ATENÇÃO: Consulte as Listas de Participantes e de Espera por Oficina


OF.01 - PADLET: UMA FERRAMENTA COLABORATIVA

Ministrantes: Jamil Bussade, Fernanda Bastos do Amaral, Hiêda Claudia Barbosa Pereira

Resumo: Trata-se de uma oficina onde será abordada a importância de se inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar, com ênfase na utilização do Padlet, uma ferramenta gratuita, colaborativa, utilizada na construção de murais virtuais e que possibilita a interação entre os sujeitos.

Data: 10/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 08 (Bloco E).


OF.02 - O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ministrante: Elizangela Tonelli

Resumo: A oficina irá promover um treinamento com o uso dos mapas conceituais como uma estratégia e ferramenta que pode ser usada em diferentes etapas e objetivos de ensino e aprendizagem em sala de aula como: diagnóstico dos conhecimentos prévios, introdução de conteúdos, sistematização da leitura, avaliação de aprendizado. Além da parte prática, a oficina irá apresentar a relação dos mapas conceituais com as teorias da Complexidade, Autorregulação da Aprendizagem e Aprendizagem Significativa. As atividades serão elaboradas individual e coletivamente, utilizando-se de ferramentas digitais e outros recursos didáticos.

Data: 10/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 09 (Bloco E).


OF.03 - Introdução ao Latex

Ministrante: Ana Mara de Oliveira Figueiredo

Resumo: Introdução a criação de documentos de texto usando Latex.

Data: 10/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 25

Local: Laboratório de Informática 10 (Bloco E).


OF.04 - Moodle Institucional e seus Recursos

Ministrante: Ana Christina Marchi da Silva Figueiredo

Resumo: O curso Moodle Institucional e seus recursos tem como objetivo capacitar os participantes para utilização dos recursos digitais oferecidos pela plataforma Moodle na elaboração, organização e utilização de salas virtuais de aprendizagem.

Data: 10/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 20

Local: Laboratório de Informática 11 (Bloco E).


OF.05 - KAHOOT: FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?

Ministrantes: Jaqueline Dias da Silva, Jefferson Lúcio Couto, Renata Cardoso, Solange Naegele

Resumo: Este minicurso abordará sobre a utilização do Kahoot como ferramenta pedagógica de auxílio no processo de ensino aprendizagem. Inicialmente será tratada a questão da importância da inserção de tecnologias digitais no contexto educacional, devido essa inserção já ocorrer em nossa sociedade atual em outros âmbitos. Trataremos da diferença entre game e gamificação, como possibilidades de uso no ensino atual e apresentaremos o Kahoot como ferramenta de gamificação para ser utilizada em sala de aula, como forma divertida, interativa e colaborativa do processo de ensino e aprendizagem.

Data: 11/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 08 (Bloco E).


OF.06 - LUDICIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE TÓPICOS DO MAGNETISMO

Ministrante: Flávia Rodrigues da Silva

Resumo: Uso de experimentos e atividades lúdicas para a aprendizagem significativa CRÍTICA de tópicos do magnetismo.

Data: 11/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 09 (Bloco E).

 


OF.07 - UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MÓVEL PLICKERS

Ministrante: Rafaella Cruz Ferreira 

Resumo: Novas estratégias de ensino têm sido desenvolvidas na tentativa de tornar as aulas mais atrativas e instigantes. Nessa perspectiva, a oficina proposta tem por objetivo realizar uma abordagem sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), sequências didáticas fundamentadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que têm se destacado como potenciais ferramentas na busca de indícios que apontam para a promoção da aprendizagem significativa. Além disso, a oficina propõe um enfoque sobre a utilização do aplicativo móvel Plickers que se configura como uma ferramenta útil no processo avaliativo, tornando-o mais dinâmico, além de possibilitar um feedback imediato das respostas dadas pelos alunos.

Data: 11/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 10 (Bloco E).


OF.08 - FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Ministrantes: Emanuela Nunes Sodré, Maria Siqueira Queiroz de Carvalho, Shanne Gonçalves Aranha

Resumo: Construção de conhecimentos coletivamente sobre formação docente, arte e como se dão os processos de ensino-apredizagem.

Data: 11/09/2019    Início: 09h    Término: 12h    Número de vagas: 30

Local: Sala de Multimídia 123 (Bloco A)


OF.09 - TOONDOO: POTENCIALIZANDO O ENSINO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ministrantes: Valéria Nascimento Moreira, Jaqueline Dias, Fernanda Bastos do Amaral, Hiêda Claudia B. P. de Andrade Vieira

Resumo: Esta oficina abordará a utilização do Toondoo como ferramenta pedagógica de auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente será tratada a questão da importância da inserção de tecnologias digitais no contexto educacional, devido essa inserção já ocorrer em nossa sociedade atual em outros âmbitos. Logo após serão apresentadas as possibilidades do uso das tecnologias digitais no ensino atual. O Toondoo será utilizado pelos participantes para elaborar quadrinhos, tirinhas e charges para ser utilizada em sala de aula, como forma divertida, interativa e colaborativa.

Data: 11/09/2019    Início: 14h    Término: 16h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 08 (Bloco E).


OF.10 - A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA E JIGSAW

Ministrantes: Elias Freire Azeredo, Stefany Silva Vieira de Almeida, Thais Cerqueira Faria

Resumo: A educação apresenta, ainda, inúmeras características de um ensino tradicional, em que somente o professor tem conhecimento, enquanto os saberes dos alunos não são considerados. Assim, com o passar do tempo os alunos podem perder o interesse pelas aulas, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não são utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Como alternativa a essa prática, surgem as Metodologias Ativas, que possibilitam ao estudante atuar de maneira ativa na construção de seu conhecimento. Dessa forma, a presente oficina, baseado em autores como, Berbel (2011), Diesel (2017), Freire (2007), constitui uma aplicação de Metodologias Ativas em sala de aula.

Data: 11/09/2019    Início: 14h    Término: 16h    Número de vagas: 30

Local: Laboratório de Informática 10 (Bloco E).


OF.11 - ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA METODOLOGIA NO CAMINHO DA ARTE

Ministrante: Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz

Resumo: O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que se baseia em narrações acerca de personagens diante de dilemas, os quais devem agir para tomar determinadas decisões. Trata-se, portanto, de um método que viabiliza o incentivo à leitura e compreensão do contexto do Caso proposto e, posteriormente, solicita uma solução para o problema dos personagens. Contudo, como, de fato, desenvolver bons Casos e potencializar ainda mais esse tipo de atividade nas aulas de ciências? A arte da escrita pode apontar caminhos interessantes para a elaboração de Casos inspiradores. Dessa forma, essa oficina objetiva contribuir para a formação continuada de professores de ciências quanto à elaboração e utilização de Estudos de Caso permeados pelo processo de criação literária. Além de contar com estratégias de ensino e atividades práticas, serão divulgadas experiências e pesquisas realizadas no âmbito da correlação entre ciência e arte. Espera-se, portanto, despertar um novo olhar sobre a metodologia de ensino Estudo de Caso, considerando-a, também, como uma oportunidade de promover a arte nas aulas de ciências.

Data: 11/09/2019    Início: 14h    Término: 16h    Número de vagas: 30

Local: Sala de Multimídia 122 (Bloco A)


OF.12 - USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA, A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Ministrante: Suélly Lima dos Santos

Resumo: Utilizar uma Sequência Didática (SD) especifica com o intuito de orientar o processo de inserção de aplicativos móveis como recurso didático em sala de aula, recomendando o uso do smartphone como instrumento de acesso ao aplicativo. Essa SD especifica pode ser implementada em diversas áreas e em diferentes níveis de ensino.

Data: 11/09/2019    Início: 14h    Término: 16h    Número de vagas: 30

Local: Sala de Multimídia 123 (Bloco A)