[21 de Novembro de 2019]

Convidados

Abaixo apresentamos nossos convidados que somarão na programação com minicursos, palestras, mesas e oficinas. Para o detalhamento de horários, confira nossa aba de programação. Lembre-se que as vagas são limitadas! 

Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná

Palestra de Abertura: Formação de Professores no Contexto de Inovação e Proposta Curricular

Graduada em Psicologia, Mestra em Educação e Doutora em Sociologia. Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste / Núcleo de Formação de Docentes, Coordenadora de Processos Pedagógicos do PIBID/ UFPE - CAPES, e também Professora e Vice- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea- PPGEDUc 

Kátia Cilene da Silva

Oficina 01 - Aprenda a Programar e a Criar Jogos com o Scratch

Graduada em Informática, Mestra e Doutora em Educação Matemática e Tecnológica. Professora da UFERSA, exerceu as coordenações do Núcleo de Educação à Distância, da Institucional da UAB e do Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. É professora concursada para a disciplina de Introdução à EaD e Docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Avaliadora do INEP para Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior. Imortal da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró - ACJUS, ocupante da cadeira 44

Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo

Oficina 02 - Projetos de Pesquisa na Educação Básica

Engenheira de Pesca, Mestra em Ciências Biológicas e Doutora em Vida Selvagem e Pesca. Aposentou-se como Professora da UFERSA, onde ministrou as disciplinas de zoologia e introdução à engenharia de pesca na graduação; e metodologia da pesquisa científica e agroecologia na pós-graduação. Orientou dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase na utilização de efluentes de aquicultura para irrigação, carcinicultura e ecologia de moluscos. Coordenou vários projetos de pesquisa e faz parte da rede de carcinicultura RECARCINA. Desenvolve ainda um trabalho de extensão nas escolas de ensino médio para popularização da ciência e como parte desse trabalho publicou o livro: Metodologia Científica ao Alcance de Todos! 

Francisco Ebson Gomes Sousa

Oficina 03 - Libras como Inclusão

Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores, Graduado em Licenciatura em Letras LIBRAS, Mestre em Ensino, Especialista em LIBRAS. Professor do Magistério Superior no ensino de Libras na UFERSA. Tem experiência na área de informática, educação a distância, LIBRAS e ensino. Pesquisador em atividades de educação inclusiva, principalmente para surdos. Atuou pesquisador voluntário (PIVIC) na área de linguística, bem como foi monitor voluntário da disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos, e da disciplina de LIBRAS - Estudos Acadêmicos no curso de Letras LIBRAS da UFERSA. Já participou de projetos de inclusão digital e social de pessoas da comunidade, como também pesquisa na área de linguística, informática, gêneros e línguas de sinais.

Franceliza Monteiro da Silva Dantas

Oficina 04 - Escrita de Artigos Científicos

Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGEL/UFRN)), onde desenvolveu uma pesquisa intitulada "O Mundo da Vida na Matemática: análise do livro didático de matemática sob uma perspectiva bakhtiniana". Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/PPGECNM), onde desenvolveu uma pesquisa interdisciplinar envolvendo Língua Portuguesa e Matemática. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú e Faculdade Vale do Jaguaribe (UVA/FVJ); e Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Trabalhou como professora da rede de ensino pública e privada da cidade de Mossoró por 16 anos. Atuou de junho de 2008 a janeiro de 2016 como professora substituta na Faculdade de educação e na Faculdade de Letras da UERN, ministrando disciplinas na área da Linguística Aplicada, Letras, Língua Portuguesa e Educação. Faz parte do quadro Técnico Administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na função de Secretária Executiva. Toda a atuação e produção são desenvolvidas dentro da Linguística, Linguística Aplicada, Educação e Língua Portuguesa.

Elaine Luciana Sobral Dantas

Oficina 05 - Experiências Investigativas na Infância

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Atualmente é Professora de Magistério Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Computação e Informática. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem - EDUCLIN. Coordena o Projeto de Pesquisa Currículo na Educação Infantil: entre propostas e práticas pedagógicas e o Projeto de Extensão Experiências de Pesquisa na Infância. Coordenadora de área do PIBID no subprojeto Letramento Digital e Interatividade na Educação Básica. Coordena a Equipe de Redatores-Formadores da Etapa da Educação Infantil do ProBNCC no Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, currículo, tecnologias digitais, linguagem, alfabetização e letramento.

[22 de Novembro de 2019]

Convidados

Abaixo apresentamos nossos convidados que somarão na programação com minicursos, palestras, mesas e oficinas. Para o detalhamento de horários, confira nossa aba de programação. Lembre-se que as vagas são limitadas! 

Irene Alves de Paiva 

Palestra: Professoras Negras na Ciência

Graduaada em Ciências Sociais, Mestra em Ciências Sociais, Doutora em Educação e Pós-doutora em Ciências Sociais. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do desenvolvimento, nos seguintes temas: movimentos sociais, associativismo, ação coletiva, ensino de sociologia e educação do campo.

 

Alessandra Mendes Soares 

Mesa Redonda - Formação de Professores para a Educação Inclusiva, Realidade e Perspectivas.

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lecionando Educação Especial e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais e Práticas Pedagógicas Integrativas III nos cursos de Licenciatura em Computação e Informática e Licenciatura de Pedagogia, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas temáticas: educação inclusiva, educação de surdos, estudos culturais, direito das pessoas com deficiência e de suas mães, processos de empoderamento e autoadvocacia. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa CNPq: Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão, assim como de Vozes, Empoderamento, Inclusão e Direitos Humanos, e do Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP).

João Batista Neves Ferreira

Mesa Redonda - Formação de Professores para a Educação Inclusiva, Realidade e Perspectivas

Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS - Nível Médio, Graduado em Letras/Libras, Especialista em LIBRAS, Mestre em Ensino. Possui curso de Formação de Instrutor de LIBRAS pela FUNAD - Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet - GLINET. Atualmente é Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, com vasta experiência na área de Letras e LIBRAS, coordenação, direção e tutoria atuando principalmente nos seguintes temas: surdo, trabalho, qualidade de vida, escola, bilíngue, libras.

Francisca Josilene Lacerda

Mesa Redonda - Formação de Professores para a Educação Inclusiva, Realidade e Perspectivas

Graduada em Pedagogia, Especialista em Mídias da Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Aldecir Peixoto Maia

Minicurso 01 - A Utilização do Arduíno como Ferramenta Didática Multifuncional

Graduado em Física, Mestrado em andamento em Ensino de Física.Atuou como professor tutor da NEAD/UFERSA, professor de física das radiações - Atlas Instituto e professor da Escola Novo Mundo. Com experiência na área de Física, com ênfase em Eletricidade e Magnetismo; Campos e Partículas Carregadas, atuando principalmente nos seguintes temas: física, ensino, astronomia, produção e energia.

Francisca Vilani de Souza

Minicurso 02 - Letramento Acadêmico Como Prática Social

Graduada em Letras, Especialista, Mestra e Doutora em Ciências da Educação, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Professora da SEEC RN. Assessora Pedagógica - Núcleo de Educação à Distância - NEAD/UFERSA. Membro do Grupo de Estudo em Análise do Discurso da UERN - GEDUERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância - UFERSA. Experiência como docente em: Redação Acadêmica, Oficina de Produção Textual, Língua Portuguesa Instrumental, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC, Didática, Oralidade e Escrita, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Diagnóstico e Intervenção aos Distúrbios de Aprendizagem, Introdução à Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Psicomotricidade e Alfabetização, Psicogênese da Leitura e da Escrita. Experiência Pedagógica em Coordenação Pedagógica e Assessoria Pedagógica. Desenvolve também Revisão de Trabalhos Acadêmicos - ABNT e Língua Portuguesa ( revisão linguística).

Zilvam Melo dos Santos

Minicurso 03 - Produção De Álcool Em Gel Na Construção De Conceitos De Química Orgânica

Licenciado em Química, Mestre e Doutor em Química. Atualmente, é Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem interesse em estudar sistemas de tratamento de água utilizando sistemas poliméricos e/ou emulsionados. Alguma experiência em adsorção, reologia, espessamento, látex acrílico, polimerização em emulsão e espalhamento dinâmico de luz.

Cleberson Vieira de Araújo

Minicurso 04 - Educação 4.0 e os seus Desafios

Graduado em História, Graduado em Automação Industrial, e duas graduações em curso ( Letras e Pedagogia), Curso Técnico em Segurança no Trabalho , Especializações na área de educação (concluídas e outras em curso), Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente é efetivo - EEEFM FRANCISCO AUGUSTO CAMPOS (Nazarezinho /PB) e efetivo na EMEF MARIA DO CARMO PEDROZA MENDES (Nazarezinho/ PB), Trabalhou como professor Ead do IFPB - virtual (Pólo de Sousa/PB) no Curso Técnico de Secretaria Escolar e no Curso de Licenciatura Plena em Informática e Computação Ead do IFPB - virtual. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em ensino de História e Guerra do Paraguai.

Frank Werlly Mendes de Brito

Minicurso 05 - Estatística na Sala de Aula - Prática de Conceitos

Licenciado em Matemática, Especialista em Tecnologias na Educação e Mestre em Matemática. Com experiência em Ensino Superior pela UERN - Depto. de Matemática, atua hoje como Prof. Tutor das licenciaturas em Matemática, Física e Computação (Núcleo de Ensino a Distância - UFERSA), além de compor o quadro de professores efetivos das esferas municipal e estadual.

Cláudio Márcio Medeiros de Azevedo

Minicurso 06 - Dobraduras e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel no Processo de Ensino

Graduado em Matemática, Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, Mestre em Sistemas de Comunicação e Automação. Professor\Tutor Externo do curso de Licenciatura em Matemática pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD/UFERSA). Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, atuando na Escola Técnica de Tempo Integral (CEEP). Professor/Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RN).

Ângelo Gustavo Mendes Costa

Minicurso 06 - Dobraduras e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel no Processo de Ensino

Graduado em Matemática, Pós-graduado em Educação Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, Pós-graduado em Leitura e Produção de Texto e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Professor na 12ª DIRED/SEEC/RN; Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e experiência como Professor Formador no Núcleo de Educação a Distância NEaD/UFERSA.

Geovani Ferreira Barbosa

Minicurso 07 - Metodologia da Pesquisa em Ensino de Física

Graduado em Física Aplicada Ciência dos Materiais, Mestre em Física  e Doutor em Ciência de Materiais. Atualmente é Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Arido. Possui experiência nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades magnéticas, nanopartículas magnéticas, mechanical alloying, nanopartículas, melt spinning, calorimetria e magnetometria, difusão de gases em ligas metálicas e ensino de física. Foi coordenador de 2013 a 2017 do Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, membro do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Materiais da UFERSA. Atualmente, é vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física - modalidade ensino a distância. As áreas de interesse dentro do Ensino de Física são: novas tecnologias para o ensino, redução da evasão escolar, educação inclusiva e experimentos de baixo custo para o ensino médio e fundamental.

Ronildo Nicodemos da Silva

Minicurso 08 - Ferramentas Metodológicas para o Ensino de Matemática em EAD

Graduado em Ciência e Tecnologia, atualmente é graduando em Matemática. É professor de matemática do Ensino Básico na rede Privada de Ensino e está como Professor externo do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem interesses na área de Educação Matemática, com ênfase em Uso de Tecnologias Para o Ensino de Matemática.

Flaviana Moreira de Souza Amorim

Minicurso 08 - Ferramentas Metodológicas para o Ensino de Matemática em EAD

Graduada em Matemática e em Ciências com habilitação em Matemática, Especialista em Educação Matemática, Mestra em Modelagem Matemática e Computacional e Doutora em Ciências de Computação e Matemática Computacional. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes áreas: Pesquisa Operacional, Otimização, Heurísticas, Meta-heurísticas, Matemática Computacional, Modelagem Matemática e Educação Matemática.

Andrea Taborda Ribas Da Cunha

Minicurso 09 - Formação Por Competência

Graduada em Medicina, Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária, Especialista em Medicina de Família e Comunidade e Especialista em Educação Permanente em Saúde e Mestra em Saúde da Família. Atualmente é professora da Faculdade de Medicina da UERN e do curso de medicina da UFERSA . Coordena também a Comissão de Residência Médica da UERN e a Residência de Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura de Mossoró/UERN. Participante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e do Laboratório de Saúde Coletiva da mesma instituição e do Grupo de de Estudos em Atenção Primária e Educação em Saúde do Semi-árido na UFERSA. Foi consultora técnica na elaboração do Projeto Pedagógico do curso de medicina da UFERSA no campus de Mossoró.Agora docente aprovada em concurso pela mesma instituição. Tutora do Mais Médicos pela UFERSA.

Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira

Minicurso 09 - Formação Por Competência

Graduado em Direito, Especialista em Direitos Humanos, Mestre em Ciências Sociais e Humanas e Doutorando em Direito. Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Curso de Graduação em Direito. Membro do Grupo de Pesquisa Direito e Educação da UnB. Coordenador do Projeto de Extensão: Direitos Humanos na Prática e do Projeto Centro de Mediação e Práticas Restauraticas, ambos vinculados à UFERSA. Advogado (OAB/RN n.º 9.153), atuando, também como docente, no Núcleo de Prática Jurídica da UFERSA. Dedica-se ao estudo do fenômeno jurídico. Realiza pesquisas sobre o pensamento complexo, abordando aproximações entre os fenômenos jurídico, mítico e religioso, a partir da ritualística, do simbolismo e do imaginário no direito. Tem experiência prático-teórica em processo civil e direito civil, bem como no exercício da docência no ensino superior (graduação e pós-graduação). Atualmente, tem se voltado para pesquisas acerca da Educação Jurídica, bem como atuado na temática dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Tammy Rodrigues

Minicurso 09 - Formação Por Competência

Graduada em Medicina, Pós-graduada em Saúde da Família e Residência em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é membro do corpo docente da Faculdade de Ciências da Saúde - UERN, como professora do Curso de Medicina e Professor Superior de Magistério do Curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi Arido - UFERSA, Desde 2014 integra a Junta Multiprofissional de Avaliação das pessoas Com Deficiencia da UERN, e preside a Comissão de Avaliação das Pessoas com Deficiencia da UFERSA

[23 de Novembro de 2019]

Convidados

Abaixo apresentamos nossos convidados que somarão na programação com minicursos, palestras, mesas e oficinas. Para o detalhamento de horários, confira nossa aba de programação. Lembre-se que as vagas são limitadas! 

Marcelo Bezerra Morais

Palestra - Avanços e Desafios na Profissão Docente na Sociedade Atual: o lugar do Pibid na formação.

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação Matemática. É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação? em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN), membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e trabalha com Educação, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de Matemática e pesquisas na interface História da Educação Matemática, Ensino de Matemática e formação de subjetividades. Principais interesses de pesquisa: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores (de Matemática); Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática; Metodologias de Ensino de Matemática.

Meyre Ester Barbosa de Oliveira

Mesa de discussão 01 - Universidade/Escola - Uma parceria que dá certo!

Graduada em Pedagogia, Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Doutora em Educação. É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores e políticas curriculares. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado A política curricular no município de Mossoró: articulações entre currículo e formação de professores (PIBIC/UERN/CNPQ). É Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica.

Divoene Pereira Cruz

Mesa de discussão 01 - Universidade/Escola - Uma parceria que dá certo!

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-ÁrIdo (UFERSA), nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Computação e Informática. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Currículo e Prática Pedagógica - PRAEJA. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica -PRP, da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia da UFERSA/Angicos, membro do Núcleo Docente Estruturante-NDE do Curso de Pedagogia da UFERSA/Angicos, membro do Comitê de Formação Inicial e Continuada do Magistério da Educação Básica - COMFOR. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Currículo e Propostas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: contradições e desafios na organização curricular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, currículo, saberes e práticas pedagógicas.

Ulisses de Melo Furtado

Mesa de discussão 02 - A identidade dos estudantes da EaD.

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2014; Especialista em Mídias na Educação pela UERN em 2013; Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi em 2011 (Bolsista do Prouni); Atuo como Gerente de Redes e Ambientes Virtuais administrando o Ambiente Virtual de Aprendizagem no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFERSA; Professor do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, além atuações como Suporte de Rede, Professor Formador, Professor Conteudista e Tutor a Distância. Tenho experiência em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Formador/Tutor do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional; Desenvolvimento Web, atuando na ´área pública de ensino e administrativa; Professor de Ensino Fundamental, Técnico e Superior; áreas relativas a TICs, Educação a Distância (EaD), Gestão e Inclusão Digital de Professores, além de Administração Pública.

Jéssica de Oliveira Fernandes 

Mesa de discussão 02 - A identidade dos estudantes da EaD.

Graduada em Comunicação Social, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, Mestra em Ciências Sociais e Humanas. Atualmente é professora substituta do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Vice-Coordenadora do Projeto de Extensão Padoca LabCom (Laboratório de Comunicação Urbana) e Gerente de Mídias do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atua, principalmente, nos seguintes temas: consumo, identidade, cibercultura, antropologia, branding e mídias educacionais.

Mauro Alexandrino Marciel da Costa

Mesa de discussão 03 - BNCC na Educação Infantil; A BNCC e o Novo Ensino Médio.

Graduado em Geografia, Especialsta em Educação e em Gestão Escolar, Mestre em Ciências da Educação e Doutor em Ciências da Educação. É servidor efetivo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Mossoró, atualmente desempenhando a função de Coordenador Pedagógico da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura - DIREC em Mossoró-RN. Secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Icapuí-CE, nos anos de 2013 a 2015. Tem experiência na área de Geografia, ensino e Gestão Escolar, com ênfase em Geografia, ensino de geografia,educação ambiental e análise de processos socioeducacionais.

Ciáxares Magalhães Carvalho

Mesa de discussão 03 - BNCC na Educação Infantil; A BNCC e o Novo Ensino Médio.

Licenciado e Mestre em Ciências Biológicas, Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo. Professor do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, atuando como técnico pedagógico da Subcoordenadoria de Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Esporte e do Lazer, integrando a equipe de implantação do Novo Ensino Médio e a da equipe ProBNCC como coordenador da área de ciências da natureza e suas tecnologias. Professor do Município de Natal. Tem experiência nas áreas de gestão de ensino superior, técnico e médio, como professor no ensino de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências ambientais e engenharias de petróleo, produção e civil, de biologia no ensino médio, de ciências do ensino fundamental e em pesquisa nas áreas de genética molecular e de microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: biocorrosão, microbiologia de petróleo, biodegradação de petróleo, ecogenômica de Archaea e procariotos redutores de sulfato.

Maria Ghisleny de Paiva Brasil

Mediadora da Mesa de discussão 04 - O PIBID e a Formação Continuada de Professores

Graduada em Pedagogia, Especialista, Mestra e Doutora em Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Semi-árido/UFERSA  e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, Didática, Psicologia da Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Lúdico, Leitura, Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Formação Docente. Temas de pesquisa: inserção de crianças e famílias à creche, espaço e tempo na infância, brinquedos e brincadeira, políticas públicas de Educação Infantil, formação de professores, literatura infantil 

Juliana Carlos Fernandes Gurgel

Mesa de Discussão 04 - O PIBID e a Formação Continuada de Professores

Graduada em Letras, Graduada em Serviço Social, Especialista em Literatura e Ensino e Mestra em Letras. Atualmente é Professora Permanente IV lecionando Língua Portuguesa nas Escolas Sebastião Gurgel e Antônio Carlos em Caraúbas - RN.

Maria Joseane de Oliveira

Mesa de Discussão 04 - O PIBID e a Formação Continuada de Professores

Graduada em Pedagogia, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Glenda Amâncio de Souza Silva

Mesa de Discussão 04 - O PIBID e a Formação Continuada de Professores

Licenciada em Matemática. Participou do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência - PIBID no Subprojeto Diversão+Aprendizagem=Diversagem; Aprendendo a Matemática por outros caminhos, com ênfase em jogos digitais. Tem experiência como professora do nível médio e na Educação de Jovens e Adultos. Desde 2014 atua como docente do ensino fundamental na rede municipal de ensino em Grossos - RN. Atualmente é discente da Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio.