A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está em um embate institucional sobre seus vínculos com o Estado e os serviços que presta ao Governo. Atualmente, a EBC é vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Para a representante da sociedade civil no Conselho Curador, Rosane Berttoti, o ponto central da autonomia passa pelo entendimento do papel da EBC na sociedade. Assista:

 

 

Durante o Seminário Modelo Institucional da EBC, houve divergências sobre a melhor vinculação para a empresa, mas a proposta mais discutida e acatada entre os participantes foi o afastamento da EBC do órgão responsável pela propaganda de governo.

 

Leia aqui o Caderno de Debates do Seminário, com as propostas enviadas previamente pelos participantes.

 

O pensamento entre os participantes do Seminário convergiu na maioria das problemáticas levantadas, reforçando a importância da legitimidade da EBC e do interesse público na produção de seus conteúdos. Os defensores do projeto defendem a consolidação do campo público de comunicação a partir de uma maior pluralidade e diversidade nas produções de seus veículos.

 

Na opinião do representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Pedro Vilela, é preciso separar a comunicação pública da comunicação governamental para garantir autonomia plena da EBC. Veja:

 

 

Uma das discussões presentes nos grupos foi o papel que o Conselho Curador da EBC deve desempenhar na escolha de presidentes e diretores da casa. Entre outras sugestões, foi levantada a proposta de uma triagem pelo colegiado dos nomes indicados para esses cargos.

 

Saiba como acompanhar o evento em tempo real:

Blog: ebcnare.de/modeloEBC/

Transmissão ao vivo: ebcnare.de/ConselhoAoVivo

Facebook: @modeloEBC | Twitter @modeloEBC.
 

Colaboração: Nayá Tawane e Raiane Wentz