Informações

Os eventos da Sociedade Brasileira de Estudo do Oitocentos tem fomentado a pesquisa científica no país. Os profissionais envolvidos no evento terão a oportunidade de conhecer e reconhecer a produção nacional sobre a História do Brasil, atualizando-se sobre as investigações em diversos níveis, pois congrega docentes da área desde a Iniciação científica, passando por mestrados, doutorados e pesquisas pós doutorais sobre o século XIX. Nesse sentido, o intercâmbio dos trabalhos, bem como os debates propiciados nos três dias de evento serão fulcrais para que os profissionais de História possam dinamizar e internacionalizar o conhecimento científico do oitocentos.

O III Seminário Internacional “Brasil no Século XIX” reunirá especialistas com o objetivo de estimular novas pesquisas na área. Esta será uma oportunidade para apontar caminhos, refletir e debater sobre as questões teóricas que dizem respeito a esse domínio. Para além disso, será possível discutir métodos de ensino e de pesquisa, confrontando interpretações. Isto assume grande importância para a produção historiográfica local e regional, aproximando grandes pesquisadores e estimulando a novos investigadores para a ciência.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Marcus Joaquim Maciel de Carvalho

Saiba mais

Patrick Puigmal

Saiba mais

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

Saiba mais

José Iran Ribeiro

Saiba mais

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

Saiba mais

Marcelo Cheche Galves

Saiba mais

Cláudia Engler Cury

Saiba mais

Helder Macêdo

Programação:

Tráfico Atlântico e a Política no Império do Brasil Palestra · Marcus Joaquim Maciel de Carvalho

PANORAMA SOBRE O SÉCULO XIX NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS Mesa-redonda · Cláudia Engler Cury, Helder Macêdo, Marcelo Cheche Galves, Suzana Cavani Rosas

Influencias militares y políticas de los militares y agentes napoleónicos en la independiencia de los estados latinoamericanos Palestra · José Iran Ribeiro, Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, Patrick Puigmal

LIVROS, LIVREIROS E BIBLIOTECAS, A CIRCULAÇÃO DO IMPRESSO NO SÉCULO XIX Palestra · Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Central

Avenida Senador Salgado Filho 3000

Lagoa Nova, Natal - RN

59078-970

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Central

Ver no mapa

Avenida Senador Salgado Filho 3000

Lagoa Nova, Natal - RN

59078-970

Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos

Marcus Joaquim Maciel de Carvalho

Universidade Federal de Pernambuco


Professor Titular de História da Universidade Federal de Pernambuco. Ph.D em Historia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1989)., Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), Master of Arts em Historia - University of Illinois (1985) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1980), com Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales. Ensina cadeiras de História do Brasil, História das Américas, História da Escravidão e História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão e tráfico de escravos, e a História Social do chamado "Ciclo das Insurreições Liberais do Nordeste". 

Patrick Puigmal

Universidade de los Lagos-Chile


Professor e doutor. É vice-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Los Lagos.

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

Universidade do Estado do Rio de Janeiro


A pesquisadora é a favor da manutenção e valorização do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e a favor do retorno à normalidade democrática. É graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), possui mestrado em História na Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em História Social, na Universidade de São Paulo (1994). É membro de diversas associações de pesquisa - ANPUH, CLEPUL, AHILA, BRASA, SHARP. É professora Associada e procientista da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Sua produção se concentra no período de Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes recortes temáticos: história cultural, história política, relações culturais e história do livro e da leitura, tendo publicado livros, capítulos, artigos sobre o tema. Foi pesquisadora principal em Projeto Pronex coordenado pelo professor José Murilo de Carvalho (UFRJ), e vinculado ao Centro de Estudos do Oitocentos (até 2011). É bolsista da Fundação Carlos Chagas de Pesquisa (FAPERJ) desde 2010, como Cientista de Nosso Estado, e também foi pesquisadora principal do projeto Pronex/Faperj/CNPq, coordenado pela professora Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves (UERJ) denominado "O Estado brasileiro no século XIX: interseções e margens", já encerrado e também pesquisadora principal no recente projeto Pronex aprovado pela Faperj (2016) sob a coordenação de Lúcia Bastos Pereira das Neves (UERJ). É sócia Honorária do IHGB, desde dezembro de 2012.

José Iran Ribeiro

Universidade Federal de Santa Maria


Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atuo como professor Associado no departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM. Na graduação ministro disciplinas nos cursos de História, Pedagogia e Educação Especial. Na Pós-graduação atuo no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/ UFSM) e desempenho a função de coordenador (2014-2016 e 2016-2018). Faço parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos/ SEO (gestões 2013-2015 e 2015-2017) e sou membro do Conselho Fiscal da Seção do Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História/ ANPUH-RS (2016-2018). Minha produção pode ser consultada em livros autorais, coletâneas, artigos em revistas e anais de eventos. Fui agraciado com algumas premiações e sou parecerista revistas da área de História e Educação. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, e atuo principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Estado Imperial brasileiro, História Militar, hierarquia e mobilidade social no século XIX.

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1992. Realizou estágio de pós-doutoramento em 2009 na URFJ, sob a supervisão de José Murilo de Carvalho. Atualmente é professora titular de História Moderna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação de História Política, no qual foi e é responsável pela orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordena o Grupo de Pesquisa Idéias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira, cadastrado no GRPesq/CNPq desde 1996, bem como o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, junto com a Professora Dra. Lucia Maria Paschoal Guimarães. Coordenou o Projeto Pronex/CNPq/Faperj: "Dimensões e fronteiras do Estado Brasileiro no século XIX" (2010-2014). Pesquisadora voltada para a área de História política, intelectual e cultural do Brasil e Portugal, séculos XVIII e XIX. Integra o Projeto Dicionário de História Comparada - Iberconceptos, coordenado por Javier Fernández Sebastián. Recebeu o prêmio Cientista do Nosso Estado/Faperj (2015-2017 e 2018-2020) e Medalha casa Rui Barbosa (2015) Publicou diversos artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de livros, destacando-se Napoleão Bonaparte: imaginário e política em Portugal (2008) e Guerra Literária: panfletos políticos da Independência (em colaboração com José Murilo de Carvalho e Marcello Basile, 2014). Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cultura política, Relações culturais, Independência, Imprensa, Ilustração, Liberalismo, livreiros, Cultura e Poder, Práticas de Poder, Intelectuais, censura.

Marcelo Cheche Galves

Universidade Estadual do Maranhão


Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professor do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), é atualmente o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação dessa Instituição. Como pesquisador, atua nas áreas de História do Brasil e do Maranhão, no Oitocentos. Orienta pesquisas sobre história política, com ênfase na circulação de ideias e de impressos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e membro da Rede Proprietas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA.

Cláudia Engler Cury

Universidade Federal da Paraíba


Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UFPB

Helder Macêdo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Professor Adjunto II do Departamento de História do CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando no Campus de Caicó. Seus interesses de pesquisa estão ligados à história sociocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão, acervos e patrimônio cultural.