Encontros, relações e saberes compartilhados com a natureza na primeira infância: A pedagogia orgânica com a água, a terra, o fogo e o ar
Encontros, relações e saberes compartilhados com a natureza na primeira infância: A pedagogia orgânica com a água, a terra, o fogo e o ar
Angélica Mayra Santos Santana
Rozana Machado Bandeira de Melo
Jaqueline Rodrigues Araújo
Pretende-se socializar, as vivências das crianças na educação infantil nos encontros, nas relações e nos saberes compartilhados com a natureza na primeira infância. Parte-se do acervo da documentação pedagógica construída por duas educadoras de infância e a gestora pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió.Desta forma, pensar esse movimento de propor o brincar com os elementos da natureza engloba ações específicas de deslocamento para áreas externas e expande os movimentos do corpo e do brincar. Durante os percursos, as crianças apropriam-se dos elementos que encontram pelo caminho e cabe aos adultos mediar esse caminhar com segurança, pois as crianças podem criar propriedade corporal para os deslocamentos futuros.
RECOMENDAÇÃO:
A equipe do Centro de Educação Infantil pede doação de mudas de plantas. Não é obrigatório.