Os moinhos de vento da gestão de mudança [Felipe Leite]
Depois de ler Don Quixote percebi diversos paralelos com 'gestão ágil' ou melhor, com gestão de mudanças. Ao trabalhar com liderança / gestão muitas vezes somos encarados como loucos quando sugerimos mudar algo que já funciona: "Isso nunca vai funciona aqui", "Sempre foi assim", "Para que mexer em algo que já está funcionando?".
Onde enxergamos gigantes, outros vêem 'moinhos de ventos'. Como conseguir identificar quais batalhas devem ser escolhidas? Como ajudar os times no processo de quebra de resistência de mudança?
A ideia do talk é usar os ensinamentos do livro Don Quixote como pano de fundo para essa jornada de um líder/gestor em busca de um grande objetivo. Durante a palestra, vou trazer alguns conceitos do Kanban, métodos evolucionários, Fit for purpose e OKR aliado a pesquisas recentes de neurociência para falar sobre quebra de resistências e mudanças. Vamos usar o storytelling do livro para fazer um paralelo com técnicas e ferramentas de gestão moderna.
O objetivo final é que as pessoas saiam do talk inspiradas sobre grandes ideias e objetivos organizacionais e com algumas ferramentas de como quebrar resistências dentro das suas organizações.
Felipe Leite: atua como gerente de times de desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). É formado em Ciências da Computação pela UFRJ e pós-graduado em Gestão 3.0 pela PUC-RS. É certificado como Kanban Coaching Professional (KCP)