Ana Paula Azevedo Campos

Universidade Católica de Campinas

Psicóloga mestre em psicologia clínica e especificação em neuropsicologia. Tema da palestra: Autismo e funções executivas: habilidades de planejamento e flexibilidade mental. As funções executivas abrangem as habilidades de planejar, raciocinar e organizar ações em busca de um objetivo. São elas que estabelecem o processo de resolução de problemas e de organização de ações referentes a um contexto em particular. No Autismo, muitas destas características são deficitárias. A compreensão destas dificuldades elucida características cognitivas que podem contribuir para o diagnóstico e fornecer alternativas de intervenção mais eficazes.

Heloisa Said

USC (University South Califórnia)

Terapeuta Ocupacional. Especialização em pediatria. Formação internacional em Integração Sensorial pela USC (University South Califórnia). Tema da palestra: Autismo: Estratégias para aumentar a autonomia nas Atividades de Vida Diária (AVDs) As atividades de vida diária (AVD) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente, são atividades rotineiras de autocuidado (vestir-se, alimentar-se, tomar banho, e etc.) As crianças diagnosticadas dentro do espectro do autismo apresentam muita dificuldade na aprendizagem das atividades de vida diária.  Sendo necessário criar estratégias planejadas e estruturadas. Assunto abordado vai pontuar sobre a compreensão do desenvolvimento das habilidades e como estimular independência na execução das mesmas.

Renata Morini

UNESP/MARILIA

Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – UNESP/MARILIA Membro do Laboratório de Investigação em Desvios da Aprendizagem LIDA – UNESP/MARILIA Especialização em Motricidade Orofacial e em Psicopedagogia. Capacitação em ABA Aplicada ao Autismo – UNICAMP. Tema da palestra: “Compreender e estimular a comunicação no TEA” A alteração na comunicação é uma das áreas afetadas no Transtorno do Espectro do Autismo. Conhecer o desenvolvimento da linguagem oral e as características dentro do quadro, nos dá a oportunidade de realizar uma estimulação efetiva e que contribua com a qualidade de vida da criança e dos familiares.