Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Mario Mejia Huamán
Universidad Ricardo Palma - Peru
Conceição Paludo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
É professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Atua no mestrado e doutorado. Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação.
Alcira Beatriz Bonilla
Universidad de Buenos Aires -UBA
Nacionaliade Argentina. Doctora en Filosofía y Letras (sección de Filosofía); otorgado por la Universidad Complutense de Madrid y el Ministerio de Educación y Ciencia del Reino de España. Docente en la Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras: Directora de la Sección de “Ética, Antropología Filosófica y Filosofía Intercultural” del Instituto de Filosofía “Dr. Alejandro Korn”, desde 2014; Directora del Proyecto de Investigación UBACyT “Ciudanía intercultural”, desde 2014; Profesora titular regular de Antropología Filosófica en el Departamento de Filosofía. Profesora adjunta regular del Área de Filosofía Práctica (Ética y Problemas Especiales de Ética) (desde 2009); Consejera directiva titular por el claustro de profesores, desde 2014; Co-coordinadora del Programa de Actualización en Docencia Universitaria, desde 2013; Integrante del Comité Académico del Programa de Actualización en Docencia Universitaria, desde 2012; Integrante de la Comisión Técnica Asesora Nº 3 (Humanidades), Secretaría de Ciencia
y Técnica, Universidad de Buenos Aires, desde 2012. Directora del PIP CONICET (2011-2013). “Perspectivas éticoantropológicas para el estudio de los condicionantes culturales de la construcción de ciudadanía” (desde 2011).
Antônio Carlos Wolkmer
UNESC
Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 1977). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1980). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1983) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1992). Professor Titular Aposentado no Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE-RS. Coordenador e Professor do Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC. Consultor Ad Hoc da CAPES e do CNPq, sendo desta pesquisador nível 1-A. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Jurídica, Pluralismo Jurídico, Historia do Direito, Filosofia do Direito e Direitos Humanos, Cultura Jurídica e Constitucionalismo Latino-Americano.
Giselle Moura Schnorr
UNESPAR
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo com tese sobre a filosofia intercultural proposta pelo filósofo cubano-alemão Raúl Fornet-Betancourt. Cursando o estágio de pós-doutorado em educação na Universidade Federal do Paraná. Coordenou o Projeto de Extensão TEAR - MULHERES: Tecendo Estudos e Ações em Rede pela Vida das Mulheres: educação popular feminista (UNESPAR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (NESEF/UFPR). Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, desde 2012 e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Núcleo UNESPAR, campus União da Vitória. Tem experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Latino-americana. Interculturalidade. Colonialidade e Educação. Ensino de Filosofia. Infâncias e Direitos das Crianças. Mulheres. Feminismos. Paulo Freire. Educação Popular.
Jon Etxebarria
Fundação Basca - Mundukide
Participou de distintos e importantes projetos de construção popular e economia social durante sua formação no País Basco. Estudou Mestrado em Gestão de Empresas e Projetos pela Universidade La Salle -Barcelona, onde trabalhou como Responsável de Projetos Internacionais para a empresa Brodynt Global Services. Ao mesmo tempo passou a ingressar no Comitê Internacionalistas de Badalona com o objetivo de criar redes de solidariedade entre diferentes povos. A partir do ano de 2019 passou a colaborar com Mundukide, uma fundação Basca que trabalha com diferentes movimentos populares na América do Sul e África, com o objetivo do desenvolvimento econômico das comunidades rurais através das cooperativas. Atualmente é Coordenador do Programa nos estados do Paraná e Santa Catarina, trabalhando com o desenvolvimento de cooperativas e criação de redes de intercooperação.
Jorge Alejandro Santos
Universidad de Buenos Aires -UBA
Bacharel em Filosofia e Derecho e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires. Professor da Universidade de Buenos Aires. Pós-doutorado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. A partir de 2017, faz parte do corpo docente do novo Mestrado em Estudos Culturais Latino-Americanos a serem ministrados na Faculdade de Filosofia e Letras(UBA).
Valeria Pinheiro
Arte sem Fronteira
Coordena o projeto Arte sem Fronteiras, para crianças e jovens em Muzumuia/Moçambique. Voluntária no projeto Arte para Crianças e Jovens na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Falcon em Frederico Westphalen/Rio Grande do Sul. Membro Titular da Cadeira Número 08 da Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras em Manaus/Amazônia. Participante do Conselho Municipal de Política Cultural do Município de Frederico Westphalen/Rio Grande do Sul. Participação e premiação na exposição de Arte em Pintura na Unione Cattolica Artisti Italiani na Galleria La Pigna Vaticano/Roma. Participação e exposição de Arte em Pintura na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa em Lisboa/Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões - URI . Graduada em Artes Visuais (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
Mauricio Berger
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina
Doctor en Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina. Actualmente, es investigador asistente del Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), con el proyecto sobre redes de gobernanza ambiental en América Latina. Es profesor asistente en el Instituto de Investigación y Formación en Administración Pública (IIFAP), de la Universidad Nacional de Córdoba, donde desarrolla el proyecto de investigación “Afectados ambientales: estructuras de sostén para la defensa pública y la movilización legal-institucional”.
Clóvis Briguentti
Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
Professor de história das sociedades indígenas e da América latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Doutor em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012). É colaborador do Conselho Indigenista Missionário do qual foi membro entre 1988 a 2014; assessora e desenvolve pesquisas junto às comunidades indígenas Guarani e Xokleng Laklãno nas temáticas fundiárias, políticas indigenistas e educação escolar. Atua com projeto de extensão com comunidades Guarani no Brasil, Argentina e Paraguai. É assessor do Conselho Continental da Nação Guarani - CCNAGUA (Argentina. Bolívia, Brasil e Paraguai). Autor do Livro Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional. Ed. ARGOS/EdUFS. Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do MEC.
David Sanches Rubio
Universidade de Sevilla
Doutor em Direito pela Universidade de Sevilla. Foi coordenador doPrograma de Maestrías de Teorías Críticas del Derecho y la Democracia en Iberoamérica" celebrado na Universidade Internacional de Andalucía, sede Iberoamericana Santa María de la Rábida, e atualmente é professor coordenador do "Programa de Doctorado de Derechos Humanos y Revista de Estudos Criminais. Faz parte de uma corrente filosófica com perfil crítico e inovador. Seguindo o modelo proposto por Joaquín Herrera Flores em relação à construção de uma teoria crítica dos direito humanos (e de uma filosofia impura dos direitos humanos) sob um enfoque que permita o estudo e a prática dos direitos humanos desde uma perspectiva complexa e integradora, o autor tem publicado inúmeros estudos nos países da América Latina e na Europa.
Miguel Antonio Ahumada Cristi
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Nacionaliadde Chilena. Licenciado em Educação e Pedagogia pela Universidad Nacional Arturo Prat, Iquique, Chile; Mestre em Filosofia pela Universidad Jesuita Alberto Hurtado, Santiago de Chile; Doutor em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona, Catalunya. Habilitação do Ministério de Educação com Professor de Linguagem e Comunicação, Castelhano Ensino Médio. Em ensino fundamental e médio tem experiência como Docente, Coordenador Pedagógico e Coordenador Acadêmico. Também possui experiência em coordenação e redação de projetos políticos pedagógicos e projetos de melhoramento educativo. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de História e Filosofia da Educação, Direitos Humanos, Valores e Cidadania na escola, com ênfase na construção de materiais didáticos e propostas de dinâmicas pedagógicas para os sistemas pedagógicos da Fronteira Trinacional (Brasil-Paraguai-Argentina). Atualmente é Coordenador do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História e ministra aulas de Espanhol no Ciclo Comum de Estudos, História da Educação e Filosofia da Educação nos eixos de formação pedagógica das licenciaturas, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Paraná, Brasil.
Márcio Adriano de Azevedo
Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN
Doutor e Mestre em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Especialista em Processos Educacionais e graduado em Pedagogia, também pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral (2013-2014) em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trabalhando em cursos, projetos e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Temas de interesse: Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Educação do Campo e Povos Tradicionais, Educação de Jovens e Adultos, e pesquisa e inovação. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN.
María Luz Mejías Herrera
Universidad Central Martha Abreu - Cuba / UNILA
Nacionalidade Cubana. Licenciada en Historia y Marxismo-Leninismo por el ISP "Félix Varela". Máster en pensamiento filosófico latinoamericano. Doctora en ciencias filosóficas,por la universidad central de las villas. Ha publicado trabajos en varios libros sobre el pensamiento filosófico cubano y latinoamericano, filosofía de la educación y filosofía interculturalidad Ha trabajado en varios proyectos de investigación sobre los temas antes señalados y actualmente es miembro del megaproyecto internacional con las universidades de Eichastatt, Alemania, Antioquia en Colombia,India y Costa Rica sobre Trabajo Social Intercultural. Actualmente es profesor de filosofía en el.colegiado de filosofía,en UNILA.
Beleni Salete Grando
Universidade Federal de Mato Grosso
É Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (1994 a 2011). Doutora em Educação e Pós-Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente coordena a Rede Ação Saberes Indígenas na Escola da UFMT com a SECADI/MEC, e consolida sua práxis pedagógica numa perspectiva interdisciplinar e intercultural, compreendendo o corpo como a totalidade/centralidade da pessoa que se integra a um grupo social específico por meio da educação e no qual se inscreve a cultura que o identifica
Daniel Rubens Cenci
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Pós-Doutorado em Geopolítica Ambiental Latino-americana, pela USACH - Universidade de Santiago do Chile, Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Formação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1992), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo. Professor da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade junto ao DEAG/UNIJUI.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e áreas propedêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional. Coordenador do grupo de pesquisa 'Cidade, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisador colaborador do Projeto COMPARTE/ UE - com universidades de Madrid, Barcelona, Girona e Universidade de Manágua. Professor do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, em Posadas na UGD - Universidad Gastón Dacharry. Professor colaborador da UNITINERANTE.
Edimar Antonio Fernandes
Universidade Federal do Pará -UFPA
Pertencente a etnia Kaingang, Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) 2018; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2013; Graduado em Administração Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) em 2008. Atuando junto aos povos indígenas nas áreas de Antropologia, Educação e saúde. Tenho experiência em docência na Educação Superior, com temas relacionados à diversidade cultural, história indígena, direitos indígenas, ações afirmativas, relações étnico-raciais, entre outros. Trabalhos de consultoria e Assessoria em Antropologia, Arqueologia, coordenação de programas e projetos de Fortalecimento de Associações Indígenas.
Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto
Unochapecó
Dra. em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR - UNISC - Santa Cruz do Sul/RS com a tese premiada: A construção de saberes no movimento de mulheres camponesas: Uma análise a partir do Programa de sementes crioulas no oeste de SC. Mestre em Ciências Sociais desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP com a dissertação: Atalhos da luta: trajetorias e experiencias das mulheres agricultoras e do movimento das mulheres agricultoras de Santa Catarina (1983-1993). Especialista em Educação em Direitos Humanos (EDH) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO. Especialista Histórica no Brasil República pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC. Atualmente é professor titular na Área de Ciências Humanas e Jurídica - ACHJ pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional. Doutorado em andamento - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR. Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS.
Luc Vankrunkelsven
Wervel - Bélgica
Estudou filosofia e teologia na abadia de Averbode em 1974 (Ordem dos Premonstratenzes). Viveu na rua entre os pobres de Antuuérpia nos anos 1981-1983. Em 1983, voltou para a abadia e foi diretor da casa de formação (1983-1992). Em 1990 fundou o Wervel (Grupo de trabalho para uma agricultura justa e sustentável). Desde 1992 mora em Bruxelas, tendo sido coordenador do Wervel até 2003. Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa.É consultor independente da Fetraf para formação de lideranças sobre OMC (Organização Mundial do Comércio), com especialidade no drama da soja. Escreveu 8 livros e centenas de artigos para jornais e revistas. Muito sobre a soja e o problema do carne no mundo. Os últimos 2 livros sobre “Brasil-Europa”.
Oscar Agustín Torres Figueredo
(Universidade Federal de Santa Maria -UFSM) Brasil -
Nacionalidade Paraguaia. Graduado em Engenharia Florestal pela Facultad de Ciencias Agrarias da Universidad Nacional de Asunción (FCA-UNA), Paraguai, Mestrado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria, RS Brasil . Doutorado em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). Tem experiência como docente no curso de Agronomia (Paraguai) ministrando aulas de Silvicultura, Botánica e Teorias do Desenvolvimento Rural. Além disso, ministrou aulas na Especialización en Desarrollo rural con enfoque territorial, oferecido conjuntamente pela FCA-UNA, Paraguai e o Instituto Inter-americano de Cooperação Agrícola (IICA) durante o primeiro semestre de 2009. Desde setembro de 2009 atua como Professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen (RS). Trabalha com Sociologia rural, Extensão e comunicação rural, Agroecologia e Segurança Alimentar que é oferecida para todos os cursos da UFSM/FW.
Marcos Rodrigues da Silva
(GPEAD/FURB)
Possui graduação em Bacharel Em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Mestrado em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção . Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Pos-Doutorado em Educação - PPGE/FURB . Membro do Centro Atabaque de Cultura Negra e Teologia; Pesquisador associado da Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo. Tem experiência na área de Educação, Formador de Professores da Rede Estadual (GEREDs) sobre História da África e Africanidades; Elaborou (consultor) da Proposta Curricular da Rede Estadual; Palestrante nos municípios de Santa Catarina, Paraná sobre a aplicabilidade da Lei nº 10.639 e nº 11.645 no currículo. Artigos e Co-autor em livros sobre o Tema África e Africanidades Brasileiras. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Saberes de Si no CNPq - Vinculado ao PPGE-FURB, Membro do Gropo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento - GPEAD/FURB; Pesquisador do Grupo VOZES PLURAIS: CURRÍCULO SOCIAL E DIVERSIDADE ÉTNICA NA ESCOLA; Assessor de Formação da FETRAF-SC na área de Educação e Juventude. Assessor dos Movimentos Sociais e IES atuando principalmente nos seguintes temas: DDHH, teologia, diversidade cultural, aspectos sociais, história e negro na América Latina e Brasil.
Arlene Anélia Renk
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapeço
Doutora e Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente, em 1997 e 1990. Graduada em Letras pela UFPr. Professora titular da Unochapecó. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na Linha Sociedade, Ambiente e Sustentabilidade. Integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, atuando na Linha Direito, Cidadania e Socioambientalismo. Participa como colabora do Programa Profissional Programa Stricto Sensu da Unochapecó, Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais, na qualidade de professora colaboradora. Tem experiência em pesquisa e orientação na área de cidadania, socioambientalismo, antropologia rural, territorialidades, participação e controle social
Silvana Winckler
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ
Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona (1999), título revalidado pelo PPGD da UFSC, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Direito Processual (1989) e Ciências Jurídicas (1990) ambos pela UFSC e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1988). Professora Titular da Unochapecó. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado Acadêmico) da UNOCHAPECÓ. Participa como líder/pesquisadora dos Grupos de Pesquisa do CNPq denominados Direito, Democracia e Participação Cidadã, Estudos Históricos do Mundo Rural e Estudos e Pesquisas de Gênero Fogueira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Direitos Humanos, atuando principalmente com os temas: cidadania, globalização, conflitos socioambientais, dinâmicas socioambientais.
Pedro Eloir Melchior
Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e Via Campesina em Santa Catarin
Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapecó - SC. Experiência com a atuação desde os anos de (1995) na luta em defesas dos direitos das populações atingidas por barragens, faz parte da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e Via Campesina em Santa Catarina.
Lilian Blanck de Oliveira
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Regional Jaraguaense (1991) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia, área: Educação e Religião (2003). Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau; Líder do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD). Tem experiência na área de Sociedade, Culturas, Educação e Religião. Atua nos temas: diversidades histórico-culturais, território e direitos humanos; culturas, ciência e desenvolvimento; currículo e diferença; formação inicial e continuada de professores.
Maria de Lourdes Bernartt
(Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. Mestrado e Doutorado em Educação ( Unicamp). PhD em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico . Licenciada em Letras- Inglês. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado, os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Políticas públicas de educação para populações do campo; Políticas públicas migratórias; Políticas públicas para pessoas idosas; Educação em direitos humanos & diversidades. Membro do Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem. Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional . Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó). ( CEPAD). Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão.
Nahum Saint Julien
Coordenador da associação de imigrantes de Chapecó -SC
Nacionaliadde haitiana, com formaçao em contabilidade, experiencia neste país como despachante aduaneiro, tecnico em cartório, gestão de pessoas e de arquivos. Trabalhou durante 18 anos como radialista no Haiti, Atualmente vive no Brasil e estuda o curso de letras pela Universidade Federal da Fronteira SUL -UFFS no municipio de Chapecó. É Coordenador da associação de imigrantes de Chapecó -SC.
Sandra de Avila Bordignon
Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Especialização em Séries Iniciais e Alfabetização pela Faculdade de Ciências e letras de Araras - SP (1997) e complementação em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC (2008). Professora do ensino fundamental séries iniciais por quase 20 anos. Atuou na função de assistente educacional, coordenação de projetos educativos e educação de jovens e adultos no munícipio de Nova Erechim SC. Foi locutora voluntária na Rádio Interativa FM, nos programas: Fala Professor desde 2008 e Hora da Garotada desde 2013. Atualmente é pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul, lotada na Diretoria de Organização Pedagógica - PROGRAD. Membro da comissão PROHAITI-UFFS. Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Membro e atual Coordenadora do GEIROSC - Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina.
Alexander Castañeda Mahecha
Escuela Superior de Guerra “General Rafael Reyes Prieto
Magister en estrategia y Geopolitica de la Escuela Superior de Guerra “General Rafael Reyes Prieto” Bogotá, Colômbia. Profesional en Relaciones Internacionales y Estudios Políticos Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, Colombia. Publicista Profesional, Universidad Central de Colômbia. analista de temas internacionales para Ameripol policia Nacional, integrante unidad de Asuntos internacionales Policia Nacional de Colômbia para seguimiento operacional al contingente colombiano de la Minustha.
Elcio Cecchetti
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15.Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Mestrado em Educação e coordenador do curso de Ciências da Religião (Licenciatura) da UNOCHAPECÓ. Por 10 anos atuou como assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) e do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó). Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa (CNRDR/Ministério dos Direitos Humanos). Coordenador Geral do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). Atuou como especialista e leitor crítico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, diversidade cultural, ensino religioso, interculturalidade, laicidade e direitos humanos.
Cláudia Battestin
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Grupo de pesquisa, Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas (Unochapecó). Faz parte da Red Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.(USACH) e da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina (RED ESIAL) da UNTREF de Buenos Aires. Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. É membro do comitê de ética no uso de animais (CEUA). Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: Filosofia, Educação ambiental, Ética, Responsabilidade, interculturalidade e decolonialidade.
Willian Simões
UFFS
Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003), Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005) e é Mestre em Geografia - Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). É Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Chapecó. Atuou como coordenador do referido curso (2013). Coordenou o Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase em estudos da Realidade Brasileira (2015 - 2017). Foi Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Médio da rede publica estadual e privada do Paraná (2001-2012). Foi membro da Coordenação da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005-2010). Desde 2011 faz parte do Coletivo de Estudos sobre conflitos pelo Território e pela terra - ENCONTTRA. Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professores, Questão Agrária, Juventude Rural, Educação do Campo e Povos e Comunidades Tradicionais.
Maria Aparecida Lucca Caovilla
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ
Doutora em Direito (2015) na área de concentração Direito, Política e Sociedade e Mestre em Direito (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Curso de Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Unochapecó; Coordenadora do projeto de pesquisa do Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania; Integrante do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJur); Coordenadora de atividades acadêmicas do Doutorado Interinstitucional em Direito realizado na UFSC em convênio com a Unochapecó; Membro da Rede Internacional para o Constitucionalismo Democrático Latino Americano. Coordenadora do Movimento pela Criação da Defensoria Pública no Estado de Santa Catarina (2005-2012). Autora do livro Descolonizar o Direito na América Latina: O Modelo do Pluralismo e a Cultura do Bem Viver (Argos, 2016) e Acesso à Justiça e Cidadania (Argos, 2006). Atua como Pesquisadora na linha de pesquisa em Direito, Cidadania e Socioambientalismo, nos principais temas: Novo Constitucionalismo Latino-Americano, Pluralismo Jurídico, Filosofia da Libertação, Direitos Humanos, Cidadania, Acesso à Justiça, Democracia, Ensino Jurídico, Direitos da Natureza, Justiça Ambiental e Bem Viver.
Maria de Lurdes Pertile
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ - SINPROESTE
Possui graduação em Licenciatura Plena Em História - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1989), especialização em História do Brasil e em Docência no Ensino Superior (Unochapecó, 2009). Mestrado Em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, estágios supervisionados e prática de ensino.
Zenaide Collet
Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez - Movimento das mulheres camponesas
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ (1998) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Especialização em Realidade Brasileira a partir dos Grandes Pensadores pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (2003). Mestra em Educação pela Unochapecó (2018). Atualmente Professora no Ensino Fundamental e Médio na Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, em Quilombo, SC e militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
Ernesto Puhl
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
- Graduação em Serviço Social – Escola de Serviço Social da UFRJ. Pós – Graduação em Educação com ênfase em Estudos da Realidade Brasileira- UFFS- Chapecó/ SC. Cursando Pós – Graduação A Esquerda no Século XXI. Educador Popular, do MST e Frente Brasil Popular do Oeste de SC. Coordenação estadual da juventude do MST do Estado de Santa Catarina- 1998 – 2008. Educador Popular no Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária – PRONERA, Campos Novos –SC- 1999 – 2003. Coordenação Regional do Planalto Central do Estado de SC, do PRONERA, onde coordenei 20 turmas de educação de Jovens e Adultos de 2004 -2006. Coordenação do projeto Jovemovimento no município de Abelardo Luz – S208.Coordenação Rádio Comunitária Terra Livre, no município de Abelardo Luz – SC de 2009 – 2010. Coordenação do coletivo de formação do MST no Estado de SC – 2010 – 2016. Coordenação do projeto Terra e Arte, no Estado de SC- 2016 – 2017. Coordenação da Frente Brasil Popular do Oeste de Santa Catarina- 2015 – 2018.
Carlos Humberto Prola Júnior
Unochapecó
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2016). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Joinville (2003), pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade da Amazônia (2007) e em Direito Sanitário Pela Fundação Oswaldo Cruz e Escola Superior do Ministério Público da União (2013), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Cursou doutorado em Engenharia Elétrica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995-1997). Foi Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (2006-2008) e Auditor-Fiscal da Previdência Social (1997-2006). Desde 2008 ocupa o cargo de Procurador da República. É professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e da Escola Superior do Ministério Público da União. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Indígena, Direito Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo, Tributário e Financeiro
Elisiane Rodrigues
Atuo como psicóloga no projeto social com mulheres do campo.
Psicologa e psicanalista formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui. Especialista em sintomas sociais contemporâneos. Atua com organização e mobilização social de mulheres agriculturas familiares e indigenas. Coordenadora do projeto aguas novas, aguas nossas do fundo socio ambiental da caixa economica federal para a cooperdagua no municipio de Palmitos - SC.
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