SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Inicio de Submissão: 01 de Maio de 2021

Encerramento das submissões: 05 de Junho de 2021

 

Tipo de Apresentação

  1. Comunicação oral
  2. Pôster

Modalidade dos estudos/pesquisas

  1. Pesquisas concluídas
  2. Projetos de pesquisas e extensão, iniciais, em andamento ou concluídos.

 

Normas Gerais

Os estudos/pesquisas poderão ser enviados para comunicação oral ou do tipo pôster, em formato de resumo de pesquisas.

Os projetos de pesquisas e extensão iniciais, em andamento ou concluídos, poderão ser apresentados no formato de pôster.

Serão aceitos estudos/pesquisas/projetos dos tipos: artigo original, revisões, estudo de caso, relato de experiência, ensaios teóricos/reflexão/opinião e projeto de pesquisas e extensão.

O autor deverá indicar o tipo de apresentação do estudo/pesquisa (oral/pôster). Entretanto, a Comissão Científica poderá, segundo critérios de avaliação de mérito científico por pares e demanda apresentada, alterar o modo de apresentação.

O número de autores por estudo/pesquisa não poderá ser superior a 6 (seis), incluindo o relator, somente um dos autores poderá ser o relator, e o mesmo relator poderá submete e apresentar, no máximo, 1 (um) estudos/pesquisa/projeto.

No cadastro dos autores, no resumo, deverão constar os nomes completos dos autores. O nome do relator deverá ser o primeiro. Deverá constar, para todos os autores, a categoria profissional, maior titulação, cargo ou função, Instituição de origem e e-mail.

Os resumos deverão ser encaminhados via e-mail, para o endereço seminariops.passos@uemg.br com o seguinte ASSUNTO: resumo para avaliação. No texto do e-mail, o autor principal (relator) deverá se comprometer em apresentar o estudo/pesquisa/projeto, caso seja aceito. No e-mail deverá conter, também, o tipo de apresentação (oral ou pôster), a modalidade do estudo/pesquisa (pesquisa concluída ou projeto de pesquisa/extensão) e a área da saúde estudo (enfermagem, medicina, psicologia, sociologia, serviço social, farmácia, biologia, biomedicina, educação física, fisioterapia, nutrição, odontologia, entre outras).

Após a submissão, o autor receberá um e-mail da Comissão Científica confirmando a submissão do estudo, em até 24 horas. Posteriormente, o autor será notificado em até 7 (sete) dias sobre o aceite ou recusa do estudo.

Para os estudos/pesquisas/projetos aceitos, os autores receberão, após a data final de submissões de pesquisas, informações sobre data, horário e salas de apresentação e/ou exposição dos pôsteres.

 

Elaboração do Resumo

O resumo deve conter no mínimo 300 palavras e no máximo 400, para qualquer tipo de apresentação ou modalidade escolhida. A totalidade de palavras do resumo incluirá: introdução, objetivo, método, resultados e conclusões, para pesquisas concluídas e introdução, objetivo, método e resultados esperados ou alcançados, para os projetos de pesquisa e extensão. A totalidade de palavras do resumo refere-se ao corpo do texto, excluindo-se o título, autores, descritores e referências. O resumo deverá ser apresentado em português.

O texto deverá se digitado dentro do modelo disponibilizado, com fonte Times New Roman 10, em parágrafo único, com espaçamento simples, margens de 2 cm em todos os lados e enviado no formato PDF. Não deverão ser incluídos nos resumos: figuras, tabelas e quadros. Não deverá exceder o limite de uma página.

O título completo deverá ter no máximo 15 palavras, estar em negrito, deverá se escrito em caixa alta ou letra maiúscula, conforme o modelo.

Os nomes dos autores abaixo do título, com as referidas especificações, conforme item 4 e 5 das Normas Gerais.

Ao final do texto, deverão ser incluídos de três a cinco descritores (consultar: DECs Bireme - http://decs.bvs.br/).

O resumo poderá ter no máximo 3 referências.

Resumos com erro de formatação serão devolvidos até duas vezes, sob pena de recusa no terceiro envio para correção.

Os resumos devem ser elaborados dentro do template disponibilizado pelo evento.

Template para resumo

Acesse o link abaixo e faça o download do template. Após elaboração do resumo é necessário salva-lo em formato PDF, antes de enviar para avaliação.

Link do template: https://drive.google.com/file/d/1ImzUgvGuYQPrsNDVyuSGmpPMzfLAiReY/view?usp=sharing 

 

Critérios para o processo de revisão e seleção dos resumos

Ser relevante, para o tema central do Seminário.

O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível.

O resumo deve estar escrito de maneira clara, coerente e concisa, sem erros gramaticais e de concordância com a língua portuguesa.

 

Normas e tipos de Apresentação dos Estudos/Pesquisa

Comunicação Oral

  • Este tipo de apresentação destina-se às pesquisas concluídas.
  • Os relatores dos estudos de comunicações orais serão agrupados em sessões pertinentes aos eixos temáticos das pesquisas que se inter-relacionem ou se complementem, de acordo com as áreas de pesquisas.
  • As pesquisas serão apresentadas utilizando slides no formato Power Point, contendo fonte e tamanho das fontes visíveis. Deverá contem título, autores (conforme item 4 e 6 das Normas Gerais), introdução, objetivo, método, resultados, conclusão e referências.
  • A duração da apresentação oral será de até 10 minutos. A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação.
  • As salas de apresentações contarão com um coordenador, que conduzirá a dinâmica da sala como apresentações e discussões. Contará também com um assistente, que contribuirá com auxílios no manuseio do material de multimídia e no controle do tempo.
  • As demais orientações sobre dia, horário e salas das apresentações serão divulgadas após o encerramento das submissões dos estudos/pesquisas, via e-mail.
  • Serão solicitados aos autores previamente, via e-mail, o envio das apresentações com antecedência, conforme modelo que será disponibilizado, para melhor organização por parte da Comissão Científica.

Pôster

  • Este tipo de apresentação destina-se tanto as pesquisas concluídas como aos projetos de pesquisa e extensão.
  • Os pôsteres deverão ter o formato impresso, no tamanho: 90 centímetros de largura por 100 centímetros de altura, contendo fonte e tamanho da fonte visível a um metro de distância. Deverão contem título, autores (conforme item 4 e 5 das Normas Gerais), introdução, objetivo, método, resultados ou resultados esperados, conclusão para as pesquisas concluídas e referências.
  • Serão exibidos em horários especificados durante o Seminário. Os pôsteres serão agrupados por eixos temáticos, no site do evento.
  • As demais orientações sobre dia, horário e local das apresentações serão divulgadas após o encerramento das submissões dos estudos/pesquisas, via e-mail.

Os certificados de apresentação de Comunicação Oral, Pôster e Prêmios de Menção Honrosa só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus estudos no dia do evento.

 

Seção de Premiações

  • Os melhores estudos/pesquisas/projetos serão premiados com titulo de Menção Honrosa ao final do evento.
  • Serão premiados os três melhores estudos/pesquisas de cada modalidade (pesquisa concluída e projetos).
  • A Comissão Científica irá atribuir pontuações no momento de avaliação dos resumos e nas apresentações oral e pôster.
  • Os três melhores colocados irão receber o Prêmio Menção Honrosa de Melhores Estudos/Pesquisas do Seminário de Pesquisas em Saúde da UEMG.
  • Os autores dos trabalhadores premiados, poderão optar pelas publicações dos artigos completos, referentes aos trabalhos apresentados no evento, nos anais do evento. Essa modalidade de premiação aplicara-se somente as pesquisas concluídas.