Ao oficinas terão diversas temáticas sobre a Administração Pública. 

Oficinas Previstas:


Compreendendo o Iramuteq: Uma Ferramenta para Análise textual (Parte II)

Objetivo: Pretende-se realizar uma abordagem introdutória sobre a Ferramenta de Análise Textual, o Iramuteq. Será explicado formas de instalação bem como a interpretação de alguns dados gerados pela ferramenta. 

João Cesar Souza Ferreira

Mestre em Educação, Especialista em Logística Empresarial, Graduado em Administração. Atua como Professor Voluntário no Departamento de Administração da UFVJM, e como Professor Bolsista no Curso de Bacharelado em Administração Pública-EAD-UFVJM e é Técnico Administrativo no Departamento de Ciências Econômicas - UFVJM


Planilhas eletrônicas, ferramentas práticas para a tomada de decisões.

Objetivo: Os Softwares de Planilhas Eletrônicas são uma importante ferramenta de gestão, por serem flexíveis e altamente adaptáveis a qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno. O gestor público pode utilizar as planilhas eletrônicas para importar dados e realizar uma série de intervenções com o objetivo de construir relatórios, gráficos e tabelas para sua tomada de decisões. É imperativo que todo bom gestor saiba manipular softwares de planilhas eletrônicas.

Cristiano Figueiredo

Bacharel em Administração (UFVJM), possui pós-graduação em Sistemas de Informação pela POSEAD-FGF. 
Atualmente exerce o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde também é coordenador dos Projetos Coleta Seletiva Solidária, Papel de Parede e Transformando computadores e vidas, todos registrados na Pro-reitoria de Extensão e Cultura. 
Também atua como Tutor na Diretoria de Educação Aberta e a Distância DEAD/UFVJM desde 2014. 
Membro do corpo editorial do periódico Vozes do Vale.

Arquivos para Download

 


Porque falar de educação financeira

Objetivo: Capacitar os participantes a aplicarem os princípios do planejamento financeiro visando fortalecer a cultura de poupança para a formação de patrimônio familiar. 

Marcos Valério Martins Soares

Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Doctum, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pela UNIPAC e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela UFVJM. 
Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Superior na UFVJM onde teve oportunidade de coordenar o curso por duas vezes. Desde 10/2013, tem atuado como Professor do Curso de Administração Pública - EaD UFVJM. Membro do grupo de pesquisa NEFIP - Núcleo de Estudos em Contabilidade, Finanças e Gestão Pública Contemporânea. Tem como linhas de pesquisa as áreas da Educação em Contabilidade e da Contabilidade Gerencial e Societária; com ênfase em Controladoria, Contabilidade Comercial e práticas contábeis. Atuou como Professor nas Faculdades Doctum, UNIPAC e  da ETFG - Escola Técnica de Formação Gerencial do SEBRAE em Teófilo Otoni-MG. Tem experiência em Contabilidade Comercial, Assessoria e Consultoria Empresarial, Perícia Contábil e Arbitragem pela CAMARB - Câmara de Arbitragem Brasil.

Perfil Comportamental

Objetivo: Você já parou pra pensar qual é o seu perfil de personalidade predominante, e como o seu jeito de pensar e agir afeta os seus resultados, relacionamento e emoções? Na análise do perfil comportamental são traçados quatro modelos que indicam as características centrais de cada um dos perfis, como: idealização, comunicação, organização e ação. Por isso, além de ser uma ferramenta para o autoconhecimento, é uma das ferramentas que vem sendo amplamente utilizadas como apoio à Liderança, ao RH e à Gestão de Pessoas em organizações de todos os portes.

Claudionice Siqueira Chaves

É Mestre em Administração Pública (UFLA) possui especialização em Direito Público e especialização em Gestão Estratégica: comunicação, marketing e recursos humanos. Graduou-se em Direito em 2005. É Advogada com experiência em gestão municipal. Possui artigos publicados na área de Gestão Pública.

Secretária Municipal de Administração na Prefeitura de Teófilo Otoni. 
Professora bolsista da Educação a Distância no Curso de Administração Pública (UFVJM)
É servidora pública municipal da prefeitura de Teófilo Otoni - MG. 
Atuou como Professora de Direito no Curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos,  E no curso de Direito e Legislação no Curso Técnico em Contabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais. 
Foi Diretora Financeira do Conselho Municipal de Saúde do município de Teófilo Otoni, como Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni. 

 


Gameficação e formação continuada de professores

Objetivo: Oficina teórico-prática que abordará o jogo como elemento cultural e a gameficação nos processos educativos, com ênfase na educação escolar. Possibilidades dessa gameficação na gestão escolar e na formação inicial ou continuada de professores. Prática de gameficação.

Renata Greco de Oliveira  Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce e Coordenadora Institucional do PIBID-UNIVALE. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia da universidade Vale do Rio Doce e como representante do Ensino Superior no Conselho Municipal da Educação (CME) de Governador Valadares. 

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação política, identidade, aprendizagem, universidade e educação à distância.

Elton Frederico Binda de Castro 

Graduado em Design Gráfico pela Universidade Vale do Rio Doce (2008). Especializado em MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Estácio de Sá, UNESA. Professor da Instituição de ensino técnico Microlins durante 3 anos e atualmente é professor da Universidade Vale do Rio Doce. Experiência na área de Design Gráfico onde atuou em gráficas, jornais e atualmente é sócio diretor da Estação Studio Design.


Juventude, violência e a privaçãode liberdade


Objetivo: a oficina abordará a temática a partir dos estudos da sociologia da juventude , apresentará  contexto das práticas de violência no qual o jovem se insere bem como a incidência da privação de liberdade especialmente para o jovem oriundo de pequenos municípios.

Eunice Maria Nazarethe Nonato

Doutora em Ciências Sociais ( UNISINOS) .  Mestre em Educação (UNINCOR). 

Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra. 

Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Direito e no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce. Coordena Projetos de Pesquisa nas áreas Juventude, Educação e Direito e desde 2013 o Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE. Membro editorial do periódico Identidade. Possui experiência na docência em todas as modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior, nos cursos de Licenciatura e no Direito. Na gestão, atuou em diversas áreas da Educação, em Órgãos da Secretaria Estadual e em diversas instituições de ensino superior. 


Relação com o Saber dos Jovens em situação de conflito Escolar

Objetivo: Será abordado a partir da Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot uma prática exitosa adotada na Escola Estadual Israel Pinheiro de Governador Valadares. A partir de uma leitura positiva dos sujeitos e dos conflitos inerentes a este espaço, apresentaremos oficinas com os jovens que poderão ser adotadas por outras instituições escolares na perspectiva de minimizar tais conflitos. A proposta é sugerir a inclusão de tais práticas como um plano de gestão democrática institucional.

Ana Cristina Marques Lemos

Doutoranda Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC).  Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce. Professora do IMES e servidora pública estadual de carreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e atualmente é Diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro. Membro da comissão organizadora na categoria colaborador externo do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE, desde 2014. Integrante de projetos de pesquisa nas áreas juventude e educação (UNIVALE). 


Noções Gerais sobre Pregão Presencial: Teoria e Prática (Parte II)

Objetivo: Noções de Licitação: Conceito de licitação, Fundamentos da Licitação, Princípios de Licitação, Modalidades de Licitação. 

André Luiz Peruhype Magalhães
 

Mestre em Direito das Instituições Políticas pela Fundação Universidade Mineira de Educação e Cultura – FUMEC/BH
Professor de Direito Tributário da FENORD/TO, Professor de Direito Eleitoral da UNIPAC, atua como Professor da Pós-Graduação da FADIVALE/GV em Direito Tributário e Administrativo, foi Professor por 10 anos das disciplinas Direito Constitucional e Direito Administrativo, profere cursos de Licitações. 
É Advogado Militante, Assessor Jurídico de Municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/MG, sócio do Magalhães, Peruhype, Gomes e Ferraz Sociedade de Advogados. 
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário. Está dedicado a pesquisa científica com apontamentos teóricos pós-modernos. Dedicado a defesa e concretização dos Direitos Fundamentais, da democracia e da cidadania. 
 

Conselhos Municipais de Assistência Social 

Objetivo: Apresentar o papel dos Conselhos Municipais de Assistência Social no controle das políticas socioassistenciais.

Edimarcius Carvalho Novaes

Doutorando em Ciências Humanas (UFSC). Mestrado em Gestão Integrada do Território (UNIVALE). Bacharel em Direito (FADILAVE)  e Licenciado em Filosofia (UFLA). Professor e pesquisador da Universidade do Vale do Rio Doce – UNIVALE. Membro do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Governador Valadares e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB/GV. Autor do livro - SURDOS: Educação, Direito e Cidadania.

 

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