Prof. Dr. Frederico Daia Firmiano

Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências Sociais pela FCLar/UNESP; docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Passos, onde coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Crise, Neodesenvolvimentismo e Direitos Sociais (GEIND), do CNPq. 

Prof. Ms. Itamar Teodoro de Faria

Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em andamento em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (PRG). Doutorado em História (incompleto) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Franca. Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Especialização em Docência do Ensino de Antropologia (2021). Graduação em Filosofia (2021) Graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Desde 17/11/2017 é Diretor Acadêmico da Unidade Acadêmica de Passos da Universidae do Estado de Minas Gerais - UEMG/Passos. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade PASSOS: Professor nos Cursos de História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição e Serviço Social; Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de História, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição e de Serviço Social; Professor no Curso de Pós Graduação (Especialização) em Metodologia e Didática do Ensino Superior; Representante de Extensão no Conselho de Pesquisa e Extensão da Unidade; Avaliador, na Câmara de Ciências Sociais, de Projetos de Pesquisa e Extensão da Comissão de Pesquisa e Extensão; Membro da Comissão de Pós Graduação da Unidade; Orientador de trabalhos de Iniciação Científica; Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Pesquisa e de Extensão. De agosto de 2002 a dezembro de 2014 foi docente das FACULDADES INTEGRADAS DO SUDOESTE MINEIRO, mantida pela FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS (FESP), campus associado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando nos Cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial, História, Comunicação Social, Nutrição e Serviço Social; Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Comunicação Social Social e da Faculdade de Serviço Social de Passos; Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Comunicação Social , Nutrição e de Serviço Social de Passos; Membro da Comissão Permanente de Avaliação e Coordenador do Núcleo Rondon FESP, ambos da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Fundação de Ensino Superior de Passos; Membro de Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, dos Cursos de Comunicação Social de Passos, de Nutrição e de Serviço Social; Membro do Conselho de Pós-graduação da Coordenação de Pós-graduação da Fundação de Ensino Superior de Passos. Além da formação em História (concentração em História e Cultura) tem experiência na docência em nível superior nas área de História, Antropologia, Sociologia, Política, Filosofia e Educação.

Profa. Dra. Michelle Aparecida Pereira Lopes

Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos (2008) e Especialização Lato sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Calafiori (2010). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, onde orienta projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária e lidera o Grupo de Pesquisa DISMUMI (Discurso, mulher e mídias). Também é membro do grupo de estudos Labor (Laboratório de Estudos do Discurso), da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas sobre a constituição histórico-discursiva do corpo feminino e os sentidos produzidos para esse corpo na contemporaneidade, abrangendo questões que vão desde a aparência e da silhueta até as que envolvem as diversas violências cometidas contra a mulher e seu corpo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso francesa, na perspectiva foucaultiana, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, discurso, dispositivo, mídia, produção de subjetividades, objetivação / subjetivação, dispositivo, biopoder e biopolítica. Dedica-se também à escrita de contos, crônicas e poesias. É membro da AFESMIL-Academia Feminina Sul-Mineira de Letras, ocupando a Cadeira 03.

Profa. Dra. Tania Maria Delfraro Carmo

Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004).Especialista em Pediatria e Administração hospitalar. Professora da Fundação de Ensino Superior de Passos no período de 1983 a 2014 no Curso de Graduação em Enfermagem e nos Cursos de Pós- Graduação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Passos no período de 2015 e até o momento. Atualmente Coordenadora do Curso de Enfermagem da UEMG Unidade Passos.Professora Titular e tempo integral da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do NDE do Curso Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Organização dos Serviços de Saúde pelo CNPQ desde de 2005. Fui Diretora Acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG - Unidade Passos/MG, no período de março de 2015 à setembro de 2017. . Fui diretora do Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde da Fundação de Ensino Superior de Passos/ Universidade do Estado de Minas Gerais no período de 2011 a 2014. Diretora Pedagógica da Faculdade de Enfermagem de Passos no período de 2007 a 2011. Vice- Diretora da Faculdade de Enfermagem de Passos no período de 1995 a 1997. Diretora da Faculdade de Enfermagem de Passos no período de 1988 a 1991. Responsável pela criação do Curso de Medicina na UEMG em 2015. Criação do Curso de Estética e Cosmética da Fundação de Ensino Superior de Passos em 2014 e primeira Coordenadora desse Curso. Professora da Pós- Graduação da Fundação de Ensino Superior de Passos no período de 2003 a 2013. Condecorada com a Medalha Santos Dumont em 29/10/ 2015. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, adolescência,recém-nascido, administração dos serviços de saúde e estágios curriculares.

Profa. Titular Iracema de Mattos Paranhos Calderon

UNESP

Atualmente, professora aposentada da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP

 

1996–2020 Docente Permanente do Programa de PG em Ginecologia, Obstetrícia e

Mastologia, hoje PG em Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP

 

2018–2020 Vice-presidente da Comissão Nacional Especializada de

Hiperglicemia e Gestação – Federação das Associações Brasileiras

de Ginecologia e Obstetrícia (CNE/FEBRASGO Hiperglicemia e Gestação)

 

2020–2022 Secretária da Comissão Nacional Especializada de

Hiperglicemia e Gestação – Federação das Associações Brasileiras

de Ginecologia e Obstetrícia(CNE/FEBRASGO Hiperglicemia e Gestação)

 

http://lattes.cnpq.br/0679387622604743

 

https://orcid.org/0000-0003-4761-4336

 

https://publons.com/researcher/2863448/iracema-mp-calderon/

 

https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57219102709

Profa. Dra. Glilciane Morceli

Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista-Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2005), mestrado (2008), doutorado (2012) e pós-doutorado (2015) em Obstetrícia pela Universidade Estadual Paulista-Júlio de Mesquita Filho-Unesp no Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Capes 5). Foi docente da graduação em Enfermagem, Biomedicina e do Curso de Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e na graduação em Educação Física e no curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) . Atualmente é docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)/Unidade Passos no curso de graduação em Enfermagem. Atua em atividades de ensino e pesquisa na grande área de "Saúde Materno-Infantil", com enfoque nos temas: gestação de alto risco, aleitamento materno e assistência multidisciplinar à gestação e ao parto.

Prof. Dr. Luiz Almeida da Silva

UFCat

Enfermeiro, Pós-Doutorado pelo Programa de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Linha Saúde do Trabalhador. Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, Linha Saúde do Trabalhador pela EERP/USP. Professor Associado I da Universidade Federal de Catalão - UFCAT, linha: Epidemiologia, Estágio Supervisionado e Metodologia Científica. Foi Coordenador do Curso de Enfermagem (10/2013 a 10/2015). Especialista em Enfermagem do Trabalho; Auditoria em Serviços de Saúde; Docência do Ensino Superior; Enfermagem em Emergência, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Bacharel em Enfermagem pela UNITRI (2006), Licenciatura pela UFMG (2012) e Técnico em Enfermagem (1998). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Geral, Trauma e Emergência, Médico-Cirúrgica; Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva e banco de sangue na área de Transfusão Sanguínea e coleta de doadores. Experiência na área docente a nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Gestão e Saúde - TRAGES. Tem pesquisado atualmente sobre Epidemiologia dos acidentes de trânsito e de trabalho, condições laborais e causas de adoecimento entre as diversas categorias de trabalhadores, prevenção de adoecimentos e agravos à Saúde dos Trabalhadores e Comunidade no Geral. Revisor de Periódicos da Revista Latino Americana de Enfermagem, Acta Paulista de Enfermagem, Educayon e Enfermería, Revista Brasileira de Epidemiologia e Revista de Enfermagem UFPE on Line. Atualmente pesquisa as relações existentes entre Capacidade para o Trabalho, Presenteísmo, Absenteísmo e Alterações à saúde em decorrência do Trabalho. Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - PPGES - UFG. Professor Orientador do Mestrado em Gestão Organizacional - Universidade Federal de Catalão, GO.

Profa. Dra. Priscila Missaki Nakamura

IFSULDEMINAS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em biodinâmica da motricidade humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012).Pós doutorado na Universidade Federal de Pelotas (2014) e Pós doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é professora dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - Sul de Minas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, qualidade de vida e intervenções de atividade física no sistema único de saúde.

Profa. Dra. Jossimara Polettini

UFSS

Biomédica, Doutora em Patologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, e Pós-doutorado com estágio sanduiche na The University of Texas Medical Branch at Galveston, EUA. Atualmente é docente do Curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo, RS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da UFFS.

Profa. Dra. Valéria Cataneli Pereira

UNOESTE

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), doutorado em Biologia Geral e Aplicada, sub-área de Biologia de Microrganismos e Parasitas, pelo programa de do Instituto de Biociências de Botucatu (2014) e Pós-doutorado pela mesma instituição (2018). Desde 2015 é docente na Universidade do Oeste Paulista, atuando na Graduação e membro permanente do Mestrado em Ciências da Saúde. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências biológicas nas modalidades bacharelado, licenciatura e licenciatura a distância (EAD).Tem experiência na área de Microbiologia Clínica, com ênfase em Bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência antimicrobiana, Fatores de Virulência em Staphylococcus, Produção de Enterotoxinas Estafilocócicas, Regulação Gênica e Tipagem Molecular de Staphylococcus.

Prof. Dr. Fabio de Souza Terra

UNIFAL

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2004), bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu - Enfermagem) pela Universidade Federal de Alfenas (2002 - 2004). Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2011). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007). Especialista em Meio Ambiente e Engenharia Sanitária pela Universidade José do Rosário Vellano (2017). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem, na Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado e Doutorado e nos Programas de Residências. Membro de Grupos de Pesquisa na UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem Saúde Ambiental, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Ansiedade, Depressão, Autoestima, Estresse, Álcool e outras drogas, e Epidemiologia

Profa. Dra. Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

EERP/USP e UFP

Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) de 1976 até 2020; Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba, junto ao Programa Mestrado Profissional em Gerontologia, em 2020. Na USP - Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EERP-USP (2004-2006); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP?USP (2001- 2006, nota 7 da CAPES); Presidente de Comissão de Pós-Graduação da EERP-USP e Membro Efetivo do Conselho de Pós-Graduação da USP (2006-2010); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da EERP-USP (2013-2016 - nota 4 da CAPES). Representante titular de colegiados da EERP-USP: Departamento de Enfermagem Geral e Especializado, Comissão de Pós-Graduação, Congregação da EERP-USP; membro da Comissão - USP responsável pela Organização do VIII Encontro Nacional de Mestrados Profissionais em 2013; Organizadora do 2º Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho (novembro 2017) e do 1º Colóquio Internacional dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (2019); Editora Associada da Revista Latino-americana de Enfermagem; Ouvidora da EERP-USP (de 2011 até 2020), Representante-Suplente da Congregação da EERP-USP junto ao Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (de 2014 até 2016), Representante efetiva do Campus da USP de Ribeirão Preto junto à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) de Ribeirão Preto, SP (desde 2018 até 2020). Em outras instituições - Membro do Grupo Regional de Implantação e acompanhamento da RENAST - Rede Nacional de Assistência à Saúde do Trabalho da DIR de Ribeirão Preto (2004); Membro do Grupo de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela elaboração da Norma Regulamentadora 32 relativa à Segurança e Saúde dos Trabalhadores da Área da Saúde (2004); Membro da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, (2009-2011); Membro da Comissão de Avaliação da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei (2012); Assessora na Universidade Federal da Bahia para a Proposta de um Curso de Pós-Graduação em Enfermagem ? modalidade Mestrado Profissional (2017); Membro da Comissão Avaliadora de Projetos PIBIC da Universidade Federal do Pará (2016-2018); Membro do Grupo Regional de Implantação e acompanhamento da RENAST - Rede Nacional de Assistência à Saúde do Trabalho da DIR de Ribeirão Preto (2004); membro efetivo da REDENSO ? Rede Internacional de Enfermería em Salud Ocupacional desde 2014. Distinções - Em 2006: certificado de Honra ao Mérito Saúde/Segurança e Medicina do Trabalho; em 2007: orientadora do Prêmio CAPES de Tese, Ministério da Educação-CAPES, da melhor tese de doutorado da área de Enfermagem (doutoranda Iara Aparecida de Oliveira Secco); em 2010: Menção Honrosa do 2º Prêmio Reabilitação Profissional - Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (orientação do estudo: A ginástica laboral na redução do estresse ocupacional e dor osteomuscular em funcionários); em 2015: Menção Honrosa do 5º Prêmio de Reabilitação Profissional, Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial, na categoria órgãos públicos (orientação do estudo Efeitos da ginástica postural na redução de queixas de dor, fadiga e na melhoria da flexibilidade em funcionários de uma instituição pública de ensino); em 2017: premiações de estudos apresentados no 2º Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho; em 2018: Menção Honrosa por estudo apresentado na 2ª Jornada Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem. Em 2021, premiação recebida com resultados da tese de seu ex doutorando Prof. Dr. Sergio Valverde Marques dos Santos, primeiro lugar no congresso da ICOH - Nursing. ORCID http://orcid/0000-0003-2364-5787

Prof.º Livre Docente Gilson Volpato

UNESP/ Instituto Volpato

Biólogo Licenciado (UNESP-Botucatu), Mestre e Doutor (UNESP-Rio Claro), Pós-Doc (Agricultural Research Organization, Instituto of Animal Sciences, ISRAEL - apoio FAPESP) e Livre-Docente (UNESP - Fisiologia Animal Comparada). Pesquisador de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (nível 1B). Professor (Adjunto III) no Departamento de Fisiologia, UNESP-Botucatu, de ago/1981 a mar/2017. Destacou-se internacionalmente na área de comportamento e fisiologia de peixes, tendo interações científicas com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Com apenas 55 artigos no Web of Science (WoS), possui expressivo índice h (WoS) em nosso cenário (h = 22) e ultrapassou 1.300 citações recebidas nessa base.

Paralelo a essas atividades, dedicou-se ao ensino de Ciência e da Mentalidade Científica em disciplinas de Redação Científica e Metodologia. Nesse tema, ministrou cerca de 1.600 eventos até o momento, a maioria no Brasil e alguns no exterior. Como experiência nessa área, destaca atuação como avaliador CAPES de PPG, Presidência de Comissão dos Editores Científicos da Unesp nas três áreas do saber, Função de Editor-chefe na revista Annual Review of Biomedical Sciences - ARBS, Presidência de Comissão de Pesquisa no IB-UNESP-Botucatu, Coordenação de PPG e Chefia de Departamento. Obteve vários fomentos de pesquisa/bolsas junto à FAPESP, bem como em outras instituições. Orientou 64 trabalhos de PG stricto senso e 60 em nível de Iniciação Científica. Implantou o PET-CAPES em Ciências Biológicas, UNESP, Botucatu, um programa para a formação geral de graduandos, sendo seu tutor de 1988 a 1994. Na Graduação, ministrou também disciplinas de Redação Científica e de Metodologia Científica. A partir de 1998 publica seu primeiro livro, Ciência: da filosofia à publicação, atividade que se ampliou até 12 títulos nessa área (total de 24 edições).

Prof.º Dr. Sérgio Valverde Marques dos Santos

Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas( UNIFAL-MG). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Graduado em Enfermagem pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Campus Alfenas. Professor do curso de Enfermagem e Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenador do Ambulatório Escola da UEMG - Serviço de Referência Regional em prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais. Professor do curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e Saúde Pública da ENDEX/FUMESC, Polo Pouso Alegre. Integrante e Pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Atenção à Saúde do Trabalhador (NEGEAST) da Universidade Federal de Goiás. Membro do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (NUESAT) da Universidade de São Paulo (USP). Membro da RedEnso - Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional.