O eixo 3 do Seminário Modelo Institucional da EBC abordou a gestão de conteúdo e a participação social. Para Dioniel Amaral, diretior da Tv Brasil, a participação social é uma oportunidade para que a sociedade interfira na produção dos programas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Essa participação se faz necessária uma vez que a EBC, enquanto instituição pública, deve servir à sociedade.

“É importante ver de que forma a EBC está estruturando a gestão de conteúdo para que desperte o senso crítico da sociedade. Pois, não há como fechar um conteúdo sem pensar como o mesmo é produzido”, afirma Nanna Pôssa, repórter das Rádios EBC.

Veja a entrevista aqui:

Nanna diz, ainda, que para que se efetive a participação social na EBC, é ideal que seja feito um fortalecimento do Conselho Curador. Além disso, é necessário que se tenha em vista formas mais democráticas para que a população possa inserir pautas de seus interesses na programação dos veículos da empresa.

José Antônio, coordenador da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT) falou sobre a importância da sociedade para as TVs e rádios, já que são eles quem sustentam essas emissoras e é fundamental que estas levem esse público para dentro de sua programação, abrindo oportunidade para que os mesmos mostrem seus projetos.

Colaboração: Kelly Jênyfer e Jéssica Castro.