1) Problematizar os sentidos e finalidades das práticas de avaliação da aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental;

2) Discutir os desafios do sistema de avaliação em larga escala existente no país e sua aproximação com os currículos locais;

3) Socializar boas práticas de avaliação e refletir sobre como estão avaliando as aprendizagens nos municípios e estados em que atuam;

4) Reorganizar as práticas avaliativas no contexto educativo regional, visando a qualificação das aprendizagens dos estudantes por meio de práticas interdisciplinares que mobilizem a perspectiva de avaliação formativa;

5) Articular as instituições formadoras de professores (docentes e estudantes das licenciaturas da Unochapecó e da UFFS) e as redes de ensino (gestores, coordenadores pedagógicos e professores) das regiões do noroeste gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense;

6) Fortalecer a cooperação acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação da UFFS e Unochapecó com redes e instituições de educação básica da
região.