técnica em química da empresa Schlumberger no Brasil, trabalhou realizando testes de laboratório para cimentação de poços de petróleo e gás. No exercício dessa função, participou de treinamentos básicos e avançados em Houston, Texas - EUA, aprofundando seu conhecimento sobre a química envolvida nos processos de cimentação de poços. No campo acadêmico, durante a graduação, atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Ciências da Natureza do IFF, grupo que desenvolve atividades de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e, exercendo tal ofício, foi também representante discente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET. Como docente, foi colaboradora e professora de Química no Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG) do IFF campus Campos- Centro; além de ter atuado como professora de Música no Ensino Fundamental da rede privada de ensino. Atualmente, é professora de Ciências e Química da rede privada e, como mestranda em Ensino de Física, desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências, correlacionando Astroquímica e Arte numa perspectiva de Educação em Direitos Humanos; além de ser também representante discente do polo IFF do MNPEF.


Suélly Lima dos Santos: Doutora em Cognição e Linguagem - UENF (2015-2019). Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial UCAM-Campos (2010-2012). Especialização em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense (2007-2010); Aperfeiçoamento em Formação Docente pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo (2005-2007); Graduação em Superior de Tecnologia em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos - Cefet (2002-2005); Curso Técnico de Telecomunicações pelo Cefet (2000-2002). Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal Fluminense e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.


Thais Cerqueira Faria: Professora de Língua Portuguesa/ Língua Espanhola e Psicanalista. Aluna do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) - Instituto Federal Fluminense campus Centro - IFF (2018/2020). Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade - Instituto Federal Fluminense campus Centro - IFF (2018). Especialista em Ensino de Língua Espanhola - Universidade Candido Mendes - UCAM (2017). Graduada em Licenciatura em Letras/ Espanhol - Fundação São José de Itaperuna - UNIFSJ (2015). Graduanda em Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2017/2020).


Valéria Nascimento Moreira: Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especialização em Educação - Psicopedagogia Institucional; em Docência Superior; em Educação a Distância e em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. Experiência na área de tutoria de cursos a distância. Atualmente professora da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral e assistente social do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.