A abertura do primeiro Seminário Modelo Institucional da EBC: balanço e perspectivas, transmitido ao vivo em formato de TV, contou com mesas de entrevistas conduzidas pelos apresentadores Mara Régia, Juliana Nunes e Pedro Henrique Moreira. Participaram das mesas de entrevistas o diretor-geral da EBC e presidente interino, Américo Martins, a conselheira e representante da sociedade civil, Rosane Bertotti, o ministro da Comunicação, Edinho Silva, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a deputada federal, Luiza Erundina, entre outros.

Confira a programação do seminário aqui.

Para o ministro da Comunicação, a empresa surgiu com vários desafios e este seminário servirá para discutir o futuro da empresa, criada há apenas sete anos. Ele diz ser um defensor da EBC, mesmo com as críticas, e que o maior desafio para a casa é a produção de conteúdo que atinja toda a população. “Para ter um disputa entre público e privado temos que popularizar a EBC, ter programação e conteúdo que não sejam elitizados”, disse.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou os aspectos históricos da comunicação pública brasileira, enquanto Luiza Erundina, deputada federal, afirmou que a discussão pode ser usada para uma renovação positiva para a EBC. Já Rosane Bertotti, representante da sociedade civil no Conselho Curador da EBC, defendeu que “a comunicação pública deve ser fortalecida, pois ela é um instrumento de debate e democratização da sociedade”.

 

Saiba como acompanhar o evento em tempo real:

Blog: ebcnare.de/modeloEBC/

Transmissão ao vivo: ebcnare.de/ConselhoAoVivo

Facebook: @modeloEBC | Twitter @modeloEBC.
 

Colaboração: Marina Nery e Nayá Tawane