Foco no cliente e visão sistêmica para melhoria de processos [Natalia Manha]
O objetivo dessa apresentação é compartilhar a história que vivenciei ensinando princípios e práticas ágeis para uma turma de pós gradução, muitos dos alunos nunca tinham vivenciado ambientes ágeis e estavam apenas iniciando o curso, mas através do reforço no foco no cliente e pensamento sistêmico, com um exercício simples de melhoria contínua, tivemos ótimos resultados para otimização de processos em áreas de Ensino, Vendas e Comunicação, por exemplo. Ao final da aula, uma das pessoas na turma compartilhou que estava quase desistindo do curso e que a aula, aliada aos resultados da aplicação prática, a convenceu a continuar. Como slide, a ideia é compartilhar um exemplo do exercício, aplicado a um processo de Marketing e como a visão do processo de ponto a ponta ajudou a identificar novas oportunidades de soluções para o problema que estava sendo enfrentado.
Natalia Manha: Começou na agilidade em 2015 desenvolvendo times em uma área de operações Mainframe e em 2016 liderou a capacitação de mais de 5.000 pessoas e a formação de Agile Coaches na transformação ágil da IBM Brasil. Desde 2018 no PagBank PagSeguro como Agile Coach.