A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada pelo MEC, em 2017, impactou consideravelmente os currículos da Educação Básica, haja vista que todos os sistemas de ensino e unidades escolares foram legalmente obrigados a adequar os seus currículos até o início do ano letivo de 2020. Frente a este desafio, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), por meio do seu Colegiado de Secretários Municipais de Educação, organizou, em 2018, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o primeiro Seminário Regional de Implementação do Currículo do Ensino Fundamental. Realizado na cidade de Chapecó, reuniu mais de 600 profissionais da educação básica, além de estudantes e docentes das licenciaturas e dos programas de pós-graduação da UFFS e da Unochapecó. O tema principal foi a própria BNCC, sua estrutura, competências gerais e implicações metodológicas. Das discussões do evento adveio a tomada de decisão de que a reorganização dos currículos do Ensino Fundamental seria realizado de modo colaborativo entre os municípios e universidades envolvidas, por meio da instituição de um grande grupo de trabalho (GT).

Em 2019, a segunda edição do Seminário serviu para debater e socializar os trabalhos realizados por este GT no intento de produzir um Currículo Regional do Ensino Fundamental. O evento contou com a participação maciça dos profissionais da região da AMOSC.

A terceira edição do Seminário estava prevista para o ano de 2020, mas devido à pandemia do COVID-19 acabou sendo suspensa e efetivada somente em julho de 2023. Durante esse período, de maneira remota, o GT concluiu a elaboração do Currículo Regional, que já vem sendo utilizado desde o início de 2022.