O Simpósio Catarinense de Administração da Educação é uma iniciativa da Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina (AAESC), que desde de 1984 desenvolve um trabalho voltado à importância dos gestores na administração, organização e funcionamento da educação.

Os Simpósios foram constituídos para serem momentos de debates e produções científica, tecnológica e de inovação, sobretudo na área da gestão escolar. Historicamente o trabalho vem se realizando de forma coletiva entre associados, educadores em geral e instituições públicas e privadas. Em 31 anos de realização, o evento percorreu Santa Catarina de norte a sul, de leste a oeste.

A primeira edição do Simpósio Catarinense de Administração da Educação ocorreu em 1989, em Florianópolis, discutindo as questões administrativas implícitas no processo de gestão. O momento era o de caracterizar o administrador escolar como gestor atuante no sistema educacional, na sua escola, quer como diretor ou técnico. No ano seguinte, foi debatida a administração participativa, nas relações teoria e prática da administração colegiada na educação.

Desde então, a AAESC, em parceria com diversos sistemas de ensino e instituições de ensino superior (IES), dentre outros, vem produzindo teorias e discussões práticas acerca de temas educacionais desafiadores, tanto administrativos quanto pedagógicos, na Educação Básica e Superior, tais como mídias e conhecimento; gestão compartilhada na escola pública; especificidades no pensar e fazer na educação; legislação educacional; desafios do planejamento educacional; inovação na gestão, dentre tantos outros. Exemplificando temas abordados em alguns eventos: em 2003, debateu os desafios na gestão do Projeto Político Pedagógico: implementação e avaliação. Já, 2007, foi abordada a temática da infância, currículo e gestão. Por sua vez, em 2011, trouxe reflexões acerca das políticas e gestão da educação inclusiva. Com um olhar diretivo para a escola, em 2014, tratou dos desafios do processo educativo frente às organizações internas necessárias. E, dentre tantos outros, recentemente, em 2019, trouxe à discussão o tema da gestão escolar na perspectiva da inovação. Ou seja, que tecnologia precisa a escola? Como conciliar o processo pedagógico com as tecnologias digitais? O que está circunscrito entre o planejado e o executado para atender à legislação educacional? Isto e muito mais.

Outro marco histórico dos Simpósios é a publicação das palestras e relatos de trabalhos inovadores, gerando produções especializadas sobre gestão escolar, sob a forma de registros escritos (na forma de anais) impressos e/ou digitais.

Para situar as perguntas, possibilitar respostas, instigar a construção de trabalhos inovadores, a AAESC busca constantemente estabelecer parcerias, reunindo instituições e educadores comprometidos com o saber-fazer na escola. Desta forma, a promoção dos Simpósios de Administração da Educação, realizados anualmente, de forma contínua e itinerante, tem contribuído com inovações nas práticas educativas e de gestão em todas as regiões do Estado de Santa Catarina. Em 2021 é a vez do Oeste catarinense.

A XXXII edição do Simpósio, ao abordar as temáticas da Avaliação Institucional, Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática na perspectiva das diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Educação de Santa Catarina, intenta instigar mudanças nas práticas de gestão escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade dos processos pedagógicos, com maior nível de cientificidade, tecnologia e inovação. Isto porque, acima de tudo, os Simpósios representam oportunidades concretas de formação continuada de educadores e gestores em temas caros ao campo da educação.

Deste modo, o XXXII Simpósio Catarinense de Administração da Educação, atende ao objetivo 4 da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, a saber: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Ademais, está relacionado à Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o plano nacional de educação (PNE), estatuto legal de implicações e responsabilidades coordenadas nos âmbitos federal, estadual e municipal, com implicações para todas as esferas administrativas de nosso país.

A temática do XXXII Simpósio Catarinense de Administração da Educação oportuniza a apresentação de estudos técnicos, trabalhos científicos de política educacional, bem como tratará das ações específicas que estão dando suporte às práticas pedagógicas, organizando currículos como potência norteadora de práticas pedagógicas, com vistas à melhoria dos resultados da aprendizagem; igualdade de acesso entre homens e mulheres; atendimento às particularidades dos alunos e alunas; empreendedorismo; enfim, uma educação inovadora calcada sobre o princípio da gestão democrática.