II Simpósio Internacional da Cadeia Produtiva do Açaí

25 de agosto de 2016, 09h00 até 27 de agosto de 2016, 18h00

Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas ICJ - UFPA, Belém, PA

Sobre

                O Segundo Simpósio Internacional da Cadeia Produtiva do Açaí ocorrerá no período de 25 a 27/08/2016 no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas ICJ - UFPA e tem por objetivo principal, identificar subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, desde a etapa de produção até o momento da comercialização e seus efeitos sobre a saúde do consumidor, promovendo também, uma ampla discussão sobre o monitoramento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na América Latina, no Brasil e, em especial, no Estado do Pará.
 
 
 
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PRORROGADAS
 
ATÉ 10/08/2016

Local do evento

Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas ICJ - UFPA - 66075-110, Rua Augusto Corrêa, Guamá, Belém, Pará

Palestrantes

  • Jesus Nazareno Silva de Souza

    Jesus Nazareno Silva de Souza - FEA/PPGCTA/CVACBA - UFPA

    Graduado em Química pela Universidade Federal do Pará (1998), Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (2000) e Doutor em Ciência de Alimentos (2007) ambos obtidos pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atua como Professor Adjunto na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de compostos fenolicos de plantas amazônicas tais como Euterpe oleracea (açaí), Byrsonima crassifolia (muruci) e Inga edulis (inga).

    26/08 - 10h00 Mesa redonda 5 - Métodos de Avaliação da Qualidade do Açaí

  • Herve Louis Ghislain Rogez

    Herve Louis Ghislain Rogez - FBIOTEC/PPGBIOTEC/CVACBA - UFPA

    Possui graduação e Mestrado em Engenharia Química e das Industrias Agrícolas (1992), doutorado em Ciências Agrárias e Engenharia Biológica (1999) pela Université catholique de Louvain (Bélgica). É professor associado IV da Universidade Federal do Pará, vice-coordenador (2011-1015) e coordenador (atualmente) do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, revisor de periódicos nacionais e internacionais. Estuda as interações dos compostos fenólicos no seu ambiente natural, os processos de extração, concentração, purificação e fracionamento de compostos fenólicos, técnicas de análise dos mesmos, avaliação in vivo de seu consumo (no contexto do desenvolvimento de alimentos funcionais, no caso) e suas aplicações tecnológicas. Estuda o açaí desde 1995, tendo acumulado um conhecimento multidisciplinar sobre este alimento, inclusive sobre transmissão de Chagas por via oral. É coordenador de um Grupo de Pesquisa do CNPq que conta com participação de uma ampla rede de Instituições. Trabalha se focando em Inovação em colaboração com empresas privadas e públicas. Em particular, auxilia a inovação de pequenas empresas regionais (Amazon Dreams, BelaIaça, CAMTA, ...) a primeira tendo ganho os Prêmios FINEP de Inovação Região Norte e Nacional em 2012.

    25/08 - 10h45 Palestra 2: A cadeia produtiva do açaí no contexto atual

  • Damien Binois

    Damien Binois - Nossa! Fruits

    Possui mestrado em Gestão de Negócios Internacionais (2012) pela HEC Paris. Trabalhou como gerente de Produção da L´Óreal S.A.(2010), gerente de vendas da Europ Continents (2011), analista de negócios da Rocket Internet (2012), consultor na Kea & Partners Consultoria (2014). É fundador e CEO da start-up francesa "Nossa! Fruits" (2012) que visa fornecer produtos genuinos, saborosos a base de frutas Amazônicas e sem conservantes, aromatizantes e corantes atificiais.

    25/08 - 10h45 Palestra 3: O mercado Internacional do Açaí

  • Ruth Irene Martinez Espinosa - UNIVERSIDAD TÉCNICA PARTICULAR DE LOJA - UTPL ( Equador)

    Professora e Pesquisadora Departamento de Ciencia e Tecnologia de Alimentos da Universidad Tecnica Particular de Loja (UTPL), no Equador.

    25/08 - 17h00 Mesa redonda 3: Rede SAN-UNASUL

  • Mario Augusto Gonçalves Jardim - Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG)

    Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), Mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2000). Pesquisador Titular III do Museu Paraense Emílio Goeldi/Coordenação de Botânica, Professor Permanente do Mestrado em Botânica da Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emilio Goeldi; do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emilio Goeldi/Embrapa-Amazônia Oriental e do Curso de Doutorado do PPG-Bionorte (Biodiversidade e Biotecnologia) da UFAM. Atua como Ad hoc dos periódicos: Ambiente e água, Magistra, Revista Arvore, Revista Brasileira de Botânica, Revista de Ciências Agrárias, Acta Botanica Venezuelica, Revista Biotemas, Revista Catinga, Neotropical Biology and Conservation, Oecologia Australis, Rodriguésia, Acta Botanica Brasilica, Annales Botanici Fennici, Revista Brasileira de Arborização urbana e Pesquisa Florestal Brasileira. Membro do Conselho Editorial da Revista Liberato (Novo Hamburgo). Tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Botânica Aplicada e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Euterpe oleracea, Floresta de várzea, Fenologia e Biologia da Reprodução, Ecologia de ecossistemas amazônicos e Fitossociologia. Atua como membro do comitê da área de Ciências Ambientais da CAPES.

    25/08 - 14h00 Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí

  • João Tomé de Farias Neto - Embrapa Amazônia Oriental

    Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1981), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazonia Oriental. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, espécie frutifera, eespécie frutífera, euterpe oleracea e genética quantitativa.

    25/08 - 14h00 Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí

  • José Antonio Leite Queiroz - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1976) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrometria e Inventário Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, açaizeiro, várzea do estuário amazônico, taxi-branco, cipó-titica e açaí. Atualmente atuando na área de transferência de tecnologia.

    25/08 - 14h00 Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí

  • Alberto William Viana de Castro

    Alberto William Viana de Castro - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Orienta

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1980), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1988), MBA em Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais (1998), e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), especializado em Gestão da Tecnologia e da Produção. Atualmente, é pesquisador "A" (D.Sc.) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, prestando serviços na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, PA. Tem experiência na área de pesquisa florestal e administração, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica e da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias organizacionais, planejamento estratégico, gestão do agronegócio, clusters e arranjos produtivos locais, análise de cadeias produtivas, inovação e competitividade tecnológica, iteração institutos de pesquisa com o mercado, marketing e transferência de tecnologia. Vem desenvolvendo estudos que propiciem a profissionalização da gestão no agronegócio, além de desenvolver posicionamento crítico, fundamentado nas teorias de Inovação de valor, como um importante instrumento de gestão estratégica de centros de pesquisa para o agronegócio na Amazônia Oriental, trazendo como fundamentos, os novos conceitos sobre inovação de valor, aplicados a gestão de inovação para o agronegócio e a profissionalização da agricultura familiar, em prol do desenvolvimento regional na Amazônia. Como instrumento para a operacionalização dessas ideias, desenvolve estudos de competitividade empresarial, focados no Agronegócio, com ênfase em Cadeias Produtivas e nos Arranjos Produtivos Locais (APL), de produtos madeireiros e não-madeireiros, ligados a sociobiodiversidade. No período de agosto/2006 a março/2011, foi Professor Titular da Unama, ministrando as disciplinas de Marketing e Agronegócio, no curso de graduação; e Estratégia, no curso de mestrado em Administração. Como professor da Unama, desenvolveu, em parceria com a Embrapa, UNIFAP, IBAMA, e o SEBRAE, pesquisa sobre os APL de Cipó-titica nos Estados do Pará e Amapá, gerando diversas publicações, inéditas sobre esse tema. Os resultados desses estudos motivaram a formatação de um projeto de transferência de conhecimentos e tecnologias, em parceria com o SEBRAE no Pará e Amapá, e outras instituições de apoio, capazes de propiciar a melhoria dos arranjos com o cipó titica, como matéria prima, no Pará e Amapá, em prol do desenvolvimento de cadeias produtivas ligadas à sociobiodiversidade. Atualmente, em razão da grande importância econômica e social que a indústria do açaí vem tomando na região, vem priorizando suas atividades nessa linha de pesquisa, visando conhecer os gargalos existentes nas cadeias produtivas e arranjos produtivos locais, que utilizam o açaí, como matéria-prima para produtos alimentares e não-alimentares dentro do Sistema Agroindustrial (SAI), na região Amazônica.

    25/08 - 15h15 Mesa redonda 2: Fomento da Cadeia Produtiva

  • Maria Rita Marques de Oliveira

    Maria Rita Marques de Oliveira - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/ Instituto de Biociências de Botuca

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Sagrado Coração (1983), mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Instituto de Biociências de Botucatu (Curso de Nutrição). Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Campus de Araraquara, área de concentração Ciências Nutricionais e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu. É assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UNESP. Editora Associada da Revista de Nutrição/Brasilian Journal of Nutrition. Member of the Associate Editors Pediatric Nutrition of NUTRITION:The International Journal of Applied and Basic Nutritional Sciences (Elsevier, ISSN 0899-9007). É diretora técnica do Programa de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nacões Sul-Americanas (UNASUL), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Representa a UNESP no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Atua principalmente nos seguintes temas:Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição na Obesidade Mórbida, Educação Alimentar e Nutricional.

    25/08 - 17h00 Mesa redonda 3: Rede SAN-UNASUL

  • Dionísia Nagahama

    Dionísia Nagahama - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

    Possui graduação em Faculdade de Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes(1981), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas(1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2004). Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Professora do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e Professor do Curso de Especialização do Centro Universitário do Norte. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População. Atuando principalmente nos seguintes temas:ANEMIA, LACTENTE, INTERVENÇÃO, SULFATO FERROSO, ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

    25/08 - 17h00 Mesa redonda 3: Rede SAN-UNASUL

  • Telma Fatima Vieira Batista

    Telma Fatima Vieira Batista - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (1994), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (1997), Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2005) e Pós-Doutorado pelo programa de Pós-Doutorado do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-ESALQ/USP. Atualmente é professora Associada I, da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Geral e Agrícola e Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: controle microbiano de insetos com Fungos e Baculovirus.

    26/08 - 08h00 Mesa redonda 4 - Inocuidade do açaí : PAS Açaí, Doenças e Pragas, Selo Açaí Bom

  • Elenild de Góes Costa

    Elenild de Góes Costa - Secretaria de Saúde Pública (SESPA)

    Farmacêutica e Bioquímica pelo Centro de Ensino Superior do Pará. Mestre em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Pará. É funcionária da Secretaria de Saúde Pública (SESPA) do Pará sendo responsável pela Coordenação do Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas de 2006-2012. Atualmente é doutoranda pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de parasitologia, com ênfase em protozoologia, principalmente nos temas de vigilância de doenças endêmicas e saúde publica.  

    26/08 - 08h00 Mesa redonda 4 - Inocuidade do açaí : PAS Açaí, Doenças e Pragas, Selo Açaí Bom

  • Alex Bolonha Fiúza de Mello

    Alex Bolonha Fiúza de Mello - UFPA/ SECTET

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1977); Especialização em Teoria Sociológica pela Universidade Federal do Pará (1984) e em Alta Dirección Universitaria, pelas Universidade Politecnica de Madrid/Politecnica da Catalunia/Nebrija (2010); Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982); Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998); Pós-doutorado pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1999/2000) e pela Cátedra UNESCO de Gestión y Política Universitaria, da Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). É Professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará. Foi Coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFPA (1983 - 1985); Diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (1985 - 1989); Pró-Reitor de Extensão da UFPA (1989 - 1993); Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (1990 - 1992); Reitor da Universidade Federal do Pará (2001 - 2005 e 2005 - 2009); Presidente da Fórum de Integração das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará (2001 - 2003); Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - CNE, do Ministério da Educação (2004 - 2008); Membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2007 - 2008); Membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2008 - 2009); Membro do Conselho Técnico-Científico do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT (2006/2009 e 2011/...); Membro do Conselho Técnico-Científica do Instituto de Pesquisas da Amazônia - INPA, do MCTI (2012-...); Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará e Presidente do Conselho da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Pará (2011 -2012). Atualmente é Secretário de Estado de Promoção Social do Governo do Pará. Como pesquisador, publicou nas seguintes temáticas: Amazônia: modernização e conflitos sociais; Desenvolvimento regional; Capitalismo e globalização; Pensamento social clássico; Educação superior e universidade. É co-autor de trabalhos técnicos, como o Plano Estratégico Decenal de Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará, 2001-2010; o novo Estatuto e Regimento Geral da UFPA (2006). o Programa REUNI, do MEC (2007); o Projeto de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA/MEC (2008) e o Plano Estratégico de Cîência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará - 2011-2015.

    25/08 - 09h45 Palestra 1: Políticas governamentais para a cadeia produtiva do açaí

  • Derlange Belizário Diniz

    Derlange Belizário Diniz - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (1991) e doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Nutrição e Mestrado Acadêmico de Nutrição e Saúde e Coordena os cursos de especialização em Saúde do Idoso e Vigilância Sanitária de alimentos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), parecerista ad-hoc de órgãos oficiais de fomento à pesquisa e membro revisor de periódicos. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional, destacando-se a investigação de alimentos funcionais, doenças crônicas não transmissíveis e educação nutricional.

    25/08 - 17h00 Mesa redonda 3: Rede SAN-UNASUL

  • Flávio Luís Schmidt

    Flávio Luís Schmidt - Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Ciência de Alimentos também pela UNICAMP. Atuou por 10 anos como Pesquisador Científico no Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas, como engenheiro de processos, realizando treinamentos, assistência técnica e pesquisa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo e à iniciativa privada por todo o país e também no exterior. Atualmente é Prof. Dr. da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, orientador de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Tecnologia, Ciência e Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência de calor, pasteurização, esterilização, desidratação, fermentação, desenvolvimento e otimização de produtos e processos, com ênfase em sucos, néctares e bebidas alcoólicas.

    26/08 - 10h00 Mesa redonda 5 - Métodos de Avaliação da Qualidade do Açaí

  • Emmanuelle Virginie Lautié

    Emmanuelle Virginie Lautié - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos da Ecole Nationale Supérieure de Biologie Appliquée à la Nutrition et à l'Alimentation (ENSBANA), França (1999); mestrado em Engenharia Agro-Alimentar Meditêranea e Tropical (ENSIA), França (2000) e doutorado em Biotecnologia Vegetal da Université de Picardie Jules Verne, França (2008). Realizou pós-doutorados na área de análise química e toxicológica de metabólitos secundários de plantas, na Université catholique de Louvain, Bélgica (2009-2014). Tem experiência em culturas in vitro de plantas: iniciação e manutenção de culturas de calos, raízes, suspensões celulares; e em transformação por Agrobacterium rhizogenes. Tem também experiência em diferentes técnicas da área de química analítica: extração, separação, isolamento e caracterização química. Na área de metabólitos secundários, trabalhou em particular com isoflavonóides, lignanas, podofilotoxina, rotenona, antioxidantes naturais, como as antocianinas. Atua em projetos de valorização de matérias-primas vegetais (brasileira, peruana, mexicana), integrando a Biotecnologia Vegetal e a Química Analítica. Foi diretora de pesquisa e desenvolvimento da microempresa Amazon Dreams, atuante no ramo de produção de extratos vegetais de alto valor agregado. Atualmente, é Professora Adjunto da UFPA.

    25/08 - 14h00 Tecnologias aplicadas ao açaí

  • Armando Lirio de Souza - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (FACECON/UFPA). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES/NAEA/UFPA) e Doutor em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Atualmente é Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA), Conselheiro Efetivo do CORECON/PA e Membro do Conselho Editorial da Revista Terceira Margem Amazônia, Coordenador do Programa Integrado Mercado Institucional de Alimentos (PROEXT-MEC/2016) e do Projeto Incubação de Empreendimentos Solidários no Estado do Pará (CNPq/SENAES).Tem experiência em extensão e pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, agricultura familiar, desenvolvimento rural e políticas públicas.

    25/08 - 14h00 O açaí no mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE)

  • Virgínia Martins da Matta

    Virgínia Martins da Matta - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Agroindústria/ RJ

    Engenheira Química pela Universidade Federal da Bahia (1986), com mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotada na Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de Frutas, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de separação com membranas, sucos tropicais, avaliação e preservação de compostos bioativos, desenvolvimento de produtos e promoção da alimentação saudável. Tem publicado diversos artigos em periódicos indexados, capítulos de livros, como também apresentado trabalhos em eventos científicos. É presidente do Comitê Local de Publicações e Editoração da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Foi membro da Diretoria da SBCTA/RJ no biênio 2006/2007 e da SBCTA Nacional no biênio 2011/2012, atuando como editora adjunta da revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. É membro dos grupos de trabalho do Codex Alimentarius, pequenas frutas e frutas processadas.

    26/08 - 14h00 Mesa redonda 7: Inovações tecnológicas Aplicadas ao Açaí

  • Rafaella de Andrade Mattietto

    Rafaella de Andrade Mattietto - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Agroindústria/ PA

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é pesquisador científico A da Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento, conservação, análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas, alimentos funcionais, bebidas não alcoólicas, bebidas fermentadas, polpas de frutas.

    26/08 - 14h00 Mesa redonda 7: Inovações tecnológicas Aplicadas ao Açaí

  • Fábio Gomes Moura

    Fábio Gomes Moura - FBIOTEC/PPGBIOTEC/CVACBA - UFPA

    Dr. em Biotecnologia (2015), Msc. Ciência e Tecnologia de Alimentos (2010) e graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2007), possui curso técnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará CEFET-PA (2004). Tem experiência na área de Biotecnologia com ênfase em genética e ecologia microbiana, incluindo abordagem metagenômica (NGS). Em Ciência e Tecnologia de Alimentos atua em tecnologia de produtos de origem vegetal, no controle de qualidade e no desenvolvimento de novos produtos. Atua principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade microbiana, adsorção/Dessorção de compostos fenólicos, flavonóides, (in) estabilidade da emulsão no suco de açaí, Desenvolvimento tecnológico de plantas amazônicas - Euterpe oleracea, Inga edulis e Byrsonima crassifolia

    26/08 - 14h00 Mesa redonda 7: Inovações tecnológicas Aplicadas ao Açaí

  • Miguel Hauat - SAMBAZON

    Diretor Geral da empresa Sambazon no Brasil.

    26/08 - 16h15 Mesa redonda 9: Nichos de Mercado para o Açaí e derivados.

  • Heron Amaral Rocha

    Heron Amaral Rocha - Associação dos Vendedores Artesanal de Açaí de Belém e Região Metropolitana (AVABEL)

     Manipulador Artesanal de Açaí a 9 anos. Primeiro Suplente do Conselho Fiscal e Instrutor do Curso de Manipulação de Açaí da Associação dos Vendedores Artesanal de Açaí de Belém e Região Metropolitana (AVABEL).  

    26/08 - 15h15 Mesa redonda 8: Casos de Sucesso com Açaí

  • Rafael Ferreira da Silva

    Rafael Ferreira da Silva - Grupo Petruz Fruity, Bela Iaçá Polpas de Frutas Indústria e Comércio Ltda

    Diretor Mercadológico do Grupo Petruz Fruity, Bela Iaçá Polpas de Frutas Indústria e Comércio Ltda. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial em Alimentos, pela Universidade do Estado do Pará (2005), especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pará - UFPA (2009), MBA em Gestão para Segurança de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia do SENAI SC (2011) e  Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em cooperação com programa de Mestrado em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

    26/08 - 16h15 Mesa redonda 9: Nichos de Mercado para o Açaí e derivados.

  • Naiza Nayla Bandeira de Sá

    Naiza Nayla Bandeira de Sá - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ Faculdade de Nutrição

    Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências da Saúde (Universidade de Brasília - UnB). Mestre em Nutrição Humana (UnB). Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Nutrição (UFPA). Colaboradora da Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde. Atua com o tema: Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Epidemiologia da Nutrição, Nutrição em Saúde Pública, Aleitamento materno na primeira hora de vida.

    25/08 - 14h00 SAN na cadeia produtiva do açaí

  • Carolina Vieira Bezerra

    Carolina Vieira Bezerra - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ Faculdade de Nutrição

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFPA. Tem experiência em na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em caracterização de frutas/óleos e gorduras; desenvolvimento de produtos alimentícios (produtos para fins especiais - doença celíaca, alergia proteína do leite, intolerância a lactose), valorização de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais (PANCS). Professora adjunta da Faculdade de Nutrição/UFPa e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPa.

    25/08 - 14h00 SAN na cadeia produtiva do açaí

  • Carlos Alberto Martins Noronha

    Carlos Alberto Martins Noronha - Associação dos Vendedores Artesanal de Açaí de Belém e Região Metropolitana (AVABEL)

    Manipulador Artesanal de Açaí. Formado em Tecnologia Mecânica ETFP. Atuou como Vice Presidente Associação dos Vendedores Artesanal de Açaí de Belém e Região Metropolitana (AVABEL) por 5 anos e atualmente é Presidente da AVABEL a 2 anos.  

    25/08 - 09h00 Abertura

  • Horacio Schneider

    Horacio Schneider - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    Graduou-se em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA em 1974. Concluiu o Mestrado (1976 e Doutorado na UFRGS (1984) sob orientação do Dr. Francisco Mauro Salzano. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Stanford sob orientação do Dr. L. Cavalli-Sforza (1990). Coordenou convênio de cooperação internacional CNPq-Fundação Nacional de Ciências (NSF-USA) com Dr. Morris Goodman da Universidade Estadual de Wayne (WSU-Detroit, Mi, USA). Realizou três visitas a WSU de três, cinco e seis meses, durante o biênio 1992-1993. Foi bolsista do CNPq durante a Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Realizou estágio sênior com bolsa do CNPQ no período de janeiro-julho de 2005 na Universidade de Nebraska (Lincoln, NE, USA). Foi chefe do Departamento de Genética em vários períodos; foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPA no biênio 1985-1987; vice-coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA 1992-1993; coordenador do Campus de Bragança de 1998 a 2000; vice-coordenador do Campus de Bragança e o primeiro Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campos de Braganca-UFPA (2008-2009). Foi também coordenador do Programa Instituto do Milênio do MCT/PADCT/CNPq ? Núcleo de Estudos Costeiros, sediado em Bragança (PA) de 2002 a 2005 e coordenador do convênio de cooperação internacional Brasil x Alemanha, chamado MADAM (2000-2005). Foi membro do conselho da SBPC de 1982 a 1989, tesoureiro da Sociedade Brasileira de Genética de 1988 a 1990, presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (1991-94. presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2000-2002; 2006-2008), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2002-2004). Foi membro da CORPAM, na qualidade de representante dos pesquisadores com notório saber sobre a Amazônia, e representante da comunidade científica Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Foi membro titular do conselho do PRONABIO e suplente do conselho da BIOAMAZÔNIA. Foi membro do comitê assessor do CNPq da área de Genética no período 2003-2006. Foi indicado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia para a vice-presidência da CTNBio em dezembro de 2005. Foi indicado pelo MCTI membro do Comitê Gestor do Programa PROSUL em 2012. Publicou cerca de 120 artigos científicos em revistas de circulação nacional e internacional, oito capítulos de livros e três livros sobre Métodos de Análise Filogenética. Publicou mais de 200 resumos em encontros nacionais, vários em encontros internacionais, participou de quase uma dezena de simpósios nacionais e internacionais, proferiu conferências como convidado na Wayne State University (Detroit, Michigan, EUA); Smithsonian Institute (Washington, EUA), Regional Primate Center da ?Wisconsin University, (Madison, Wi, EUA), University of Texas (Houston), NYCEP (NY) Nebraska, Lincoln. ZMT-Alemanha, entre outros. Sua área de pesquisa principal está ligada à Evolução de Vertebrados em Geral e dos Primatas e Genética de populações animais. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (em 2002); a GRÃ-CRUZ DA Ordem do Mérito Científico Nacional (em 2010). É orientador dos cursos de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular e Biologia Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA), e do de Zoologia do Museu Paraense Emilio Goeldi (UFPA-MPEG), tendo orientado mais de uma dezenas de dissertações e teses. Atualmente orienta quatro teses de Doutorado e três de Mestrado. É sócio titular de várias sociedades científicas brasileiras: Sociedade Brasileira de Genética, SBPC, Sociedade Brasileira de Primatologia, Sociedade Internacional de Primatologia (IPS), Sociedade Latina Americana de Primatologia e Sociedade Americana para o Avanço da Ciência. Atualmente é Bolsista Pesquisador nível 1B do CNPq, Professor Titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA e Vice-Reitor da UFPA (2009-2017).

    25/08 - 09h00 Abertura

  • Hildegardo de Figueiredo Nunes

    Hildegardo de Figueiredo Nunes - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (SEDAP)

    Engenheiro Agrônomo, empossado em 01 de Janeiro de 2015, pelo Governador Simão Jatene para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, novo órgão criado pelo governo, resultado da fusão das Secretarias Estaduais de Agricultura e da Pesca. Assumiu pela terceira vez o comando da política agrícola estadual paraense, a confiança do Governador Jatene perpassa pelo vasto conhecimento e experiência na área e pelo trabalho desenvolvido com eficiência e ética nas duas gestões anteriores à frente da extinta SAGRI. A eficiência e ética também foram constatadas em sua passagem como Presidente do Conselho Deliberativo e da Superintendência do SEBRAE-PA, e como Secretário de Saúde do Município de Ananindeua-PA. Nas vezes em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Agricultura do Pará, priorizou a modernização da gestão, investiu maciçamente na Agricultura Familiar e concomitantemente no Agronegócio. Fonte: SEDAP (PA)

    25/08 - 09h45 Palestra 1: Políticas governamentais para a cadeia produtiva do açaí

  • Marília Amorim - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia

    Diretora da Secretaria Executiva da Política de Incentivos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia(SEDEME).

    25/08 - 15h15 Mesa redonda 2: Fomento da Cadeia Produtiva

  • Sergio Menezes - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia

    Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

    25/08 - 15h15 Mesa redonda 2: Fomento da Cadeia Produtiva

  • Helber Cardoso

    Helber Cardoso - FEA/PPGCTA/CVACBA - UFPA

    Engenheiro de Alimentos, formando pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, também pela Universidade Federal do Pará. Trabalha há 6 anos com matérias primas de origem vegetal, principalmente com o Açaí, nas áreas de controle de qualidade, ciências de alimentos e seguranças alimentar.

    25/08 - 14h00 Tecnologias aplicadas ao açaí

  • Dra. Mayira Sojo-Milano

    Dra. Mayira Sojo-Milano - FUNINVEST/ MS/ Venezuela

    Representante da Fundación Venezolana para la Investigación Multidisciplinaria (FUNINVEST). Assessora da Direção de Control de Vectores, reservorios y Fauna Nociva, Ministério da Saúde da Venezuela.

    26/08 - 08h00 Mesa redonda 4 - Inocuidade do açaí : PAS Açaí, Doenças e Pragas, Selo Açaí Bom

  • Lúcia de Fátima Lourenço - FEA/PPGCTA/CVACBA - UFPA

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1972), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Central de Venezuela (1993) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é prof Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: pescado, filmes biodegradáveis, proteinas miofibrilares e colágeno obtidos de resíduos da indústria de pesca, microbiologia Bolsista DT do CNPq

    25/08 - 10h45 Palestra 2: A cadeia produtiva do açaí no contexto atual

  • Rosinelson da Silva Pena

    Rosinelson da Silva Pena - FEA/PPGCTA/CVACBA - UFPA

    Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1991). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1994). Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000). Professor Titular do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/ITEC/UFPA) (2003-2007). Diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA/ITEC/UFPA) (2008-2012). Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Armazenamento de Alimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: adsorção, isotermas, secagem, resíduo e segurança alimentar.

    25/08 - 14h00 Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí

  • Roberto Alcântara - Secretaria Municipal de Economia (SECON)

    Departamento de apoio a produção da Secretaria Municipal de Economia (SECON)

    25/08 - 14h00 Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí

Programação

Horário Atividade Descrição
25/08
09h00 Auditório ICJ - UFPA Abertura
Horacio Schneider Horacio Schneider
Carlos Alberto Martins Noronha Carlos Alberto Martins Noronha
Autoridades presentes: Sr. Adnan Demachki - Secretário de Estado (SEDEME) Prof. Dr. Alex Fiúza de Melo - Secretário de Estado (SECTET) Sr. Hildegardo de Figueiredo Nunes - Secretário de Estado (SEDAP) Prof. Dr. Horácio Schneider - Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Sr. Carlos Noronha - Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém ( AVABEL) Profa. Dra. Maria Rita de Oliveira - Universidade Estadual Paulista (UNESP - REDE SSAN-UNASUL) Prof. Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza - UFPA - Coordenador do Evento    
09h45 Auditório ICJ - UFPA Palestra 1: Políticas governamentais para a cadeia produtiva do açaí
Alex Bolonha Fiúza de Mello Alex Bolonha Fiúza de Mello
Hildegardo de Figueiredo Nunes Hildegardo de Figueiredo Nunes
Prof. Dr. Alex Fiúza de Melo - Secretário de Estado (SECTET) Sr.Hildegardo de Figueiredo Nunes - Secretário de Estado (SEDAP) Moderador: Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macedo (Diretor do ITEC/UFPA)
10h30 Intervalo Intervalo Coffee Break
10h45 Auditório ICJ - UFPA Palestra 2: A cadeia produtiva do açaí no contexto atual
Herve Louis Ghislain Rogez Herve Louis Ghislain Rogez
Lúcia de Fátima Lourenço
Prof. Dr. Hervé Rogez ( FBIOTEC/PPGBIOTEC/CVACBA - UFPA) Moderadora: Profa. Dra. Lúcia de Fátima Lourenço (FEA/PPGCTA/UFPA) Sessão de perguntas e discussão
10h45 Auditório ICJ - UFPA Palestra 3: O mercado Internacional do Açaí
Damien Binois Damien Binois
Dr. Damien Binois ( CEO da empresa Nossa! Fruits - França) Moderadora: Profa. Dra. Lúcia de Fátima Lourenço (FEA/PPGCTA/UFPA) Sessão de perguntas e discussão  
12h00 Intervalo Intervalo Almoço
14h00 Auditório ITEC Tecnologias aplicadas ao açaí Tecnologias aplicadas ao açaí
14h00 Auditório ICSA O açaí no mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE) Minicurso gratuito
14h00 Auditorio ICED SAN na cadeia produtiva do açaí Minicurso gratuito
14h00 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 1: Melhoramento da produção e da logística da cadeia do açaí
Mario Augusto Gonçalves Jardim
João Tomé de Farias Neto
José Antonio Leite Queiroz
Rosinelson da Silva Pena Rosinelson da Silva Pena
Roberto Alcântara
Dr. Mário Augusto Gonçalves Jardim (Museu Emilio Goeldi - MPEG) Dr. João Tomé de Farias Neto - (EMBRAPA Amazônia Oriental) Dr. José Antônio Leite Queiroz (EMBRAPA Amazônia Oriental) Sr. Roberto Alcântra ( Departamento de Apoio a Produção - SECON) Moderador: Prof. Dr. Rosinelson da Silva Pena (FEA/UFPA) Sessão de perguntas e discussão  
14h00 Salas 1 Tecnologias aplicadas ao açaí
Emmanuelle Virginie Lautié Emmanuelle Virginie Lautié
Helber Cardoso Helber Cardoso
Eng.º de alimentos Helber Samom Cardoso da Costa (Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia - CVACBA) Tecnologo Agroindustrial em alimentos Risaldo Amaral Júnior (Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia - CVACBA) Dr. Jaime Paiva Lopes Aguiar ( Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA)   Moderadora: Profª Drª Emmanuelle Lautié (FBIOTEC/ PPGBIOTEC/UFPA/CVACBA) Dia: 25 e 26/08/2016 Carga horária: 8 horas  
14h00 Sala 3 SAN na cadeia produtiva do açaí
Naiza Nayla Bandeira de Sá Naiza Nayla Bandeira de Sá
Carolina Vieira Bezerra Carolina Vieira Bezerra
Prof ª Drª Naíz Bandeira (FANUT/UFPA) Profª Drª Carolina Vieira (FANUT/UFPA) Profa. Dra. Ruth Irene Martinez Espinosa (UTPL - Equador) Profa. Dra. Derlange Diniz (UECE) Profa. Dra. Dionisia Nagahama (INPA/AM)   Carga horária: 8 horas. Dia: 25 e 26/08/2016
14h00 Sala 2 O açaí no mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE)
Armando Lirio de Souza
Ministrado pleo Prof. Dr Armando Lírio (FACECON/PPGEC/UFPA) no dia 25 e 26/08/2016 Carga horária: 8 horas
15h15 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 2: Fomento da Cadeia Produtiva
Alberto William Viana de Castro Alberto William Viana de Castro
Marília Amorim
Sergio Menezes
Sra. Marília Amorim  - Diretora da Secretaria Executiva da Política de Incentivos (SEDEME) Sr. Sergio Menezes - Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (SEMEDE) Sr. Hidegardo de Figueiredo Nunes - Secretário de Estado (SEDAP) Dra. Maria Lúcia Bahia Lopes (BASA/PA) Sr. Luiz Pazos Moraes  - Chefe do Departamento Regional Norte do BNDES Dr. Alberto William Viana de Castro (EMBRAPA/PA) Moderador: Prof. Dr. Armando Lírio (FACECON/PPGE/UFPA)  
16h45 Intervalo Intervalo Coffee Break
17h00 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 3: Rede SAN-UNASUL
Maria Rita Marques de Oliveira Maria Rita Marques de Oliveira
Ruth Irene Martinez Espinosa
Dionísia Nagahama Dionísia Nagahama
Derlange Belizário Diniz Derlange Belizário Diniz
Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira (UNESP) Profa. Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza (FEA/FEA/PPGCTA/UFPA) Profa. Dra. Ruth Irene Martinez Espinosa (UTPL - Equador) Prof. Dr. Francisco (Representante do COMSEANS) Profa. Dra. Dionisia Nagahama (INPA/MA) Profa. Dra. Derlange Diniz (UECE) Moderador: Profa. Dra. Carolina Vieira (FANUT/UFPA) Sessão de perguntas e discussão  
26/08
08h00 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 4 - Inocuidade do açaí : PAS Açaí, Doenças e Pragas, Selo Açaí Bom
Telma Fatima Vieira Batista Telma Fatima Vieira Batista
Elenild de Góes Costa Elenild de Góes Costa
Dra. Mayira Sojo-Milano Dra. Mayira Sojo-Milano
Dra. Doriléa de Sena Pantoja Sales (DCQA/DVS/ANVISA) Nutricionista Camila Miranda (SESMA/PA) Profa. Dra. Telma Fátima Vieira Batista (ICA/UFRA) Dra. Elenild Góes (SESPA) Dra. Mayira Sojo Milano (MS - Venezuela) Moderadora: Profa. Dra. Consuelo Lúcia Sousa de Lima (FEA/PPGCTA/UFPA) Sessão de perguntas e discussão
09h45 Intervalo Intervalo Coffee Break
10h00 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 5 - Métodos de Avaliação da Qualidade do Açaí
Jesus Nazareno Silva de Souza Jesus Nazareno Silva de Souza
Flávio Luís Schmidt Flávio Luís Schmidt
Prof. Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza (FEA/PPGCTA/UFPA/CVACBA) Prof. Dr. Flávio Schmidt (FEA/UNICAMP) Sra. Nailda Gomes Pantoja (LACEN/SESPA) Engº.Agronomo Francisco Rodrigues Nogueira - Fiscal Federal Agropecuário (SFA-PA/MAPA) Moderador: Prof. Dr. Renan Cristé (FEA/PPGCTA/UFPA) Sessão de perguntas e discussão  
11h15 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 6: Proposições de Legislação, Normatização e Certificações para Produtos de Açaí Engº. Agronomo Francisco Rodrigues Nogueira - Fisccal Federal Agropecuário (SFA-PA/MAPA) Engº. Agronomo José Severino Silva - Gerente de Inspeçao de Produtos de Origem Vegetal (ADEPARA/GIPOV) Sr. Pericles Diniz Ferreira de Carvalho (UNAB - SEBRAE) Sr. Damien Binois (CEO da empresa Nossa! Fruits - França) Moderador: Profa. Dra. Derlange Diniz (UECE)
12h15 Intervalo Intervalo Almoço
14h00 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 7: Inovações tecnológicas Aplicadas ao Açaí
Virgínia Martins da Matta Virgínia Martins da Matta
Rafaella de Andrade Mattietto Rafaella de Andrade Mattietto
Fábio Gomes Moura Fábio Gomes Moura
Dra. Virginia da Mata (Embrapa - RJ) Profa. Dra. Rafaela Matietto (Embrapa - PA) Prof. Dr. Fabio Moura (FBIOTEC/PPGBIOTEC/UFPA/CVACBA) Miguel Hauat ( Diretor Empresa SAMBAZON - AP) Moderador: Prof. Dr. Jaime Aguiar (INPA) Sessão de perguntas e discussão.  
15h15 Auditório ICJ - UFPA Casos de sucesso com açaí Representante da PALAMAZ Representante SAMBAZON - Maurício Navega Representante AVABEL (Batedor) - Heron Amaral Moderador: Prof. Dr. Hervé Rogez
15h15 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 8: Casos de Sucesso com Açaí
Heron Amaral Rocha Heron Amaral Rocha
Engº. Francisco de Jesus C. Ferreira (PALAMAZ - Produtos Alimenticios da Amazônia) Sr. Bento José Monteiro Tavares (APAMPP) Sr.Heron Amaral (Batedor de açaí - AVABEL) Moderador: Prof. Dr. Hervé Rogez (FBIOTEC/PPGBIOTEC/UFPA/CVACBA) Sessão de perguntas e discussão
16h00 Auditório ICJ - UFPA Intervalo Coffee Break
16h15 Auditório ICJ - UFPA Mesa redonda 9: Nichos de Mercado para o Açaí e derivados.
Miguel Hauat
Rafael Ferreira da Silva Rafael Ferreira da Silva
Sr. Rafael Ferreira ( Grupo Petruz Fruit) Miguel Hauat ( Diretor Empresa SAMBAZON - AP) Dr. Damien Binois ( CEO da empresa Nossa! Fruits - França)   Moderador: Dr. Alfredo Kingo Oyama Homma (EMBRAPA - PA) Sessão de perguntas e discussão.      
17h30 Auditório ICJ - UFPA Elaboração de carta de intenções para a cadeia do Açaí: Avaliação do Simpósio Relatora: Profa. Dra. Vanessa Botelho Furtado  Msc. Cintia Vieira Arão da Silva Moderadora: Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira
18h00 Auditório ICJ - UFPA Encerramento Encerramento
27/08
08h00 Externo Visitas técnicas Visitas em produtor da Ilha de Arapiranga (Barcarena) Visitas em Indústrias de Açaí ( na empresa Palamaz e no Grupo Petruz)

Inscrições

Organizador

  • Faculdade de Engenharia de Alimentos
    Comitê Executivo Jesus Nazareno Sousa – Presidente Consuelo Lucia Sousa de Lima – Membro Eder Augusto Furtado Araujo – Membro Vanessa Albres Botelho – Membro Apoio Técnico Izabella Athaide Caroline Santos Hadriane Pombo
    Entre em contato